Ciclo de entrevistas

Conversas finitas no C-infinito

Transmissão através de Videoconferência

O ciclo de entrevistas Conversas finitas no C-infinito vai permitir conhecer melhor os docentes do Departamento de Matemática de Ciências ULisboa.

Nesta sessão online, Fernando Ferreira entrevista Jean-Claude Zambrini.

Jean-Claude Zambrini entrou na Universidade de Genève em Ciências Humanas, após obter um diploma de Engenheiro. No ano seguinte decidiu inscrever-se também na Faculdade de Ciências, em Física Teórica. Tendo compreendido que precisava de muito mais Matemática, foi simultaneamente aluno do Departamento de Matemática. Obtidos os três diplomas, hesitou muito entre um doutoramento em Filosofia e um doutoramento em Física Teórica, tendo as suas limitações linguísticas sugerido a segunda opção. Ainda assim, publicou um livro de Epistemologia das Ciências Sociais. Depois do doutoramento teve oportunidade de fazer um pós-doutoramento no Departamento de Matemática da Universidade de Princeton, que foi uma experiência fantástica. A partir daí, nunca mais saiu de departamentos de Matemática (UK, Suécia e FCUL), embora não tenha desistido completamente de outras áreas, tendo sido recentemente, por exemplo, membro do júri de um doutoramento em Epistemologia numa universidade francesa. O que o CV de Jean-Claude Zambrini não diz é que o seu primeiro emprego remunerado foi num jornal satírico de Genève e que, apesar de viver em Portugal, ter um apelido italiano e ser de língua materna francesa, a sua bagagem genética é suíça (alemã) e irlandesa.

Cartaz do evento

Clube de Matemática C-infinito

Fauna e flora, investigação e educação, pela lente de cientistas e jovens biólogos.

Um convite à descoberta da vida na Serra de Grândola.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Inscrição (taxa reduzida) até 20 de março.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.