O novo Pacote Europeu para a Energia. Suas implicações para Portugal

José Medeiros Pinto
Secretário geral da APREN, Associação de Energias Renováveis
jose.medeirospinto@apren.pt

A Comissão Europeia apresentou em novembro de 2016 a sua proposta de medidas na área da energia para o horizonte 2020-2030 com o objetivo de manter a Europa “numa posição de liderança nas energias limpas”. O Parlamento Europeu, numa primeira fase até julho de 2017, irá manifestar a sua posição de maior ou menor concordância com a proposta, a que se seguirá a opinião do Conselho Europeu. A redação final do pacote deverá estar finalizado até ao final de 2018.

O conjunto de orientações estratégicas nele expressas é de grande importância para Portugal por duas principais razões: por ser um País com uma elevada dependência energética externa de origem fóssil e, por outro lado, possuir um conjunto muito interessante de energias renováveis endógenas que possibilitam uma posição de liderança e que têm consagrado o reconhecimento mundial do País nesta matéria.

Neste Seminário serão analisadas as medidas que poderão afetar de forma decisiva a dinâmica económica de Portugal no setor da eletricidade, ao mesmo tempo que serão identificadas algumas das nossas propostas e sugestões de melhoria, tendo presente a especificidade do mercado Português.

Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia

Encontro internacional sobre a conservação da Águia-imperial e outras grandes águias e abutres, visando a divulgação dos resultados obtidos no âmbito do LIFE Imperial e a troca de conhecimentos e de experiências internacionais, relativas às diversas espécies, e que pe

Daniel Salvador Lourenço defende a dissertação "Desenvolvimento Solução Microsoft para Instituição Financeira".

Eveline Pereira Almeida defende a dissertação "Utilização de dados geofísicos para identificação de estruturas arqueológicas e manchas de empréstimo de areia em meio marinho: aquisição, processamento e interpretação de dados magnéticos e de sísmica de reflexão

Imagem de um sinal representativo da intersecção entre a Ciência e a Política, sobre um fundo cinzento claro

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), organiza o curso livre “Ciência e Decisão Política em Portugal”, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.

Speaker: Pedro Nascimento Alves (Department of Neurosciences and Mental Health, Neurology, Hospital de Santa Maria, CHULN, and Language Research Laboratory, Faculty of Medicine, Universidade de Lisboa).

André Filipe Teixeira Taborda defende a dissertação "Development of novel bacterial enzymes for medical diagnosis through directed evolution".

João Samuel Sebastião Silveira Ramos defende a dissertação "Coprocessamento de dados litogeoquímicos e pedogeoquímicos no sector da mina de Argozelo; modelação 2D e 3D e delimitação de domínios anómalos".

Júri:

Com Fateme Banishoeib, consultora e mentora de startups e que cruza no seu percurso áreas tão distintas como as da química, comunicação, poesia e arte.

João David Ferreira de Castro Albuquerque defende a dissertação "Classification methods applied to familial hypercholesterolemia diagnosis in pediatric age".

Maria Inês Andrade Elias defende a dissertação "Avaliação da Segurança Alimentar de framboesas irradiadas por feixe de eletrões".

Teresa Sofia Ferreira Alexandre defende a dissertação "Iteractions of marine protected species with artisanal fisheries in the Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) and adjacent classified areas (SPAs AND SACs)".

Henrique Martins Espada Niza defende a dissertação "African Marine Invertebrate Data Analysis and Imaging: a Dataset and Digital Platform for Research, Education and Outreach".

Júri das provas:

Leonor Fernanda Venceslau Azeredo Pontes defende a dissertação "Biodiversity informatics - Entomological data processing, analysis and visualization".

Júri das provas:

Por Michael I. Goldstein, PhD (Mike) - US Forest Service, Juneau, Alaska.
Videoconferência

Por Stephan Klaus (M. F. I. Oberwolfach).

Luis Henrique Cotrim Frois defende a dissertação "The Madeira tip-jet and variability of extratropical water vapor pumping in the Atlantic basin".

Membros do Júri:

Joana Guedes de Jesus defende a dissertação "Study of Bacteria involved in Acacia longifolia nodulation:influence of fire on symbiosis establishment".

Título, data e hora do evento, sobre um fundo branco

O exercício nacional de preparação para o risco sísmico A TERRA TREME realiza-se na próxima sexta-feira, dia 15 de novembro às 11h15.

Sílvia Alexandra dos Santos Cardoso defende a dissertação "Métodos fotométricos em cuvete para determinação de azoto e fósforo total nos efluentes da Caima - Validação e Controlo de Qualidade".

Membros do Júri:

Marco Alexandre Morgado Frade Ferreira defende a dissertação "European catfish (Silurus glanis) movements and diet ecology in a newly established population in the Tagus drainage".

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

On November 15 2019, Prof.

Fotografia de mamífero marinho

A iniciativa pretende juntar num mesmo local a comunidade científica e empresarial que trabalha, trabalhou e pretende trabalhar em mamíferos marinhos em Portugal.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades participantes)

Oito investigadores conversam no CCB sobre como se projeta no futuro a caminhada lunar iniciada há 50 anos.

Mariana Galhardas Pina defende a dissertação "Automatic Detection of Anomalous User Access Patterns to Sensitive Data".