Seminário

Inference for nonlinear state-space models of animal population dynamics given biased sequential life stage data in a case study context

Transmissão através de Videoconferência

Speaker: Ken Newman (Biomathematics & Statistics Scotland and School of Mathematics, University of Edinburgh).

Abstract: State-space models (SSMs) are a popular tool for modeling animal abundances. Inference difficulties for simple linear SSMs are well known, particularly in relation to simultaneous estimation of process and observation variances. Here we identify improvements for inference about nonlinear stage-structured SSMs fit with biased sequential life stage data using both theoretical and simulation-based assessments. The model is applied to modelling the life cycle of an endangered fish, Delta Smelt, which has been the focus of much political and legal controversy. This talk includes the historical and political background that motivated the statistical work and discusses the centrality of statistical methodology to guiding and justifying management actions aimed at protecting the fish.

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística de Ciências ULisboa.

Zoom |  ID: 842 3882 6303

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / CEMAT-Ciências - Centro de Matemática Computacional e Estocástica
Banner do evento

O Pavilhão do Conhecimento despede-se da exposição temporária "Água - Uma Exposição sem Filtro" com uma Festa da Água, em homenagem àquele que é o bem mais precioso do planeta. A iniciativa conta com a participação de Rosário Carvalho (Ciências ULisboa / Instituto Dom Luiz).

Logótipo do projeto e informações sobre o evento

The main objective is to present achievements and actively discuss, within an interdisciplinary context, the topic of water from a historical-scientific and historical-technological perspective.

Oceano

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - organiza, nos dias 26 e 27 de setembro 2022, em Lisboa, o Fórum Oceano: Atlântico, um bem comum, visões partilhadas franco-portuguesas, destinado ao grande público.

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Banner do evento

Reasoning Seminar, por Norbert Gratzl (Munich Center for Mathematical Philosophy, Ludwig-Maximilian University Munich).

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.