Plasticidade - uma História dos Plásticos em Portugal

Museu de Leiria
Logótipo do evento, acompanhado de informações relacionadas com a exposição (data, local, horário, entidades envolvidas, contactos)

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos.

Os plásticos estão na constituição das embalagens, dos têxteis, dos materiais de construção, dos móveis, das tintas, dos automóveis, dos computadores, do equipamento médico, e da maior parte dos objetos de uso pessoal. Substituem até partes do corpo. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

A exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal aborda desde a importância histórica deste material às repercussões científicas, sociais, artísticas, económicas, tecnológicas e ambientais do seu uso na sociedade contemporânea. Os conteúdos da exposição decorrem de um vasto processo colaborativo que envolveu a comunidade da região de Leiria - região pioneira na indústria transformadora de plástico em Portugal - e se estendeu ao país, uma vez que o acervo reunido (fotografias, objetos, máquinas, documentação e registos orais das memórias dos trabalhadores) foi cedido por particulares, museus, centros de investigação e empresas transformadoras de plástico.

Esta exposição resulta da parceria entre o Município de Leiria e o projeto de investigação “O Triunfo da Baquelite - Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”, desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, coordenado por Maria Elvira Callapez, e financiado pela FCT.

Está patente no Museu de Leiria de abril de 2019 a dezembro de 2020, e pode ser visitada todos os dias, entre as 09h30 e as 17h30.

Mathematical Logic Seminar, por Elaine Pimentel (University College London).

Título do projeto, sobre uma fotografia de região polar

Concurso para Projetos Exploratórios a decorrer até 31 de março de 2023.

Título do evento e pintura representativa de multidão

(Dis)Embodied Selves, Depersonalisation and Ghosts in the Machines Workshop.

Título do evento e fotografias de experiências científicas

Uma oportunidade única para alunos do 3.º ciclo conhecerem o mundo da Ciência de forma interativa e criativa.

A iniciativa conta com a participação dos investigadores de Ciências ULisboa João Lin Yun e Pedro Machado.

This exploratory research workshop aims to delve deeper into the complex and multifaceted interdisciplinary field of AI aesthetics testing limits by tentatively “opening the black box” and exploring the challenges AI aesthetics poses for notions of generativity, authorship, ownership, human-machine co-creativity, performativity, dramaturgies of technology, human culture, sociality, mediality, and promptology.

Título do programa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

This program aims to be the best international cybersecurity short/medium term course for executives and decision makers in Europe.

Logótipo do evento, sobre representação de Lisboa e Margem Sul do Tejo

This is a conference directed for Postdocs, PhD and Master students in Mathematics and affine areas of Lisbon Universities.

Logótipo do PNEC 2030

Consulta pública a decorrer até 14 de abril de 2023.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do ser humano

A competição oferece aos estudantes de doutoramento da ULisboa a oportunidade de desenvolver novas competências de comunicação - candidaturas abertas de 03 a 17 de abril de 2023.

Logótipo do CEBiCNa, sobre um fundo branco

Concurso para atribuição de 20 bolsas de investigação, com candidaturas até 17 de abril de 2023.

A feira de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título do evento e fotografia de pessoa no topo de montanha

A 19 de abril de 2023 celebra-se o 112.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Joana Lima (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

This year our motto is "Reinventing Science, for yourself and others”.

BioISI Research Seminar, por Margarida Gama-Carvalho (BioISI/Ciências ULisboa).

Título do evento e fotografia de jovem investigadora

Proibir o uso de IA seria ineficaz. Precisamos, antes, de adotar abordagens para que estas ferramentas sejam usadas de forma efetiva e apropriada, em alinhamento com a missão, objetivos e valores da Universidade.

Título e data do evento, sobre uma fotografia de jovens cientistas

Faz a tua pré-inscrição e garante o teu lugar!

The objective of this course is to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por João Duarte (Instituto Dom Luiz - IDL).

The objective of this course is to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Carlos Câmara (Instituto Dom Luiz - IDL).

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo cinzento

Cadernos eleitorais provisórios já disponíveis!

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity. This includes the selection of functional traits and calculation of Functional Diversity Indexes.