ULisboa lidera SCImago Institutions Rankings 2024 em Portugal

imagem da Reitoria da ULisboa

ULisboa lidera SCImago Institutions Rankings 2024 em Portugal

GICD DCI Ciências ULisboa

A ULisboa é uma vez mais a universidade portuguesa melhor classificada a nível nacional no SCImago Institutions Rankings (SIR), tendo subido este ano 25 posições, apesar deste ano terem sido analisadas mais 229 universidades.

A ULisboa anunciou esta semana que está entre as 150 melhores instituições do mundo e a nível nacional lidera 12 áreas e 22 subáreas científicas, posicionando-se em 2.º lugar em quatro áreas e 21 subáreas.

O SIR é publicado anualmente desde 2009 e combina indicadores com base no desempenho em investigação (50%), inovação (30%) e impacto social (20%). A ULisboa subiu 25 posições no ranking. Esta subida está associada à introdução de um novo conjunto de itens de avaliação, nos indicadores de investigação e de impacto social. 

A ULisboa é a melhor universidade portuguesa nas áreas de Engenharia Oceânica, Arquitetura, e em Geografia, Planeamento e Desenvolvimento. Foram também incluídas no top 100 a Engenharia Civil e Estrutural, a Oceanografia, a História, a Edificação e Construção, a Silvicultura, as Ciências Sociais, as Ciências Aquáticas, as Artes e Humanidades, a Literatura, a Veterinária, a Ciência Animal e Zoologia e a Gestão e Contabilidade.

Em 2024 foram avaliadas 9054 instituições, das quais 4762 são universidades, mais 229 universidades do que no ano passado; as restantes 4292 são instituições de investigação, empresas, órgãos governamentais e não governamentais.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt