
O acordo de Paris para além de indicar o caminho para uma transição para uma economia de baixo carbono, lança as bases de uma cooperação internacional entre países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, quer no âmbito da mitigação das alterações climáticas, quer na adaptação aos seus efeitos. São sugeridas ações de cooperação a nível global, regional, nacional e local. Estas ações incluem transferência de tecnologia e construção de capacidades nos países em vias de desenvolvimento, de forma a limitar a crescente desflorestação e degradação das florestas; permitir o acesso universal a formas de energias sustentável e promover uma verdadeira justiça climática entre todos os povos.
O objetivo desta conferência é antecipar as transformações que terão lugar no nosso modo de vida e na nossa sociedade, no que diz respeito às formas de produção e consumo de energia, produção e consumo de bens alimentares, mobilidade e urbanismo. Pretende-se também perceber como o cumprimento dos objetivos estabelecidos no acordo de Paris vai afetar Portugal e identificar as oportunidades que se abrem para a nossa economia.
O evento é composto por quatro painéis temáticos: Alterações climáticas: entre a mitigação e a adaptação; Urbanismo e mobilidade; Energia; Economia e sociedade.
A conferência, de entrada livre, terminará com um debate transversal a todos os temas abordados nos quatro painéis.