Plasticidade - uma História dos Plásticos em Portugal

Museu de Leiria
Logótipo do evento, acompanhado de informações relacionadas com a exposição (data, local, horário, entidades envolvidas, contactos)

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos.

Os plásticos estão na constituição das embalagens, dos têxteis, dos materiais de construção, dos móveis, das tintas, dos automóveis, dos computadores, do equipamento médico, e da maior parte dos objetos de uso pessoal. Substituem até partes do corpo. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

A exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal aborda desde a importância histórica deste material às repercussões científicas, sociais, artísticas, económicas, tecnológicas e ambientais do seu uso na sociedade contemporânea. Os conteúdos da exposição decorrem de um vasto processo colaborativo que envolveu a comunidade da região de Leiria - região pioneira na indústria transformadora de plástico em Portugal - e se estendeu ao país, uma vez que o acervo reunido (fotografias, objetos, máquinas, documentação e registos orais das memórias dos trabalhadores) foi cedido por particulares, museus, centros de investigação e empresas transformadoras de plástico.

Esta exposição resulta da parceria entre o Município de Leiria e o projeto de investigação “O Triunfo da Baquelite - Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”, desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, coordenado por Maria Elvira Callapez, e financiado pela FCT.

Está patente no Museu de Leiria de abril de 2019 a dezembro de 2020, e pode ser visitada todos os dias, entre as 09h30 e as 17h30.

Fotografia de investigadores em contexto laboratorial

Novo prazo de candidatura: 01 a 30 de novembro de 2023.

A iniciativa conta com a participação de Ana Simões (CIUHCT, FCUL).

A conferência reúne múltiplos participantes de diferentes áreas em diálogo e cooperação, das ciências às humanidades e destas à arte e cultura, com um olhar atento e cuidadoso sobre os desafios e oportunidades da ciência, das novas tecnologias aplicadas à vida e, particularmente, do imperativo de responsabilidade, de todos e para todos, sobre o futuro da humanidade.

Candidaturas a decorrer.

Lisbon AI Seminar, por Luís Correia (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Mattia Petrolo (CFCUL/GI1).

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia (Especialidade de Ecologia), por Sara Raquel da Costa Bento.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Rui Santos (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Mesa-redonda com a participação de João Neto (Museu da Farmácia), Marta Lourenço, Miquel Carandell Baruzzi (Universitat Autònoma de Barcelona) e Beatriz Medori (CIUHCT).

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística, por Rita Gaio (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Georgios Skretas (Institute for Bio-innovation, Biomedical Sciences Research Center "Alexander Fleming", Vari, Greece / Institute of Chemical Biology, National Hellenic Research Foundation, Athens, Greece).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e imagens de mapas antigos

Henrique Leitão (Ciências ULisboa) participa na mesa-redonda "Lugares da Globalização - Perspetivas de Futuro”.

Título, local e data do evento, acompanhados de logótipos do Horizon 2020 e União Europeia

TWIN2PIPSA Workshop - register now!

Seminário E3GLOBAL, por Marta Macedo (IHC - NOVA FCSH/ IN2PAST).

Seminários em Recursos Naturais Vegetais, por Luís BonifácioJorge Faria (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

Oficina de Introdução à Estacaria.

Título/data do evento e fotografia da oradora

Masterclass com a presença de Teresa Vieira, que irá elucidar os vários passos de criar uma empresa.

Fotografia antiga de quatro ciclistas

Workshop no âmbito do projeto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Carolina Resende (Universidade de Lisboa).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gloria Clifton (Royal Museums Greenwich).

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Sandra Macedo-Ribeiro (Group Leader of the Biomolecular Structure & Function Lab at i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto).

Ilustração representativa de produtos alimentares dentro de uma caixa

Participe nesta campanha solidária até ao dia 14 de dezembro.

Título da iniciativa a fotografia de planta

The second call for funding measures on Student Activities is open until 15 December 2023.

Logótipo do projeto, sobre uma fotografia do mar em tons de verde

Apresentação de candidaturas até 15 de dezembro de 2023.