ULisboa no top dos rankings internacionais

Universidade tem posições de destaque nas áreas de ensino e de investigação da Faculdade

Representação de cinco estrelas e de braço humano

ULisboa no top dos rankings internacionais

Motion Array

logotipo

Os rankings “Times Higher Education (THE) World University Rankings 2024 by Subject”, “QS World University Rankings by Subject 2023” e “ShangaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2023” atribuem à ULisboa posições de destaque nas áreas de ensino e investigação da Faculdade.

O THE World University Rankings 2024 by Subject é um prestigiado ranking da publicação britânica, cuja edição de 2024 foi recentemente divulgada. Inclui 1,904 universidades, distribuídas por 108 países e analisa um total de 17 indicadores agrupados em cinco pilares fundamentais: indústria (industry), internacionalização (international outlook), ensino (teaching), ambiente de investigação (research environment) e qualidade da investigação (research quality).

Nesta edição de 2024, é possível distinguir a posição mundial e nacional da ULisboa no ranking em algumas das áreas que fazem parte da Faculdade: top 400 em Ciências Biológicas (3.ª posição nacional, partilhada com a Universidade NOVA de Lisboa) e top 500 em Química, Matemática e Estatística, Física e Astronomia, Geologia e Ciências da Terra, Mar e Ambiente (1.as posições nacionais, partilhadas com a Universidade de Coimbra), assim como em Informática (2.ª posição nacional).

logotipo

Na sua mais recente edição, os QS World University Rankings by Subject 2023 são rankings da Quacquarelli Symonds e abrangem um total de 54 disciplinas agrupadas em cinco categorias gerais: artes e humanidades (arts & humanities), engenharia e tecnologia (engineering and technology), ciências da vida e medicina (life sciences & medicine) e ciências naturais (natural sciences). Este ranking é compilado anualmente com o objetivo de ajudar estudantes a identificar universidades de topo em áreas específicas de ensino e utiliza como principais indicadores citações em artigos de investigação, assim como os resultados das principais sondagens globais a investigadores e académicos.

Nesta edição do ranking a ULisboa distingue-se nas seguintes posições globais e nacionais em áreas da Faculdade: top 200 em Química, Matemática, Ciências Ambientais, Física e Astronomia (1.as posições nacionais); top 230 em Ciências da Terra e do Mar (sendo a única instituição nacional incluída), assim como em Geologia e Geofísica (1.as posições nacionais, partilhadas com a Universidade do Porto); top 250 em Informática e Sistemas de Informação (1.ª posição nacional); e top 300 em Ciências Biológicas (2.ª posição nacional).

O ShangaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2023 é publicado com diferenciação por áreas académicas desde 2009, e é internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes rankings do ensino superior.

logotipo

A edição de 2023 inclui rankings de 55 disciplinas no âmbito das ciências naturais (natural sciences), ciências da vida (life sciences), engenharia (engineering), ciências médicas (medical sciences) e ciências sociais (social sciences) de mais de 1,900 universidades de entre 5,000 instituições avaliadas em 104 países e regiões. Para medir a performance das instituições são comparados vários indicadores académicos e dados externos nas respetivas áreas, incluindo: produtividade de investigação, influência da investigação, colaborações internacionais, qualidade da investigação e prémios académicos internacionais.

Nas áreas da Faculdade, a ULisboa diferencia-se a nível mundial e nacional, estando colocada: em 37.º lugar em Oceanografia (sendo a única universidade nacional considerada nesta disciplina); no top 75 em Ciências da Atmosfera (1.ª posição nacional); no top 150 em Física (1.ª posição nacional); no top 200 em Ciências da Terra (1.ª posição nacional); no top 300 em Engenharia Informática (1.ª posição nacional) e Engenharia Biomédica (2.ª posição nacional), assim como em Matemática, Engenharia do Ambiente, Ciências Biológicas e Biologia Humana e no top 400 em Química (1.as posições nacionais partilhadas com outras instituições).

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência com Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt