“World’s Top 2% Scientists”

Investigadores da Ciências ULisboa entre os mais influentes a nível mundial

Última Revisão —
anffiteatro com cientistas

Na lista de carreira constam 572 investigadores afiliados a instituições portuguesas. A Ciências ULisboa está entre as dez melhores instituições portuguesas, sendo a sétima com mais investigadores neste ranking

DCI Ciências ULisboa

A Ciências ULisboa conta com 26 investigadores colocados nos rankings “World’s Top 2% Scientists”, de acordo com o mais recente estudo publicado pela Elsevier, comprovando a relevância da sua produção científica.

Este ranking utiliza as citações da base de dados Scopus e encontra-se já na 6ª versão, que foi divulgada a 1 de outubro de 2023 e atualizada três dias depois, a 4 de outubro. Os dados mais recentes estão compilados em duas listas, tal como sucedeu em 2022. Uma das listas refere-se aos cientistas com maior impacto ao longo da carreira e os dados são atualizados até ao final de 2022, dando foco a 204.643 investigadores. Noutra lista estão indicados apenas os cientistas que tiveram maior impacto em 2022, e o número aumenta para 210.198 investigadores.

Na lista de carreira constam 572 investigadores afiliados a instituições portuguesas. A Ciências ULisboa está entre as dez melhores instituições portuguesas, sendo a sétima com mais investigadores neste ranking. Comparativamente à versão anterior, publicada em novembro de 2022 com dados atualizados até ao final de 2021, 12 investigadores da Ciências ULisboa subiram na lista de carreira (Francisco S. N. Lobo, Vladimir V. Konotop, Alan Phillips, José M. F. Nogueira, Margarida D. Amaral, Carlos A. Nieto de Castro, João Pires, Vasco T. Vasconcelos, Carla Silva, Ricardo M. Trigo, Alysson Bessani e Rui A. C. Ferreira) e sete subiram na lista anual 2022 (Miquéias Lopes-Pacheco, Vladimir V. Konotop, Miguel Centeno Brito, Bernardo Duarte, Ricardo M. Trigo, Teresa Faria e Alysson Bessani).

Nesta edição, destaque ainda para os investigadores António Amorim e Ana Cristina Figueiredo, que integram pela primeira vez a listagem anual, e Cátia Pesquita, que já constou na anual de 2021 e que nesta nova edição, para além da anual, integra pela primeira vez a listagem de carreira.

Lista anual 2022 (19 investigadores com afiliação à Ciências ULisboa)

Andrew R. Liddle
Francisco S.N. Lobo
Alan Phillips
Miquéias Lopes-Pacheco
Vladimir V. Konotop
Rui A.C. Ferreira
Carlos A. Nieto de Castro
Rui Rosa
Margarida D. Amaral
Miguel Centeno Brito
Alysson Bessani
José M.F. Nogueira
João Pires
Ana Cristina Figueiredo
Bernardo Duarte
António Amorim
Cátia Pesquita
Ricardo M. Trigo
Teresa Faria

Os cálculos para a realização deste estudo foram realizados a partir dos perfis dos autores do Scopus, com efeitos a 1 de outubro passado. Os organizadores deste trabalho alertam para o facto de que se um autor não estiver na lista é simplesmente porque o valor do indicador composto não era alto o suficiente para aparecer na lista e isso não significa que o autor não faça um bom trabalho. Os pedidos de correções dos dados Scopus (incluindo correções em afiliações) devem ser enviados diretamente à Scopus, para que os dados corretos possam ser usados em futuras atualizações anuais dos bancos de dados de indicadores de citação.

Em ambas as listas consta também o investigador Eric A. Carlen, membro integrado do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional CMAFcIO.

Nota da redação: A notícia publicada no dia 11 de outubro incluía 24 cientistas em vez de 26. Na 6.ª versão do ranking surgem afiliados a outras instituições, ao invés da Ciências ULisboa, ainda que sejam cientistas desta faculdade. A última revisão deste artigo, a 17 de novembro, refere-se à análise comparativa dos investigadores da faculdade e que no ranking do ano passado estavam genericamente afiliados à ULisboa.

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência com Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt