Young Creators 2018 - módulo de BioHacking

Mercado do Forno do Tijolo, Lisboa
Young Creators 2018 - módulo de BioHacking

Módulo de BioHacking no âmbito do evento Young Creators, ministrado pelos Bugworkers (laboratórios de suporte do Tec Labs) - inscrições disponíveis aqui.

Sobre o evento: No módulo de BioHacking iremos trabalhar em diferentes áreas: Biotecnologia, Ambiente, Biodesign e Bioarte. Como no ano passado, iremos realizar experiências onde poderemos aprender o mundo de possibilidades oferecidas quando se junta a biologia ao espírito maker existente em ambientes Fablab - onde a troca de experiências e a acessibilidade fácil às ferramentas é uma norma. Iremos aprender a criar máquinas e utensílios para usar nas nossas atividades, assim como novos materiais e experiências (acessíveis futuramente no FabLab Lisboa).

O Young Creators 2018 é um programa de formação em tecnologias emergentes, destinado a participantes a partir dos 15 anos, onde a criatividade e a inspiração nascem da ligação entre ciência, tecnologia, engenharia e arte.

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, propõe-se uma abordagem hands-on, recurso a ferramentas de inovação open source e a metodologias de Do It Yourself. De 2 a 6 de abril de 2018, as cerca de 8 dezenas de participantes criam e executam projetos interdisciplinares desenvolvendo o pensamento crítico e criativo.

Os módulos são orientados por formadores selecionados pelo seu trabalho nas áreas da fabricação digital, ciências, eletrónica, programação e materiais.

Por Marco Caroccia (Scuola Normale Superiore & Università di Firenze).

Imagem ilustrativa do evento (mapa antigo)

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Tiago Miguel Baeta Luís defende a dissertação "Papel da Glicoproteína G do Vírus da Raiva na Indução de Apoptose".

Por Daniel Galaviz (FCUL/LIP).

Por Benoît Merlet (Laboratoire Paul Painlevé, Université de Lille).

Gonçalo Pimenta Pedro Palmeirim defende a dissertação "The Parental effect in the immune system".

Membros do Júri:

Tânia Filipa Rodrigues Cordeiro defende a dissertação "Identificação de substâncias dopantes em fluidos biológicos de atletas por LC-MS: definição de critérios de identificação e avaliação da incerteza do exame".

Com Dieter Mersch (ZHdK, Suiça), Hanns Holger Rutz (KUG/IEM, Austria) e Miguel Marques Cardoso.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Por Tom Sutherland (Grupo de Física Matemática).

Imagem ilustrativa do Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Provas de Doutoramento - Tiago Bruno Borges Rodrigues Mesquita Carvalho.

Tema da tese e alvo de discussão oral: “A medida e as coisas. Virtudes, responsabilidade e tecnologia”.

Júri:

Vasco Freire Serra defende a dissertação "Pesquisa e Navegação de Filmes e Músicas com Base em Citações e Letras no AS Music By".

André Abrantes da Costa defende a dissertação "Computational and validation approaches in proteomics discovery of disease biomarkers".

Júri das provas:

Rodrigo Daniel Garrilha Santos defende a dissertação "Construction of machine learning models to predict pharmacology properties of molecules".

Júri das provas:

Frase "O que existe no meu mundo?" sobre um fundo azul e amarelo

Em 2019 celebram-se os 150 anos da Tabela Periódica, pelo que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou este ano como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da palavra "AmeriChristmas" sobre um fundo encarrnado

O concerto conta com a presença da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco lançaram em 2015 o consórcio MARE STARTUP destinado a promover o empreendedorismo e inovação empresarial no Mar,

Por Ederson Moreira dos Santos (Universidade de São Paulo - São Carlos - Brazil).

Anabela Barreiro Gomes Vilares Bendada Esteves defende a tese "Genetic study of Toxoplasma gondii strains isolated from humans and animals".

Isabel José Capelo Ferreira Nobre defende a dissertação "Formações e classes de Fitting".

Miguel Ângelo Teixeira Queirós defende a dissertação "Pneumococcal adaptation: from colonization to disease".

Diogo Domingues Ferreira defende a dissertação "Avaliação e otimização da incerteza de constantes cinéticas de fotodegradação determinadas pelo Método de Monte Carlo".

Membros do Júri:

Cristiana Costa de Almeida defende a dissertação "Previsão de Séries Temporais Financeiras: Uma Abordagem com Long Short-term Memory Deep Neural Networks".