Seminário de Análise e Equações Diferenciais

Conservation laws on moving surfaces

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por Dietmar Kröner (Albert-Ludwig-Universität Freiburg).

Abstract: We consider conservation laws on moving hypersurfaces. In this work the velocity of the surface is prescribed. But one may think of the velocity to be given by PDEs in the bulk phase. The main results are existence and uniqueness for a scalar conservation laws on the moving surface. This is done via a parabolic regularization of the hyperbolic PDE. We then prove suitable estimates for the solution of the regularized PDE, that are independent of the regularization parameter. In order to characterize the limit if the regularization parameter tends to zero we introduce the concept of an entropy solution for a scalar conservation law on a moving hypersurface. We also present some numerical experiments. As in the Euclidean case we expect discontinuous solutions, in particular shocks. It turns out that in addition to the "Euclidean shocks" geometrically induced shocks may appear.

This is a joint work together with G. Dziuk and T. Mueller.

CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Curso de 4 módulos, com os seguintes temas:

Speaker: Artem Ryabov, Charles University, Faculty of Mathematics and Physics, Department of Macromolecular Physics

Abril, vozes mil - cantar a liberdade

O Concerto do Coro da Universidade de Lisboa alusivo ao 25 de abril, conta com música de Lopes-Graça, Zeca Afonso, Carrapatoso e Herrero.

Entrada livre.

Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Pr

Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência.

O congresso conta com a participação de Jorge Relvas (Ciências ULisboa).

Por Alessandro Zilio (LJLL - Paris Diderot / University of Paris).

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "O movimento da oitava esfera"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Petra Alexandra Morbey Ferro Gaspar Pacheco defende a dissertação "Técnicas de Álgebra Multilinear na Resolução de Problemas de Teoria Aditiva".

A sessão, no âmbito da iniciativa VEHITS 2019 - 5th International Conference on Vehicle Technology and Intelligent Transport Systems a decorrer de 03 a 05 de maio de 2019, conta com a participação dos docentes de Ciências ULisboa Carla Silva (chair

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e os coordenadores do Projeto Europeu ABLE, em parceria com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Butterfly Conservation Europe e o Município de Almada, convidam todos os interessados a particip

O ISIC é uma organização sem fins lucrativos e representa o ISIC, o Cartão Internacional de Estudante - patrocinado pela UNESCO, apoiado pelo Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e diversos ministérios da educação e organiza

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 08 de maio de 2019.

As provas, requeridas por Francisco André de Campos Pereira Dionísio, decorrem nos dias 13 e 14 de maio de 2019.

No dia 14 de maio, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Pathogens and parasites as effective biological weapons".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento de 30 de março a 15 de maio de 2019.

Imagem e Identidade em Ciências

A criação e comunicação de uma identidade visual é um fator crucial para quem tenha projetos de base científica ou para quem esteja a dar os primeiros passos com uma startup nestas áreas.

Gisela Vitória Cheoo defende a dissertação "Estimation of bowhead whale (Balaena mysticetus) population density using spatially explicit capture-recapture(SECR) methods".

Candidaturas ao Programa Almeida Garrett

Candidaturas até 17 de maio de 2019 (mobilidade no 1.º semestre) e até 18 de outubro de 2019 (mobilidade no 2.º semestre).