Opinião

Melhor Projeto Público 2017

Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência

Centro Cultural de Montargil, Ponte de Sor

O Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência recebeu em maio passado o prémio Melhor Projeto Público 2017, pela Entidade Regional de Turismo

Entidade Regional do Turismo
Álvaro Pinto
Álvaro Pinto
Imagem cedida por AP

A Entidade Regional de Turismo entregou os Prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2017, no passado mês de maio, numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Montargil, Ponte de Sor. De um total de 118 candidaturas apresentadas aos prémios “Turismo do Alentejo”, o Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência recebeu o prémio Melhor Projeto Público, com a candidatura intitulada “Mina de Ciência: Explorar Ciência, Extrair Conhecimento”.

O Lousal é uma antiga aldeia mineira do concelho de Grândola que, após a cessação da exploração mineira, em 1988, foi alvo de um programa de reabilitação levado a cabo pela empresa proprietária da mina, SAPEC, em cooperação com o município de Grândola.

A Associação Centro Ciência Viva do Lousal (ACCVL) dedica a sua atividade à comunicação de ciência e tecnologia em contexto não formal. Por se situar numa importante região mineira, que é a Faixa Piritosa Ibérica, este projeto contribui para a preservação da identidade histórica e cultural a nível local e regional.

A Mina de Ciência é responsável pela dinamização de três polos integrados que são a base da sua atividade regular: o Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, inserido na Rede Nacional de Centros Ciência Viva; o Museu Mineiro do Lousal e a Galeria Mineira subterrânea Waldemar D’ Orey.

Num espaço pensado e voltado para o público, nacional e internacional, tem-se revelado preponderante a constante renovação dos espaços e atualização da oferta educativa. A forte ligação à Universidade de Lisboa, em particular à Faculdade de Ciências (associado fundador da ACCVL), garante a atualização e rigor dos conteúdos comunicados.

O raio de ação da ACCVL não se restringe ao espaço da Mina do Lousal, alargando a sua atividade, de uma forma original e criativa, a um vasto conjunto de espaços públicos.

Desde a sua inauguração, em 2010, as dinâmicas criadas pela ACCVL contaram com a participação de mais de 140.000 visitantes em atividades de educação não formal.

Álvaro Pinto, diretor executivo do Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência e técnico superior do DG Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt