Estágios

Um dos objetivos principais do Gabinete de Empregabilidade é promover a empregabilidade e a melhor integração dos estudantes e graduados de Ciências. Esta integração pode ser realizada, num primeiro contacto, através de um Estágio.

Os Estágios podem ser curriculares ou extracurriculares.

Estágios curriculares

Os estágios curriculares são integrados no plano de estudos do curso do aluno pelo que requerem um acompanhamento e uma validação por parte de um docente do departamento que o aluno frequenta.

Pela sua especificidade, estes estágios são diretamente planeados, acompanhados e avaliados pelo Departamento respetivo a que o aluno pertence e implica a formalização de um Protocolo entre as 3 partes envolvidas: o aluno, departamento responsável pela área científica e a empresa de acolhimento.

Assim, para informações sobre procedimento para a realização destes estágios pelos nossos alunos, as entidades deverão contactar os respetivos departamentos.

Estágios extracurriculares

Os estágios extracurriculares não são integrados num plano de estudos e podem ocorrer em qualquer fase do ciclo de estudos ou após a conclusão do grau. Estes estágios podem ser promovidos por iniciativa do próprio aluno, das empresas ou de outras instituições.

De acordo com a legislação, Decreto Lei 66/2011, de 1 de junho, o estágio extracurricular consiste na formação prática em contexto de trabalho que tem como propósito complementar e melhorar as competências que os estagiários adquirirem aquando da sua formação.

Embora seja muitas vezes confundido, importa referir que um contrato de estágio não é um contrato de trabalho, da mesma forma de um estagiário não é um trabalhador. Embora partilhem alguns direitos e deveres, tanto os trabalhadores como os estagiários têm direitos próprios.

Para esclarecimentos adicionais sobre estes estágios, contactar o Gabinete de Empregabilidade, emprego@fc.ul.pt

Eis alguns links para pesquisa de estágios:

Estágios Nacionais

Estágios Internacionais

• Programa Erasmus + Estágio recém-graduados
    • Destinado a alunos finalistas de todas as áreas científicas
    • Candidaturas em dezembro para os alunos finalistas
  • Programa INOV Contacto
    • Destinado a licenciados e mestres de todas as áreas
  • Programa IAESTE
    • Destinado a estudantes do ensino superior que estejam matriculados no 2º ciclo ou nos Mestrados Integrados (4º e 5º anos).
  • Estágios em organismos da União Europeia
    •  Instituições, organismos e agências europeus organizam estágios, com uma duração média de três a cinco meses, para jovens titulares de um diploma universitário.
      A União Europeia entre as suas instituições, organismos e agências abre vários estágios destinados a recém-graduados.
      Existem os chamados Blue Book Traineeships, onde os estágios são realizados em instituições europeias como o Parlamento Europeu, a Comissão europeia e a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados. A duração é entre os 4 a 6 meses e apenas existem 2 períodos de estágio por ano: um a começar em fevereiro/março e outro a começar em setembro/outubro.
      O estudante de Ciências poderá optar antes por realizar um estágio numa agência ou organismo europeu, o que abrange o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a Agência Europeia de Segurança Marítima, o Joint Research Center, entre outros. Estes estágios não possuem uma data fixa para o período de candidaturas nem um período de duração fixo pelo que é importante ir consultando este portal do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD). Para os dois tipos de estágios existe uma remuneração e é necessário o domínio do Português e do Inglês e/ou Francês.
      Também é possível que o aluno de Ciências siga uma carreira na União Europeia e para informação mais detalhada, poderá consultar o seguinte documento.
      Em Ciências, existe um estudante embaixador das Carreiras da UE que se chama Bruno Mendes, estudante do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica. Durante este ano letivo, as suas funções passam por promover as carreiras que a UE tem para oferecer aos Portugueses. Caso tenha alguma questão, poderá enviar a sua dúvida para o seguinte endereço: eucareers.fcul@gmail.com

• Estágios na União Europeia
  • Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD)
    • Portal que reúne informação sobre oportunidades na União Europeia