Física e Materiais

Entrevista com Vladimir Konotop

Prémio Científico ULisboa/Caixa Geral de Depósitos

Vladimir Konotop e membros da ULisboa e da CGD

O prémio científico foi entregue durante uma cerimónia pública, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

Creative Minds - Ricardo Ruella
Vladimir Konotop
Para Vladimir Konotop este prémio é "importante e um honroso" reconhecimento da relevância do seu trabalho para o desenvolvimento da ciência na ULisboa
Fonte Creative Minds - Ricardo Ruella

Vladimir Konotop é professor no Departamento de Física e investigador no Centro de Física Teórica e computacional da Ciências ULisboa. Este ano foi distinguido pela segunda vez, pela ULisboa e pela Caixa Geral da Depósitos (CGD) com um prémio científico, na área de Física e Materiais. O primeiro prémio científico atribuído pela ULisboa e pela CGD ao cientista ocorreu em 2017. A entrega deste segundo prémio decorreu no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa, no dia 23 de novembro passado.

“O prémio em si é um excelente sinal de que a ULisboa, em colaboração com a CGD, continua a apostar na promoção de investigação de alta qualidade reconhecida internacionalmente, o que constitui uma base para o sucesso duma escola de ensino superior.”
Vladimir Konotop

O que representa para si esta distinção?

Vladimir Konotop (VK) – É importante e um honroso reconhecimento da relevância do meu trabalho para o desenvolvimento da ciência na ULisboa. Além disso, o prémio em si, é um excelente sinal de que a ULisboa, em colaboração com a CGD, continua a apostar na promoção de investigação de alta qualidade reconhecida internacionalmente, o que constitui uma base para o sucesso duma escola de ensino superior.

Ouça novamente os Sons de Ciência com Vladimir Konotop, um trabalho multimédia sobre o cientista, realizado no âmbito da atribuição do primeiro prémio científico da ULisboa/CGD.

Em que é que consiste a sua investigação?

VK - A minha investigação é centrada na localização e transporte da luz e da matéria em meios estruturados periódicos e não periódicos.

“A minha investigação é centrada na localização e transporte da luz e da matéria em meios estruturados periódicos e não periódicos.”
Vladimir Konotop

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt