INTERSELF workshop

Interactive Realities: Bridging Complex Systems in Artificial and Natural Environments

Anfiteatro da FCiências.ID (com transmissão via Zoom)
Composição de imagens representativas da interação Homem-máquina

This workshop brings together world-leading scholars and junior researchers from philosophy, neuroscience, psychology, robotics, and computational neuroscience to address the following (non-exhaustive) key questions:

• What is ‘Reality’ and what is ‘Virtual Reality’?
  • What do we gain and what do we lose by using virtual realities technologies?
  • What is the relationship between virtual and ‘real’ realities and the human sense of self and embodiment?
  • What is the relationship between embodied narratives and social interactions in virtual and real environments?
  • What is the impact of interacting with artificial intelligence-based technologies on human mental and social lives?
  • What is the role of art and virtual reality technologies in shaping neuroplasticity while enhancing body-mind wellbeing?
  • What is the role of virtual reality technologies in facilitating embodied language learning and social communication in socially impaired populations?

Speakers:

• Shaun Gallagher, University of Memphis
  • Ping Andrew Li, Hong Kong Polytechnic University
  • Sofia Teixeira, Ciências ULisboa/LASIGE
  • Anna Ciaunica, CFCUL/GI2
  • Tania Alexandra Couto, CFCUL/GI2
  • Jesper Rovig, Ciências ULisboa

Organization:

• INTERSELF project, CFCUL

Registration:

• Attendance in person is free of charge, however registration is mandatory because of limited places. To register please send an email to interactive.realities.workshop@gmail.com with the subject heading “Registration ‘Interactive Realities’ Workshop 2023” and state your name and affiliation
  • The event will be also online live streamed and open to all. The Zoom link will be sent to the registered attendees closer to the day of the workshop
  • The deadline for the registration is March, 02 2023

Website:

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Geometry and Physics Seminar, por Sean Lawton (George Mason Univ.).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!