Spin-off da Ciências ULisboa selecionada pelo Conselho Europeu de Inovação entre 1000 empresas

Margarida Beiral, Fadhil Musa e Luana Boavista

Equipa Delox: Margarida Beiral, Fadhil Musa e Luana Boavista

Delox
Fadhil Musa, diretor executivo da Delox
Fadhil Musa, diretor executivo da Delox
Fonte Delox

A Delox, spin-off da Ciências ULisboa, foi reconhecida no âmbito do EIC Accelerator, onde se destacou entre 1000 empresas europeias, tendo sido a única start-up portuguesa selecionada.

O Conselho Europeu de Inovação (EIC, sigla em inglês) anunciou recentemente a conclusão do ciclo de financiamento de 2023, com a seleção de 42 start-ups e pequenas e médias empresas, entre um grupo de 1083 concorrentes, e um financiamento total no valor de €285M em subsídios e investimentos de capital próprio combinados.

"A Delox exemplifica a forma como a investigação orientada pela curiosidade, pela inovação e pela tecnologia podem convergir, esbatendo as fronteiras tradicionais entre investigação pura e aplicada."
Fernando Antunes

Depois de três fases extremamente competitivas, a Delox teve a oportunidade de apresentar a sua solução Delox Air como resposta ao desafio "Descontaminação de Aerossóis e Superfícies para Gestão de Pandemias”.

Entre os 42 finalistas de tecnologia avançada, a Delox é a única empresa portuguesa a garantir o financiamento, um marco importante e um exemplo da qualidade da investigação que é desenvolvida em Portugal. Este reconhecimento internacional irá permitir à Delox a expansão da sua área de negócio e tecnologia.

De acordo com Fernando Antunes, professor da Ciências ULisboa e diretor tecnológico da Delox, “este projeto representa mais uma validação do valor único da tecnologia Delox. Permitirá expandir as suas linhas de produtos e desenvolver o Delox Air - a solução que foi selecionada pelo EIC para permitir a interação social em futuras pandemias. A título pessoal, a Delox exemplifica a forma como a investigação orientada pela curiosidade, pela inovação e pela tecnologia podem convergir, esbatendo as fronteiras tradicionais entre investigação pura e aplicada”.

Gonçalo Bofill, com Tec Labs e GJ DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt