Conferência

COP 21 - Desafios para Portugal depois da Conferência de Paris

Sala 8.2.30, FCUL, Lisboa

O acordo de Paris para além de indicar o caminho para uma transição para uma economia de baixo carbono, lança as bases de uma cooperação internacional entre países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, quer no âmbito da mitigação das alterações climáticas, quer na adaptação aos seus efeitos. São sugeridas ações de cooperação a nível global, regional, nacional e local. Estas ações incluem transferência de tecnologia e construção de capacidades nos países em vias de desenvolvimento, de forma a limitar a crescente desflorestação e degradação das florestas; permitir o acesso universal a formas de energias sustentável e promover uma verdadeira justiça climática entre todos os povos.

O objetivo desta conferência é antecipar as transformações que terão lugar no nosso modo de vida e na nossa sociedade, no que diz respeito às formas de produção e consumo de energia, produção e consumo de bens alimentares, mobilidade e urbanismo. Pretende-se também perceber como o cumprimento dos objetivos estabelecidos no acordo de Paris vai afetar Portugal e identificar as oportunidades que se abrem para a nossa economia.

O evento é composto por quatro painéis temáticos: Alterações climáticas: entre a mitigação e a adaptação; Urbanismo e mobilidade; Energia; Economia e sociedade.

A conferência, de entrada livre, terminará com um debate transversal a todos os temas abordados nos quatro painéis.

Instituto Dom Luiz

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Daniela Araújo e Mauro Nascimento (Museu de Lisboa | EGEAC).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A iniciativa conta com o apoio do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.

Encontro Scientia, por Rui A. P. Perdigão (EChanges - Chair Professor and Head of the Met Institute for Complex System Science, Vienna, Austria / NORA Climate Dynamics and Complexity Chair, Vienna, Austria & Princeton NJ USA / CCIAM coordinator at cE3c, Lisboa, Portugal).

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Encontro Scientia, por Maria Amélia Martins Loução (PSE - cE3c).

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.

Fotografia de plantas

Pre-proposals submission until 30 November 2021, 15:00 CET(local time in Brussels).