Sustentabilidade ambiental

Revegetação com especies autoctones

Revegetação com espécies autóctones

ACCVL
Capa da revista Ingenium
A crónica da revista Ingenium n.º 183, referente ao primeiro trimestre de 2024, é da autoria de Jorge Buescu

“O projeto em curso no Lousal mostra que é possível conciliar a atividade de mineração com a devolução do território à natureza com o mínimo impacto possível – e, portanto, construir um futuro melhor, que faça da sustentabilidade ambiental um valor intrínseco às atividades económicas”, escreve Jorge Buescu na crónica “A vida renasce num projeto científico pioneiro numa antiga mina do Alentejo”, publicada na revista Ingenium n.º 183, referente ao primeiro trimestre de 2024.

“Este projeto de restauração ambiental e ecológica de uma antiga zona mineira altamente contaminada vem mostrar que é possível encontrar um equilíbrio entre a atividade extrativa mineira, absolutamente indispensável no tecido económico global, e a sustentabilidade ambiental, um valor cada vez mais central na existência humana.”
Jorge Buescu in revista Ingenium

O professor da Ciências ULisboa escreve sobre a experiência pioneira do Lousal: quatro páginas que dão a conhecer o projeto de reconstituição ecológica do Lousal, cuja área de intervenção é de 1,7 hectares, e a abordagem holística e multidisciplinar implementadas e que envolve transversalmente as Ciências Físicas, Químicas, Geológicas e Biológicas. “[Este projeto] integra métodos de reabilitação geomorfológica, técnicas de neutralização química da drenagem ácida mineira e de recomposição do solo, e finalmente a reconstituição da vegetação da área com espécies autóctones”, redige Jorge Buescu.

“Um dos pontos mais altos do Centro está, na verdade, debaixo da terra: trata-se da Galeria Waldemar, a única galeria mineira subterrânea visitável do País, que inclui uma colónia de morcegos, um sismógrafo subterrâneo e uma experiência científica de deteção de muões em profundidade.”
Jorge Buescu in revista Ingenium

A crónica inclui ainda uma entrevista a Jorge Relvas, presidente do Centro Ciência Vida do (CCV) Lousal e Álvaro Pinto, diretor executivo do CCV Lousal, e um destaque para o vídeo “Campos floridos do Projeto Piloto do Lousal”, disponível na página https://liferibermine.com.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa