Raquel Conceição coordena projeto Twinning 

Imagiologia Médica por Micro-ondas

Última Revisão —
Raquel Conceição

Raquel Conceição é a investigadora principal do projeto 3BAtwin

Imagem cedida por RC

Uma equipa de cientistas do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) da Ciências ULisboa liderada por Raquel Conceição vai receber 1.5M€ para reforçar as suas áreas de capacitação em Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI), no âmbito de um projeto Twinning, com o título “Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging Twinning (3BAtwin)”, realizado em parceria com a Universidade de Galway (Irlanda) e com o Politécnico de Turim (Itália).

O projeto "3BAtwin” com a duração de três anos irá começar ainda este ano. A equipa do IBEB Ciências ULisboa é constituída por Raquel Conceição, Daniela Godinho, Nuno Matela, Nuno GarciaBrígida Ferreira, Hugo Ferreira, João Coelho e Pedro Almeida.

O grupo da Universidade de Galway inclui Martin O'Halloran, Adnan Elahi e Bilal Amin; da equipa do Politécnico de Turim fazem parte Francesca Vipiana, Jorge Tobon-Vasquez e David Rodriguez-Duarte.

O objetivo deste projeto exploratório é acelerar a transição de MMWI "da bancada de investigação para a cabeceira do doente", contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de aplicações de MMWI na osteoporose óssea e cancro ósseo, nos acidentes vasculares cerebrais isquémicos e hemorrágicos, no cancro da mama e em gânglios linfáticos axilares metastisados.

“Cerca de 70% do projeto visa a capacitação em conhecimentos específicos, metodologias e técnicas dos nossos recursos humanos e das nossas infraestruturas em termos de MMWI”, diz Raquel Conceição, investigadora principal deste projeto e que pretende formar uma associação de MMWI a nível internacional e organizar uma conferência sobre o assunto, que terá duas edições durante o projeto 3BAtwin em Lisboa, aberta a todos os investigadores desta área.

tabela com dads sobra a coordenação
Fonte IBEB Ciências ULisboa

Raquel Conceição menciona ainda que é a primeira vez que concorre a um projeto Twinning (a FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências é a instituição proponente), e que surge no seguimento da sua participação como chair na Ação COST TD1301 (2013-2017) e na rede doutoral liderada pelo Politécnico de Turim (2018-2022).

Raquel Conceição foi a primeira investigadora doutorada, em Portugal, com doutoramento na área de Imagiologia Médica por Micro-ondas. É professora no Departamento de Física e coordenadora do IBEB Ciências ULisboa, vice-presidente do Comité Português da URSI para a Comissão K - Eletromagnetismo em Biologia e Medicina e membro do Comité MTT TC-28 Efeitos Biológicos e Aplicações Médicas.

Twinning visa capacitar uma instituição de um país widening numa determinada área científica através da colaboração com pelo menos duas instituições de investigação europeias de referência. A geminação reforça as atividades de ligação em rede entre instituições de investigação através da transferência de conhecimentos e do intercâmbio das melhores práticas.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt