O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos.
Os plásticos estão na constituição das embalagens, dos têxteis, dos materiais de construção, dos móveis, das tintas, dos automóveis, dos computadores, do equipamento médico, e da maior parte dos objetos de uso pessoal. Substituem até partes do corpo. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.
A exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal aborda desde a importância histórica deste material às repercussões científicas, sociais, artísticas, económicas, tecnológicas e ambientais do seu uso na sociedade contemporânea. Os conteúdos da exposição decorrem de um vasto processo colaborativo que envolveu a comunidade da região de Leiria - região pioneira na indústria transformadora de plástico em Portugal - e se estendeu ao país, uma vez que o acervo reunido (fotografias, objetos, máquinas, documentação e registos orais das memórias dos trabalhadores) foi cedido por particulares, museus, centros de investigação e empresas transformadoras de plástico.
Esta exposição resulta da parceria entre o Município de Leiria e o projeto de investigação “O Triunfo da Baquelite - Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”, desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, coordenado por Maria Elvira Callapez, e financiado pela FCT.
Está patente no Museu de Leiria de abril de 2019 a dezembro de 2020, e pode ser visitada todos os dias, entre as 09h30 e as 17h30.