Tec Labs e a COVID-19

“Na linha da frente ao apoio ao combate”

Soluções da Maxdata, Delox, Nevaro, UpHill, Lean Health Portugal, Thereus Health e Delta Soluções

Tec Labs - Centro de Inovação Ciências ULisboa

No Tec Labs são várias as empresas, spin-off, proto-company e startups a trabalhar para encontrar soluções

Tec Labs Ciências ULisboa

O assunto do momento é inevitável e dá pelo nome COVID-19. Já é conhecido o envolvimento da Faculdade, através de vários grupos de investigação, “na linha da frente ao apoio ao combate” a esta pandemia em estreita colaboração com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, tal como foi divulgado pelo professor de Epidemiologia da Faculdade, Manuel Carmo Gomes, no seu artigo, mas este contributo não se esgota aqui, como anunciado pela Faculdade em comunicado de imprensa.

No Tec Labs – Centro de Inovação e incubadora da Ciências ULisboa são várias as empresas, spin-off, proto-company e startups a trabalhar para encontrar soluções que ajudem doentes, profissionais, unidades hospitalares e autoridades governamentais nesta “luta”, que só poderá ser vencida pelo esforço conjunto.

Investigadora a trabalhar num laboratório
As adaptações ao seu software Clinidata® têm como objetivo permitir novas parametrizações e integrações, bem como automatismos que acelerem a deteção do vírus e a identificação de pessoas com COVID-19
Fonte Tec Labs Ciências ULisboa

A Maxdata, empresa já estabelecida há vários anos em Portugal e que tem uma unidade de I&D nesta incubadora, nas últimas semanas, teve a sua equipa a trabalhar nas devidas adaptações ao seu software Clinidata®, presente nos principais hospitais públicos e privados portugueses e em laboratórios de referência nacionais e internacionais. Estas adaptações têm como objetivo permitir novas parametrizações e integrações, bem como automatismos que acelerem a deteção do vírus e a identificação de pessoas com COVID-19, e respetiva comunicação atempada à DGS. O Centro Hospitalar Universitário de São João do Porto, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) ou o Hospital de Ovar são apenas algumas das mais de dez unidades hospitalares que estão a beneficiar desta solução adaptada à realidade atual.

Já a spin-off Delox, que desenvolveu uma tecnologia proprietária de biodescontaminação, está, neste momento, a desenvolver um sistema de biodescontaminação de máscaras hospitalares descartáveis e de equipamentos de proteção individual utilizados pelos profissionais de saúde. “Como se sabe, estes são equipamentos escassos um pouco por toda a Europa e em caso de carência grave durante o atual combate ao surto, a implementação deste sistema de reutilização segura pode ser crucial”, refere a Delox.

A proto-company Nevaro desenvolveu uma plataforma online gratuita de tracking remoto dirigida a todos os que queiram acompanhar a evolução temporal dos potenciais indicadores do novo coronavírus, sejam ou não portadores do mesmo ou doentes de risco. Também a startup UpHill uniu esforços com a Evidentia Médica e a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública a fim de proporcionar a melhor evidência científica sobre a COVID-19. “Nesse sentido, a empresa disponibiliza agora soluções e informações dirigidas às necessidades imediatas do surto pandémico, tais como artigos e cursos práticos de abordagem para apoiar os profissionais de saúde nas suas tomadas de decisão, facilitar o acesso rápido e sistematizado a protocolos de atuação e à informação científica disponível, tal como testar as competências práticas na abordagem diagnóstica e terapêutica à COVID-19”, explica a UpHill.

Tubos de ensaio
A Lean Health Portugal em parceria com a Vodafone IoT irá disponibilizar esta semana 10 kits que irão permitir a monitorização dos sinais vitais de forma remota de pessoas diagnosticadas com casos menos graves da COVID-19
Fonte Tec Labs ACI Ciências

Outra destas startups a trabalhar “na linha da frente do apoio ao combate” a esta pandemia é a Lean Health Portugal, que está no terreno a ajudar o CHULN a redesenhar circuitos de doentes para aqueles que, não tendo COVID-19 mas com necessidade de continuar a receber cuidados pelo seu estado de saúde, tenham o mais eficiente acompanhamento adaptado à realidade atual. Através das suas soluções, baseadas em metodologias lean aplicadas à saúde, têm também dado apoio de back-office na análise de processos e recursos que permita a realocação de recursos humanos em tarefas aliviadas devido à suspensão de consultas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica. “Esta crucial tarefa de realocação permite apoiar as funções em sobrecarga de trabalho, quer na parte laboratorial, quer na parte de apoio da linha da frente, permitindo revezar colegas exaustos ou doentes”, conclui a startup acrescentando ainda que em parceria com a Vodafone IoT irá disponibilizar esta semana 10 kits que irão permitir a monitorização dos sinais vitais de forma remota de pessoas diagnosticadas com casos menos graves da COVID-19, que estejam em regime de internamento domiciliário. “Serão dez internamentos com um melhor nível de cuidados assegurados e que, ao mesmo tempo, aliviarão a pressão da sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde”, assegura a Lean Health Portugal.

A Thereus Health, uma plataforma de literacia em saúde que neste momento está focada em doentes de Alzheimer, também publicou, na semana passada, artigos especiais dedicados à COVID-19. As informações foram baseadas em instruções da DGS e da Alzheimer Portugal e têm como objetivo diversificar as fontes de informação credíveis e fiáveis que chegam a esta população vulnerável, consciencializando-os para os cuidados e precauções que devem ter nesta altura tão atípica e inesperada que se está a viver.

Por último, a Delta Soluções, outra das empresas sediadas nesta incubadora e que se dedica ao desenvolvimento de soluções web, mobile e software, foi outra das empresas que decidiu ativamente dar o seu contributo e juntar-se a esta “luta”. Depois de decretado o estado de emergência e do encerramento de muitos estabelecimentos comerciais, a empresa meteu mãos à obra e em 48 horas construiu o #EntregaEmCasa, uma plataforma online e gratuita que permite encontrar empresas que façam entregas em casa ou serviços ao domicilio em todo país, ajudando assim todos aqueles que estão em quarentena voluntária e que querem evitar ao máximo sair de casa nesta fase ou todos aqueles que têm dificuldade em deslocar-se a grandes superfícies comerciais, como a população mais idosa.

Tec labs com ACI Ciência ULisboa