Localização de ondas em quasicristais lineares

Artigo da Nature Photonics esclarece problema antigo

Vladimir Konotop é um dos autores

Pontos de interrogação

O artigo esclarece um problema antigo sobre a localização de ondas em quasicristais lineares

Unsplash+ em colaboração com Rodion Kutsaiev

Vladimir Konotop, professor da Ciências ULisboa, participou num estudo publicado este mês na Nature Photonics - “Observação da Localização da Luz em Quasicristais Fotónicos” -, em colaboração com investigadores da Universidade Jiao Tong de Xangai (China) e da Academia de Ciências Russa  (Rússia).

Este artigo esclarece um problema antigo sobre a localização de ondas em quasicristais lineares. Para isso, foram criados quasicristais bidimensionais fotónicos com diferentes simetrias rotacionais, não permitidas em estruturas cristalográficas periódicas, utilizando conjuntos de ondas planas interferentes. Os resultados prometem abrir caminho para a entendimento do fenómeno de localização e de manipulação de ondas em sistemas aperiódicos com possíveis aplicações em Fotónica, Física Atómica, Acústica e Matéria Condensada.

“Este trabalho demonstra que a localização linear da luz ocorre mesmo em quasicristais lineares com estrutura regular para feixes de sonda, e que nelas se propagam. A localização da luz ocorre acima de uma profundidade crítica do potencial oticamente induzido, e esta profundidade crítica diminui com o aumento da ordem da simetria rotacional discreta do quasicristal”, explica o professor do Departamento de Física e investigador do Centro de Física Teórica e Computacional.

Daniela Costa e Tânia Monteiro com GJ DCI Ciências ULisboa