ALGEBRA WORKSHOP 2014 – 34 YEARS OF CAUL

Instituto para a Investigação Interdisciplinar da UL

Summary

The aim of this workshop is to celebrate the 34 years of CAUL, providing an opportunity for both long time and more recent colleagues to share their work --- as well as their experience as CAUL members and collaborators. It will take place at the Instituto para a Investigação Interdisciplinar of the University of Lisbon, a place that, we trust, carries fond memories. Faithful to CAUL's spirit, we also welcome anyone with an interest in Algebra who wishes to take part in this commemoration.

Plenary Speakers:

Jorge Almeida (University of Porto, Portugal)
John Fountain (University of York, UK)
Victoria Gould (University of York, UK)
Don McAlister (Northern Illinois University, USA)
Daniele Mundici (University of Florence, Italy)
Jean-Eric Pin (University Paris Denis Diderot, France)
Pedro Silva (University of Porto, Portugal)
Patrick Smith (University of Glasgow, UK)
Manuela Sobral (University of Coimbra, Portugal)
Mária Szendrei (University of Szeged, Hungary)

Organizing Committee Mário Branco (CAUL, DM-FCUL, Universidade de Lisboa) Gracinda Gomes (CAUL, DM-FCUL, Universidade de Lisboa) António Malheiro (CAUL, DM-FCT, Universidade Nova de Lisboa) Catarina Santa-Clara (CAUL, DM-FCUL, Universidade de Lisboa) Filipa Soares (CAUL, ISEL)

Palestra e discussão por Joana Vieira.

Por Kenier Castillo (Universidade de Coimbra).

O “Pavilhão do Conhecimento dos Mares” reabriu em 1999 como “Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva”, mas o oceano continua a fazer parte da sua identidade e oferta para o público.

Os oradores são alunos do DM-FCUL e bolseiros do programa “Novos Talentos em Matemática” da Fundação Calouste Gulbenkian.

Por Marija Dodig (Faculdade de Ciências da ULisboa).

A ferramenta do astrólogo: a figura celeste ou mapa astrológico

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspetos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Por Carla Alegria (Post-Doc Researcher, cE3c - ESFE Group & UTI - INIAV).

Por Cristina Sernadas (Instituto Superior Técnico, CMAF-CIO, Universidade de Lisboa).

Por Nuno Martins e Sara Freitas.

Por Pedro Soares (IDL/DEGGE - Faculdade de Ciências da ULisboa).

Logótipo do H2020

O GPPQ, em parceria com o IAPMEI e a Enterprise Europe Network (EEN-Portugal), irá organizar, na tarde do dia 24 de maio (14h00-17h30, c/ registo a partir das 13h30), uma sessão de informação dedicada às oportunidades de financiamento para as bioindústrias no âmbito da

Por Marco Dozzi (Institut Elie Cartan de Lorraine, Nancy, França).

Os desertos e as ourelas do Mar: uma carta atlântica portuguesa do século XVI da Biblioteca Centrale della Regione Siciliana

Por André Ferrand Almeida (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Uma exposição interativa multissensorial

Esta exposição consiste num conjunto de experiências sensoriais, cognitivas e emocionais que têm por objetivo sensibilizar o público para as especificidades das necessidades educativas especiais.

A formação das coleções zoológicas vivas reais em Portugal durante o século XVIII: Resultados da Pesquisa de Tese

Estes seminários destinam-se à apresentação e discussão de estudos de caso em história de cultura material e coleções científicas, museus universitários e património científico em geral.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

Por Juan Pablo Yanez.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Phylogeography is one of the recent scientific areas emergent from the dissemination of highthrouput technologies of sequencing starting in the 90’s of the XXth century, with the consequent development of intra-specific genetic variance analysis and its geographic distribution.

Logótipo da 6.ª edição do FCUL Rally Pro

O FCUL Rally Pro é um concurso de programação dirigido aos alunos do secundário e visa promover a prática e o gosto pela programação. O concurso está organizado como um rally, no qual a resolução de um problema fornece pistas para o prob

Por Miguel de Carvalho (University of Edinburgh - UK).

Por Jonathan Tawn (Lancaster University - UK).