Distinguished Talks @DI/LASIGE

Towards Machine Understanding

Sala 1.3.23, Ciências ULisboa
Informações sobre o evento e fotografia do orador

Por Michael Wooldridge (University of Oxford).

Recent developments in Artificial Intelligence (AI) are startling - at least at first sight. We now have AI systems that appear to be able to sustain meaningful conversations, capable of answering complex questions about an impressively broad range of topics. Machines that can really pass the Turing's famous test for machine intelligence now seem plausible within the near future. So to what extent are these impressive new tools really intelligent? To what extent can we say they understand in the same way that we do? And where is this technology heading?

Short Bio: Michael Wooldridge is a Professor of Computer Science at the University of Oxford, and Director of Foundational AI Research at the Alan Turing Institute, London (the UK’s national centre for AI & data science). Before joining Oxford in 2012, he was for 12 years a Professor at the University of Liverpool, where he was first Head of Department of Computer Science, and then Head of School (Dean) of Electrical and Electronic Engineering and Computer Science. Prof. Wooldridge gained his PhD from the University of Manchester in 1992.

Prof. Wooldridge has received international awards for both research and teaching. In 2020 he received the Lovelace Medal from the British Computer Society (the UK’s top award for a computer scientist), and received the ACM Autonomous Agents Research Award in 2006 (the award is made annually by ACM to an individual whose research in the area of autonomous agents and multi-agent systems over the previous five years is judged to have been particularly influential). He received the Outstanding Educator Award from the Association for Advancement of AI (AAAI) in 2021. He is an ACM Fellow (2015), a AAAI Fellow (2008), a EurAI Fellow (2007), and a member of Academia Europaea (2015). He is Co-Editor-in-Chief of the journal “Artificial Intelligence”, and will be conference chair for the AAAI-24 conference. He has published 9 books, three of which have been translated into a total of seven different languages. In addition he has published more than 400 scientific articles. 

17h00
Departamento de Informática / LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.