Ações de Formação em Geologia 2017

Minerais ao Microscópio: Propriedades e Identificação

FCUL, Lisboa
GeoFCUL

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Candidaturas online: 24 de julho a 08 de setembro de 2017

Responsável: Prof.ª Doutora Isabel Costa
Matrículas: 12 a 27 de setembro de 2017
Formação: 03 de outubro a 07 de novembro de 2017 (3.ª e 4.ª feira, das 17h30 às 20h00)
Valor da propina: 50€ Seguro: 3€

A ação está acreditada pelo CCPFC (25h, 1 crédito). O valor da propina das ações de formação propostas pelo GeoFCUL (50€ a 100€) resulta da estimativa dos encargos indiretos e dos custos diretos, nomeadamente a aquisição de consumíveis.

Departamento de Geologia

Maria Alexandra Soares Gomes Cardoso de Oliveira apresenta a tese "Boulder deposits related to extreme marine events in the western coast of Portugal".

O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 - “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” - conta com um orçamento 2.000 M€ para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2018 e 2020.

A cerimónia contará com as contribuições de José Artur Martinho Simões, Diretor da Faculdade de Ciências, Professora Maria Isabel Fraga Alves e Professor Luís Correia, bem como dos homenageados, Professora Ivette Gomes e Professor Helder Coelho.

Sessão de abertura do ano letivo 2017/2018 do PD-FCTASna qual será feita a apresentação das disciplinas e dos seminários pela coordenação do Programa e pelos docentes responsáveis

Mónica Sofia Afonso Ribeiro apresenta a tese "Headland Sediment Bypassing Processes".

André Filipe Sobreira Garrido apresenta a dissertação "Estudo de vulnerabilidades da plataforma re:dy".

Por Slobodan Žumer (University of Ljubljana and Jozef Stefan Institute, Slovenia).

Por Jorge Buescu (Departamento de Matemática, FCUL).

Ivo Ricardo Guerreiro Vacas apresenta a dissertação "Geração Automática de Conhecimento para SDI extraído de OSINTs".

Por Bernold Fiedler (Institute of Mathematics - Free University of Berlin).

Raimundo Henrique da Silva Chipongue apresenta a dissertação "Indicadores de segurança em plataformas de monitorização".

As provas, requeridas por Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte, decorrem nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

Por Emílio Franco (Universidade do Porto).

Por António Klein (Laboratory of Coastal Oceanography, CEO/CFM, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC, Brazil).

Por Julie Pullen (Stevens Institute of Technology).

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Participe num conjunto de conversas informais onde a ciência do dia-a-dia preencherá os espaços da Mina de Ciência.

João Paulo Martins Teixeira Alves apresenta a dissertação "Threat Intelligence: Using Osint and Metrics to Enhance Siem Capabilities".

A sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2017, com um programa cheio de atividades.

Excecionalmente, o Planetário abrirá as portas às 19h45.

Candidaturas online até 30 de setembro de 2017.

Um workshop altamente interativo e participativo, que convida os participantes (empresários, técnicos, docentes, investigadores, coordenadores, formadores, coaches, entre outros) a se envolverem em conversas sobre a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáv

Por Sahotra Sarkar (University of Texas at Austin, USA Presidency University, Kolkata, India).