Cientistas por uma semana

O programa “Ser Cientista” reúne este ano 80 participantes

3 raparigas a apontarem para um ecrã num laboratório

A 8.ª edição do programa "Ser Cientista" decorre na próxima semana

DCI Ciências ULisboa

Acontece este ano mais uma edição do “Ser Cientista”. A 8.ª edição do programa, que decorre entre os próximos dias 24 e 28 de julho, visa proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica, pela integração no dia-a-dia dos cientistas de diferentes áreas de Ciências.

Ao longo de uma semana, os participantes vão poder realizar, por si próprios, um projeto científico, acompanhados pelos docentes e investigadores da Faculdade. Este ano, os 80 alunos inscritos vão poder participar num de 15 projetos à sua escolha, de entre as áreas das Ciências da Vida e da Saúde, Ciências da Terra e do Ambiente, Ciências Químicas, Matemática e Estatística e Ciências Físicas.

Os alunos vão ter ainda a oportunidade de participar num speed dating com investigadores e apresentar o seu projeto no congresso “Ser Cientista”, aberto às famílias e a todos os interessados, no último dia do programa.

O programa ‘Ser Cientista’ demonstra o empenho da Ciências ULisboa em promover um contacto precoce e profissional entre a investigação científica de ponta, os seus instrumentos, e métodos, e os alunos interessados em compreender melhor o que é, como se faz investigação científica e qual o seu impacto na sociedade. Durante uma semana, estes alunos poderão ‘tratar por tu’ alguns dos mais conceituados cientistas do mundo, algo de que Ciências ULisboa muito se orgulha de tornar possível. Temos a certeza de que esta experiência vai contribuir significativamente para alargar os seus horizontes enquanto cidadãos, esperando que os possa estimular a ter sempre a ciência presente nas suas vidas” Pedro Almeida, subdiretor da Ciências ULisboa.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt