Concursos Especiais

Prazos de Candidatura

10 a 28 de julho de 2023

 

Os concursos especiais destinam-se a candidatos com situações habilitacionais específicas, atendendo à diversidade do público não tradicional que atualmente procura a universidade – estudantes adultos com percursos formativos não regulares, diplomados que procuram reconverter a sua carreira, profissionais que pretendem reciclar os seus conhecimentos e competências, desempregados que apostam numa formação de nível superior, população ativa que pretende aprofundar assuntos do seu interesse ou indivíduos em situação de reforma.

São organizados concursos especiais para:

a) Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;

b) Titulares de um diploma de especialização tecnológica (não foram fixadas vagas);

c) Titulares de um diploma de técnico superior profissional (não foram fixadas vagas);

d) Titulares de outros cursos superiores;

e) Titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados (não foram fixadas vagas).

 

Maiores de 23

O regime de acesso ao ensino superior para candidatos maiores de 23 anos aplica-se a estudantes que tenham obtido aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior. A inscrição para a realização dessas provas realiza-se no primeiro trimestre do ano, em data a fixar pela Reitoria da ULisboa.

Candidaturas na FCUL: 10 a 28 de julho de 2023

Podem candidatar-se os maiores de 23 anos que tenham obtido aprovação nas diversas provas especialmente adequadas e realizadas para o efeito na FCUL.

Número de vagas: Consultar Edital de candidaturas.

Critérios de Seriação: Melhor média de classificação obtida nas provas especiais. 

Emolumentos: Taxa de candidatura de 60,00Euros.

A taxa de candidatura é paga por referência multibanco ou transferência bancária gerada automaticamente aquando da submissão da candidatura. Caso não realize o pagamento da taxa de candidatura, a candidatura não será considerada. 

Documentos necessários:

  • Documento de Identificação e Número de Identificação Fiscal (NIF) - opcional.

 

Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica (Atenção: Não foram fixadas vagas)

Não foram fixadas vagas para candidaturas de titulares com Cursos de Especialização Tecnológica (CET) -  (Ponto 1 do Artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril).

 

Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional (Atenção: Não foram fixadas vagas)

Não foram fixadas vagas para candidaturas de titulares com Cursos de Técnico Superior Profissional (TeSP) -  (Ponto 1 do Artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril).

 

Titulares dos Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário e Cursos Artísticos Especializados (Atenção: Não foram fixadas vagas)

Não foram fixadas vagas, para candidaturas de titulares dos Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário e Cursos Artísticos Especializados, no âmbito da aplicação do Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril).

 

Titulares de outros Cursos Superiores

Candidaturas: 10 a 28 de julho de 2023

Podem candidatar-se os titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor realizado noutro par instituição/curso de ensino superior português e os estudantes de nacionalidade portuguesa, de um Estado Membro da União Europeia ou estudantes que não estejam abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional, que sejam titulares de equivalência/reconhecimento de grau académico superior obtido no estrangeiro.

Número de vagas: Consultar Edital de candidaturas.

Critérios de Seriação:

  1. Melhor média de conclusão das habilitações de que são titulares;
  2. Em caso de empate, candidatos que terminaram o grau de que são detentores há menos tempo;
  3. Em caso de empate será dada preferência a ex-alunos da FCUL.

Emolumentos: Taxa de candidatura de 60,00Euros. 

A taxa de candidatura é paga por referência multibanco ou transferência bancária gerada automaticamente aquando da submissão da candidatura. Caso não realize o pagamento da taxa de candidatura, a candidatura não será considerada. 

Documentos necessários:

  • Certificado de Conclusão do grau com menção da classificação final obtida, data da conclusão e notas discriminadas;
  • Documento de Identificação e Número de Identificação Fiscal (NIF) - opcional.

 

As informações disponíveis não dispensam a consulta do Edital

 

 

Candidatura online

1. Criação de conta

Candidato aluno FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato aluno FCUL, sem conta válida - deverá requerer novas credenciais de acesso pela(s) seguinte(s) forma(s):

  • Através do e-mail: suporte@ciencias.ulisboa.pt indicando o seu número e nome de Aluno;
  • Diretamente no balcão de atendimento da Unidade de Informática – Ed. C1, Sala 1.2.10 e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato que não é aluno FCUL - deverá criar uma conta diretamente em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/accountCreation.
Posteriormente irá receber as credenciais (formato: Utilizador bennuXXX ) e poderá aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.
Caso não receba o e-mail ou se esqueça da password, poderá solicitar o seu reenvio em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/passwordResetRequest.

 

2. Escolher o curso a que se pretende candidatar.

 

3. Preencher/validar todos os campos dos “separadores” de candidatura.​

 

4. Reunir os documentos necessários e de entrega obrigatória.

 

5. Digitalizar e anexar ao formulário de candidatura todos os documentos de entrega obrigatória. Solicita-se o envio preferencial de documentos digitalizados em Word, PDF ou formatos de imagem (ex: jpeg, gif, png, etc.).

As candidaturas que não anexem todos os documentos obrigatórios não serão aceites/validadas.

 

6. Submeter a candidatura.

 

7. Aguardar pela receção de um e-mail para efetuar o pagamento da respetiva taxa de candidatura.

Pagamento da taxa de candidatura no valor de 60,00Euros.

O pagamento deverá ser efetuado, através de:

Referência Multibanco ou

  • Transferência bancária (apenas para candidatos que não estejam em Portugal).

Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura.

 

8. Deverá submeter o respetivo comprovativo da transferência bancária na candidatura. 

 

Ao longo do processo de candidatura os candidatos receberão notificações por e-mail e poderão consultar o estado da mesma.