Biotério

 

Apresentação

O Biotério da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é uma infraestrutura que visa apoiar projetos de investigação científica que impliquem a experimentação animal com animais vertebrados e cefalópodes. A experimentação animal aqui desenvolvida rege-se pela Lei Portuguesa através do Decreto-lei nº 113/2013 de 7 de agosto, ajustado pelo Decreto-lei nº 1/2019, de 10 de janeiro, e pela Diretiva Europeia 2010/63/EU de 22 de setembro.

O Biotério contempla a manutenção e experimentação de animais de laboratório (murganhos) e de animais selvagens como peixes, anfíbios, répteis e pequenos mamíferos. A área dedicada aos murganhos é composta por uma sala de manutenção, uma sala de experimentação, uma sala de lavagens e uma sala de armazenamento. A área designada aos animais selvagens está dividida em salas de manutenção dedicadas aos diferentes grupos animais. Assim, o Biotério tem uma sala dedicada a organismos marinhos, duas salas dedicadas a peixes de água doce, uma sala dedicada a anfíbios e uma sala dedicada a pequenos mamíferos. A área dedicada aos pequenos mamíferos contempla também duas salas de experimentação. Para além de salas de manutenção e de experimentação, o Biotério está também equipado com salas de apoio como: i) sala de arcas e frigoríficos; ii) sala de armazenamento de equipamento; iii) necrotério; iv) sala de lavagens; v) duas salas de quarentena. O Biotério tem um estatuto sanitário convencional com nível de segurança biológica ABSL1.

Organização

O Biotério tem uma direção científica, uma gestão executiva e um médico veterinário designado, operando em coordenação com o Órgão Responsável pelo Bem-Estar Animal-FCUL.

Membros do Biotério

  • Rui Rebelo

    Direção Científica │ Departamento de Biologia Animal

  • Joaquim Tapisso

    Gestão executiva │ Gabinete de Apoio Laboratorial - Ciências da Vida

  • Rui Patrício

    Médico Veterinário

Acesso ao Biotério

A execução de projetos que impliquem a manutenção e experimentação de animais no Biotério só é autorizada mediante a apresentação da aprovação do projeto pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) com um parecer favorável do Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais (ORBEA) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O acesso individual ao Biotério está restrito a utilizadores autorizados. A autorização de utilização deve ser requerida aos serviços de gestão executiva do Biotério.

Documentação relacionada

Lista de legislação em vigor que regula a experimentação animal e documentos legais relacionados com o funcionamento do Biotério na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa:

Decreto-Lei n.º 113/2013, de 7 de agosto;

Decreto-Lei nº 1/2019, de 10 de Janeiro;

Diretiva Europeia 2010/63/UE.

Notícias e Eventos

•3.ª Campanha “Be Open about Animal Research Day”

O ORBEA da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa esteve representado na terceira edição da campanha “Be Open about Animal Research Day”, que decorreu nas redes sociais no dia 15 de junho 2023, organizado pela “European Animal Research Association”. A participação do ORBEA consistiu na apresentação de um vídeo sobre o Dia Aberto no Biotério". Ver o vídeo aqui:

https://twitter.com/The_EARA/status/1669357626604523521

•3.º Curso Prático em Experimentação Animal – Vertebrados

O ORBEA da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa organizou um curso prático em Experimentação Animal entre 19 e 22 de julho de 2022. O curso destinou-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens, versando 4 grandes grupos de vertebrados - peixes, anfíbios, aves e mamíferos. Ver mais informação aqui:

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/evento/19-07-2022/iii-curso-pratico-experimentacao-animal-vertebrados

•2.ª Campanha “Be Open about Animal Research Day”

O ORBEA da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa esteve representado na segunda edição da campanha “Be Open about Animal Research Day”, que decorreu nas redes sociais no dia 16 de junho 2022, organizado pela “European Animal Research Association”. A participação do ORBEA consistiu na apresentação de um vídeo sobre os animais modelo utilizados no Biotério-FCUL . Ver o vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=vA-JCo0bQrQ

•1.ª Campanha “Be Open about Animal Research Day”

O ORBEA da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa esteve representado na primeira edição da campanha “Be Open about Animal Research Day”, que decorreu nas redes sociais no dia 1 de julho 2021, organizado pela “European Animal Research Association”. A participação do ORBEA consistiu na apresentação de um caso de estudo sobre técnicas de refinamento de animais selvagens mantidos em cativeiro. Ver mais informação aqui:

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/evento/01-07-2021/be-open-about-animal-research-day

•2.º Curso Prático em Experimentação Animal – Vertebrados

O ORBEA da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa organizou um curso prático em Experimentação Animal entre 18 e 21 de setembro de 2018. O curso destinou-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens, versando 4 grandes grupos de vertebrados - peixes, anfíbios, aves e mamíferos. Ver mais informação aqui:

https://ciencias.ulisboa.pt/en/node/10075

•1.º Curso Prático em Experimentação Animal – Vertebrados

O ORBEA da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa organizou um curso prático em Experimentação Animal entre 11 e 16 de fevereiro de 2016. O curso destinou-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens, versando 4 grandes grupos de vertebrados - peixes, anfíbios, aves e mamíferos. Ver mais informação aqui:

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/evento/11-02-2016/1%C2%BA-curso-pr%C3%A1tico-em-experimenta%C3%A7%C3%A3o-animal-vertebrados