ALGEBRA WORKSHOP 2014 – 34 YEARS OF CAUL

Instituto para a Investigação Interdisciplinar da UL

Summary

The aim of this workshop is to celebrate the 34 years of CAUL, providing an opportunity for both long time and more recent colleagues to share their work --- as well as their experience as CAUL members and collaborators. It will take place at the Instituto para a Investigação Interdisciplinar of the University of Lisbon, a place that, we trust, carries fond memories. Faithful to CAUL's spirit, we also welcome anyone with an interest in Algebra who wishes to take part in this commemoration.

Plenary Speakers:

Jorge Almeida (University of Porto, Portugal)
John Fountain (University of York, UK)
Victoria Gould (University of York, UK)
Don McAlister (Northern Illinois University, USA)
Daniele Mundici (University of Florence, Italy)
Jean-Eric Pin (University Paris Denis Diderot, France)
Pedro Silva (University of Porto, Portugal)
Patrick Smith (University of Glasgow, UK)
Manuela Sobral (University of Coimbra, Portugal)
Mária Szendrei (University of Szeged, Hungary)

Organizing Committee Mário Branco (CAUL, DM-FCUL, Universidade de Lisboa) Gracinda Gomes (CAUL, DM-FCUL, Universidade de Lisboa) António Malheiro (CAUL, DM-FCT, Universidade Nova de Lisboa) Catarina Santa-Clara (CAUL, DM-FCUL, Universidade de Lisboa) Filipa Soares (CAUL, ISEL)

Por Jan Beirlant (Catholic University of Leuven - Belgium).

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

A sessão contará com apresentações de Miguel Tavares da Silva (IST), Paulo Fernandes (IST), Mónica Oliveira (IST) e Vera Moniz-Pereira (FMH).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 24 de outubro de 2017.

Por Carla Nunes (Escola Nacional de Saúde Pública - UNL).

O Tec Labs é o epicentro do empreendedorismo em Ciências e faz parte da Startup Europe University Network, que, todos os anos, promove uma semana de eventos pela europa fora!

Por Simão Herdade (Yahoo, São Francisco, EUA).

A sessão, moderada por Luísa Schmidt (ICS), conta com a participação de Cláudia Monge (FD), Susana Fonseca (ICS/Associação Zero), Francisco Jaime Quesado (ESPAP) e Beatriz Oliveira (Ordem dos N

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Por Walter Rocchia (Italian Institute of Technology, Italy).

Por Léonard Monsaigeon (Grupo de Física Matemática – Universidade de Lisboa).

Por Daniele Cassani (Università degli Studi dell'Insubria and RISM).

The Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans) is a coordinating platform, established in 2011, open to all EU Member States and Associated Countries.

Sessão de informação sobre oportunidades de financiamento e participação da comunidade de Ciências no âmbito das ERC - European Research Council Grants e das Ações COST.

Tatiana Pedro Cordeiro Costa defende a dissertação "Development and optimization of lithium formate EPR dosimetry for proton radiation therapy".

Por Susana Ferreira (Instituto Politécnico de Leiria).

Por Francisco Lobo (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Durante os 6 dias deste curso (28 e 29 de outubro; 4, 5, 11 e 12 de novembro), vai ter oportunidade de aprender a esboçar e a desenhar utilizando técnicas a preto e branco com tinta-da-china, grafite, bic, podendo incluir uma demonstração em scratchboard.

Eunice Picareta Branco defende a dissertação "Cyberthreat Discovery in Open Source Intelligence using Deep Learning Techniques".

Palestra associada ao projeto O Triunfo da Baquelite, sobre a história dos plásticos em Portugal.

Michael Ghil
Distinguished Research Professor of Atmospheric and Oceanic Sciences, University of California, Los Angeles (UCLA)
Distinguished Professor of Geosciences, Ecole Normale Supérieure (ENS)

A constatação de que, nas próximas décadas, a população mundial será mais urbana e mais preocupada com a nutrição e a saúde ambiental reforça a necessidade de garantir sistemas alimentares sustentáveis e resilientes e recomenda pensar tais sistemas com base em instrumentos adeq