José Medeiros Pinto
Secretário geral da APREN, Associação de Energias Renováveis
jose.medeirospinto@apren.pt
A Comissão Europeia apresentou em novembro de 2016 a sua proposta de medidas na área da energia para o horizonte 2020-2030 com o objetivo de manter a Europa “numa posição de liderança nas energias limpas”. O Parlamento Europeu, numa primeira fase até julho de 2017, irá manifestar a sua posição de maior ou menor concordância com a proposta, a que se seguirá a opinião do Conselho Europeu. A redação final do pacote deverá estar finalizado até ao final de 2018.
O conjunto de orientações estratégicas nele expressas é de grande importância para Portugal por duas principais razões: por ser um País com uma elevada dependência energética externa de origem fóssil e, por outro lado, possuir um conjunto muito interessante de energias renováveis endógenas que possibilitam uma posição de liderança e que têm consagrado o reconhecimento mundial do País nesta matéria.
Neste Seminário serão analisadas as medidas que poderão afetar de forma decisiva a dinâmica económica de Portugal no setor da eletricidade, ao mesmo tempo que serão identificadas algumas das nossas propostas e sugestões de melhoria, tendo presente a especificidade do mercado Português.