EduCoast

Educar para a preservação e proteção dos sistemas costeiros

EduCoast é um programa educacional baseado na Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira, instalações do IPMA

A mais recente edição do curso de formação "Zonas Costeiras: Um Mundo em Mudança" decorreu em abril de 2023

EduCoast
vista aerea do local
A estação experimental de Tavira está situada em pleno Parque Natural da Ria Formosa e disponibiliza um laboratório totalmente equipado para a realização de análises de sedimentos, bem como equipamentos para a realização de observações e amostragens de campo. A sua localização é privilegiada, já que se encontra junto a um sistema lagunar, próximo dos sapais e da praia, proporcionando um conjunto de atividades educativas enquadradas na temática de preservação e proteção dos sistemas costeiros.
Fonte IPMA

O projeto EDUCOAST, promovido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), desenvolve programas educacionais para diversos níveis de ensino e para profissionais, na área das geociências costeiras e marinhas, tendo como base o trabalho de campo e as práticas experimentais. Investigadores da Ciências ULisboa colaboram neste projeto, que se desenvolve na Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira, instalações do IPMA no Algarve.

“EDUCOAST – Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza” é um projeto do IPMA, desenvolvido em parceria com a Ciências ULisboa, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Centro de Ciência Viva de Tavira, e é financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants. O projeto é coordenado por Teresa Drago, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL) e geóloga do IPMA.

A oferta formativa do projeto inclui diversas vertentes: visitas de escolas de ensino básico e secundário, formação para alunos do ensino superior, formação para empresas marítimo-turísticas, formação de professores, entre outras.

A vertente de formação de professores é coordenada por Francisco Fatela, professor do Departamento de Geologia (DG) e investigador do IDL. Neste âmbito participam também Maria Conceição Freitas e Rui Taborda, professores do DG e investigadores do IDL; Tanya Silveira, investigadora do IPMA e do IDL; e João Pedro Cascalho, investigador do DG/IDL.

As ações de formação de professores do ensino básico (3ºciclo) e secundário, creditadas pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), decorrem durante quatro dias, na Estação de Tavira. A primeira edição deste curso de formação decorreu em julho de 2022, tendo a segunda decorrido em abril deste ano.

Os cursos de formação de professores dos grupos de Biologia/Geologia e Geografia, acreditados pelo CCPFC, já existem na Faculdade desde 2006.

O curso de formação de professores aborda temáticas relacionadas com a dinâmica costeira e sedimentar das praias, assim como os aspetos ecológicos das lagunas e zonas de sapal, com especial ênfase para a preservação destes sistemas costeiros. Além da formação teórica sobre a evolução do litoral português nos últimos 18 mil anos e sobre o seu futuro, considerando os impactos das alterações climáticas e as medidas de adaptação necessárias, o curso tem uma forte componente prática. Os formandos passam a manhã em trabalho de campo, observando os sedimentos, recolhendo amostras, fazendo medições das correntes de deriva litoral e medições dos parâmetros físico químicos da água; à tarde, o trabalho é no laboratório, onde observam sedimentos à lupa binocular e constroem perfis topográficos da praia, entre outras atividades.

As próximas edições deste curso de formação de professores irão decorrer de 14 a 17 de julho próximo e em abril de 2024. Ainda em setembro deste ano decorre o EDUCOAST Summer School 2023, uma formação destinada a estudantes de mestrado e doutoramento.

O objetivo dos cursos é atualizar os conhecimentos dos professores e fornecer-lhes ferramentas que facilmente possam ser utilizadas na sua escola, utilizando instrumentos simples e acessíveis. O “método da laranja” é um destes exemplos, que consiste no lançamento de uma laranja ao mar, medindo depois o tempo e a distância percorrida no seu regresso à praia, monitorizando assim a ondulação e as correntes de deriva costeiras.

A avaliação dos formandos inclui avaliação contínua e a elaboração de um relatório, apresentado sob a forma de guião para uma saída de campo com os seus alunos, permitindo-lhes aplicar de forma prática as aprendizagens do curso.

O projeto EduCoast tem a duração de dois anos e terminará em abril de 2024.

Marta Tavares, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt