2.ª edição Ser Cientista

Muitos sonham um dia ser exploradores, físicos, biólogos, químicos. Foi por isso que a Faculdade de Ciências da ULisboa criou o programa “Ser Cientista”, para que os mais curiosos e com mais vontade de pôr mãos à obra passem dos sonhos à ação.

Esta iniciativa tem o objetivo de “proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica”. Para concretizá-lo “durante uma semana inteira, [os estudantes] desenvolvem um projeto científico no campus da Faculdade, acompanhado por alguns colegas da sua idade, sob a orientação de docentes e investigadores.” 

Ciências da Vida e da Saúde, Ciências da Terra e do Ambiente, Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Estatística e Ciências Químicas são as áreas abrangidas pelo programa. É aqui que os “cientistas” do ensino secundário vão desenvolver atividades que vão pôr a química a descobrir “Os segredos de um chocolate perfeito”, as Ciências da Terra e do Ambiente a identificar as características dos “Pinheiros Bravos e Pinheiros Mansos”, a Matemática e a Estatística a analisar “Decisões de Investimento” e a as ciência das vida e da saúde a explorar as “Bactérias produtoras de Antibióticos”.

"Este programa, iniciado em 2014, tem como principal objetivo proporcionar a alunos dos últimos anos do ensino secundário um primeiro contacto com a investigação científica. Trata-se de uma aposta estratégica da atual direção que tem como finalidade divulgar as principais áreas de investigação da nossa Faculdade a alunos do ensino secundário interessados neste tipo de atividades", reforçou o subdiretor da Faculdade de Ciências da ULisboa, Pedro Ré.

Ana, uma das alunas participantes na edição Ser Cientista 2014, partilhou a sua experiência enquanto desempenhava funções num dos laboratórios da faculdade: “Estou a gostar muito da iniciativa. Sempre gostei muito de ciências, deste tipo de trabalho e aqui estou a experimentar ainda mais coisas. Já sei que quero ser professora, o que estou a fazer agora é usar esta componente prática para me ajudar a decidir a área de especialização”.


Na iniciativa Ser Cientista os participantes estão integrados em projetos que permitem o contacto com a realidade científica
Fonte GCIC-FCUL

Para além dos projetos desenvolvidos, os participantes vão conhecer o campus universitário, bem como fazer parte de um dos acontecimentos mais frequentes neste contexto e com que vão ter de lidar, caso sigam esta área de formação: os congressos científicos.

No canal YouTube da faculdade pode encontrar vídeos relativos à edição de 2014 e no Facebook pode ver o álbum fotográfico. As candidaturas ao programa decorrem até 3 de julho, sendo que as atividades começam a 20 de julho e prolongam-se até ao dia 24 deste mês. 

Até lá!

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura de Ciências da ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt