Academia das Ciências de Lisboa

Sessão da Classe de Ciências

Sala das Sessões da Academia de Ciências - Lisboa

Celebração prospetiva das Ciências Matemáticas em Portugal 50 anos após o 25 de abril

Na sequência das duas jornadas de celebração prospetiva realizadas nos dias 2 e 9 de maio de 2024 na Academia das Ciências, com o objetivo de analisar e discutir a evolução das Ciências Matemáticas e das suas áreas afins, tendo em conta o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, propondo perspetivas sobre a sua evolução futura, a Classe de Ciências organizou uma Sessão Extraordinária com o seguinte

Programa:

15:00 | José Francisco Rodrigues — Breve enquadramento histórico sobre a evolução da investigação nas Ciências Matemáticas em Portugal, desde a criação do Centro de Estudos de Matemática de Lisboa, pelo IAC em 1940, com a existência de um Instituto de Física e Matemática em 25 de abril de 1974, até à situação atual.

15:15 | Irene Fonseca — Uma breve referência aos desafios de hoje à Matemática, na perspetiva de quem dirige o “Center for Nonlinear Analysis”, da Carnegie Mellon University, e de quem tem a larga experiência de avaliadora e conselheira do Centros de Matemática portugueses.

15:30 | Luís Oliveira e Silva — A permanente interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática que continua a impulsionar o desenvolvimento das duas disciplinas e alguns aspetos e desafios que a investigação científica hoje apresenta.

15:45 | Mário Figueiredo — As interações entre as Ciências Matemáticas e as Ciências de Informação num futuro digital inundado de dados e de algoritmos fundamentais à Inteligência Artificial e à Aprendizagem Automática.

16:00 | Jorge Milhazes de Freitas — O futuro das Ciências Matemáticas em Portugal, o papel do Centros de Matemática e os desafios do Centro Internacional de Matemática, como catalisador de um novo salto qualitativo.

16:15 | Perguntas e debate

15h00-17h00

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.