Doutoramentos

Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?
Quem pode candidatar-se a Doutoramento?
Quais os documentos a anexar à candidatura?
Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?
Os Certificados de Conclusão de Mestrado e/ou Licenciatura e de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?
Quantos orientadores posso ter?
Qual o valor da taxa de candidatura?
Como submeter a candidatura?
É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?
Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?
A taxa de candidatura pode ser paga depois?
A taxa de candidatura pode ser reembolsada?
Como consultar os resultados das candidaturas?
Quais as datas de inscrição?
Como obter informações e esclarecer dúvidas?

 

 

 

 

 

 

 

Como obter informações sobre que cursos vão abrir, habilitações de acesso e n.º de vagas?

No site de Ciências consta toda a informação respeitante aos cursos disponíveis e respetivos objetivos, especialidades, coordenadores científicos, habilitações de acesso, vagas, propinas, normas gerais regulamentares, contactos e entidades responsáveis.

 

Quem pode candidatar-se a Doutoramento?

De acordo com o Regulamento de Estudos de Pós-Graduação, podem candidatar-se a Doutoramento:

a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL;
c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL.

Nota: O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ou o reconhecimento ao grau de licenciado ou mestre.

 

Quais os documentos a anexar à candidatura?

As candidaturas devem ser formalizadas online com o envio obrigatório dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Conclusão / Diploma de Mestrado 1 2 3  e/ou Certificado de grau de Licenciado 123
  • Equivalente legal 4 de Mestrado e/ou de Licenciado (para candidatos cujo o grau tenha sido obtido numa instituição estrangeira);
  • Certificado de Disciplinas do Mestrado 1 2 3 e/ou da Licenciatura 1 2 3;
  • Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (apenas para candidatos cujas habilitações sejam de uma Instituição Estrangeira), caso o Coordenador o solicite 2 3;
  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte (facultativo) 3;
  • Carta de Motivação;
  • Proposta de tema de tese com indicação dos objetivos gerais a alcançar (facultativo);
  • Declaração de aceitação de orientação do(s) orientador(es).

1 Os candidatos cujo Mestrado ou equivalente legal seja de uma instituição estrangeira (fora da UE), devem enviar os Certificados / Diploma visados pelo serviço consular português do país de origem ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
2 Sempre que os Certificados / Diploma não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.
3 Os candidatos que não foram alunos da FCUL deverão trazer os documentos originais na altura da matrícula/inscrição.
4 Consideram-se como equivalências legais os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agostos bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo da legislação anterior (Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro).

 

Qual o estilo de Curriculum Vitae pretendido?

O candidato pode enviar versão alargada ou resumida do Curriculum Vitae, desde que o mesmo faça menção às habilitações académicas e profissionais e formação complementar.

 

Os Certificados de Conclusão de Mestrado e/ou Licenciatura e de Disciplinas a enviar têm de ser os originais?

Os candidatos não entregam os Certificados originais. Contudo, no ato da matrícula/inscrição, devem fazer prova presencial do documentos originais, junto da Área de Estudos Pós-Graduados da FCUL, por forma a que o mesmo confirme e autentique a digitalização enviada na candidatura.

 

Quantos orientadores posso ter?

A elaboração da tese de doutoramento é orientada por doutores, nos termos previstos nas normas regulamentares do doutoramento. Poderão ser designados até mais dois orientadores, visando assegurar um melhor enquadramento disciplinar ou institucional do projeto de investigação proposto.

 

Qual o valor da taxa de candidatura?

A taxa de candidatura encontra-se fixada em 50,00Euros.

 

Como submeter a candidatura?

O processo é efetuado online. Deve digitalizar e anexar os documentos de entrega obrigatória (só serão considerados ficheiros legíveis). No final do processo, submeter a candidatura.

 

É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?

Não são aceites candidaturas cujos documentos de entrega obrigatória estejam em falta.

 

Como efetuar o pagamento da taxa de candidatura?

O pagamento deverá ser efetuado após submissão da candidatura e após receção de um e-mail enviado pela Área de Estudos Pós-Graduados, através das seguintes formas:

  • Referência multibanco;
  • Transferência bancária pelas ATM's, Internet ou em qualquer Agência Bancária.

Apenas no caso de ter efetuado transferência bancária, deverá submeter o respetivo comprovativo na candidatura. 

Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura e após a submissão da mesma (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase ou 3.ª fase).

A taxa de candidatura pode ser paga depois?

Não são aceites candidaturas sem pagamento da taxa, no valor de 50,00Euros. 

 

A taxa de candidatura pode ser reembolsada?

A taxa de candidatura não é reembolsável. 

 

Como consultar os resultados das candidaturas?

Os resultados serão disponibilizados online.

 

Quais as datas de inscrição?

As datas de matrícula/inscrição para os candidatos admitidos serão divulgadas em www.ciencias.ulisboa.pt.

 

Como obter informações e esclarecer dúvidas?

Consultando o site de Ciências, onde consta toda a informação respeitante a cursos de Doutoramento.

Enviando um e-mail para a Área de Estudos Pós-Graduados, doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt, ou dirigindo-se às instalações da AEPG na FCUL, Edifício C5, Piso 3, Atendimento da Direção Académica (consultar horários em vigor).