Conferência Cosmoverse@Lisbon - palestras públicas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Títulos das palestras e data

Quais os ingredientes necessários para cozinharmos um Universo como o conhecemos? Será que a enorme quantidade de dados obtida diariamente em astronomia vai levar a uma revolução nas atuais teorias da Física?

Serão estes os temas das duas palestras públicas da conferência Cosmoverse@Lisbon, a primeira conferência anual de uma série de conferências que visam estabelecer uma sinergia entre diferentes áreas de investigação em cosmologia e promover uma rede interdisciplinar para enfrentar as crescentes tensões entre as teorias da Física e os dados observacionais.

Receita cósmica: como preparar um Universo em expansão, por Elsa Teixeira (School of Mathematics and Statistics of the University of Sheffield) e antiga aluna de Ciências ULisboa.

Are we approaching a revolution in physics?, por Emmanuel N. Saridakis (National Observatory of Athens).

Entrada Gratuita.

18h30-19h30

CELab PhD Seminar, por Earl K. Miller (The Picower Institute for Learning and Memory and Department of Brain and Cognitive Sciences, MIT).

Lançamento de Catálogo de Exposição.

5.º Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Vanesa Triviño (Universidad Complutense de Madrid).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por José Luís Martins (Departamento de Física, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Carla Rego (investigadora do cE3c) participa no debate que decorre após a apresentação de imagens captadas em Portugal.

Logótipo do projeto

A 19.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2023/2024 - inscrições até 30 de setembro.

Título/data do evento e representação do planeta Terra e de um satelite

Estudantes do secundário juntam-se no Pavilhão do Conhecimento para responder a cenário de catástrofe.

Título do evento e representação de dois peixes

Este curso intensivo, com duração de uma semana (36 horas) e inscrições até 04 de outubro, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses.

Logótipo do prémio, sobre um fundo branco

As candidaturas à 20.ª edição decorrem até 10 de outubro.

Título/data do evento e logótipos das entidades organizadoras

HiTech/S3E Start team is on a Portuguese roadshow to explain what the program is. If you are a researcher or a technology transfer officer, join us.

Título/prazo da iniciativa e logótipo do Ciências Research and Innovation Day

Participe até 10 de outubro / Submit you application until 10 October.

Título/data do evento/orador e fotografias de alguns parques nacionais norte-americanos

Conferência no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Ryan Kerrigan (Ph.D., P.G., Associate Professor, Department of Energy & Earth Resources, University of Pittsburgh at Johnstown).

Título/data do evento e fotografia do orador

Temos o prazer de receber no Tec Labs Miguel Pinho da Seedcamp, um fundo de investimento, no âmbito do novo evento de networking do Tec Labs denominado Meet the Investor.

Ilustração de peixe, por Pedro Salgado

Por Pedro Salgado (Biólogo, Ilustrador Científico. Professor Especialista - ilustração).

Workshop no âmbito do projeto EVORISE, por Susana Monsó (UNED, Madrid) e Paco Calvo (Universidad de Murcia).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do Seminário Nacional de História da Matemática.

Join us on 24 October 2023 for the 5th edition of Ciências Research & Innovation Day! A public showcase of the best science made in this centenary institution.

Título/data do evento e fotografia de parque eólico

Um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

EAP-II tem como objetivo fomentar um espaço de partilha de conhecimento entre a comunidade científica e não-científica, de uma forma simples e acessível para todos.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Título, local e data do evento, acompanhados da representação de um cavalo-marinho e das típicas chaminés algarvias

A conservação da biodiversidade em Portugal deve sair do papel e rumar a ações que promovam, no território, o normal funcionamento dos ecossistemas, para garantir o desenvolvimento sustentável, do ponto de vista ecológico e ser aceite do ponto de vista social. Urge integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos de forma a que estes possam responder oportuna e corretamente, quando chamados a intervir.

Fotografia de investigadores em contexto laboratorial

Novo prazo de candidatura: 01 a 30 de novembro de 2023.