TEDxPeniche

Contrastes: tudo faz parte de algo

Clube Recreativo Penichense
TEDxPeniche

A vida é feita de contrastes. Há as coisas que vemos e as coisas que não vemos. Há as coisas que sabemos, as coisas que sabemos que não sabemos e as coisas que não sabemos que não sabemos. Há as coisas que não compreendemos e as que sim, e é com estas que nos importamos. Vamos compreender mais. Vamo-nos importar mais.

No dia 2 de novembro, na segunda edição do TEDxPeniche, vamos partilhar um momento único de histórias e conversas importantes que queremos que contribuam para a melhor compreensão do mundo que nos rodeia e inspirem a busca incessante por mais aprendizagens.

A investigadora Diana Prata participa nesta edição levando ao palco:

Julgamo-nos uns aos outros com base nas nossa ações desde que somos animais sociais. Competimos e cooperamos por abrigo, por acasalamento, para providenciar pelos filhos; e pelos sistemas legais, políticos e financeiros que constroem as nossas civilizações. Continuamos a julgar os outros com base em se os seus traços de personalidade são bons ou maus. Somos atraídos pelos méritos das pessoas mas depois ficamos desapontados com os seus defeitos. Mas será que eles não co-existem inevitavelmente? E o contexto interessa? Qual é a probabilidade de emprestares dinheiro a um estranho ou mudares de equipa de futebol que apoias? E tem isto alguma coisa a ver com uma molécula a circular no teu cérebro?

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Dorian Gieseler Greenbaum (University of Wales Trinity St David).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Universidade de Lisboa

Nesta feira, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a ULisboa, ouvir e interagir com oradores que fazem parte da nossa Universidade e esclarecer todas as suas dúvidas sobre como vir estudar para Portugal.

We are living through a new phase in human development where much of everyday life – at least in the most technologically developed parts of the world – has come to depend upon our interaction with “smart” artefacts.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.