Carros solares: precisam-se voluntários!

Campanha de ciência cidadã quer estudar a mobilidade solar

tejadilho de uma carro com paineis solares

A integração de painéis solares em carros elétricos aumenta a autonomia dos veículos

IDL Ciências ULisboa

Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) e do Instituto Dom Luiz (IDL), está a recrutar voluntários para uma campanha de ciência cidadã, cujo objetivo é estimar o potencial da mobilidade solar, utilizando os próprios veículos. A campanha decorre no âmbito do projeto “Solar Cars”.

sensor solar no tejadilho de um carro
A campanha experimental consiste em recolher dados georreferenciados de radiação solar, colocando no tejadilho de um veículo um sensor capaz de fazer este tipo de medições. Os sensores são autónomos (carregam com energia solar), enviam automaticamente os dados para uma cloud, e estão fixos magneticamente ao veículo, de modo a garantir que não se movem nem danificam a pintura do carro.
Fonte IDL Ciências ULisboa

A integração de painéis solares em veículos elétricos aumenta a autonomia dos veículos, que carregam durante o dia, reduzindo os custos, as emissões de CO2 e a frequência de carregamento. Uma análise do potencial de uma cidade como Lisboa mostra que, mesmo considerando as sombras provocadas pelos edifícios, a energia solar poderia contribuir, em média anual, com o equivalente a 18 km/dia. Considerando que a distância média percorrida na cidade é 30 km/dia, um veículo elétrico solar reduziria os custos de energia em mais de metade, eliminando as necessidades de carregamento durante o verão e reduzindo as necessidades de carregamento no inverno para metade.

“Solar Cars” é um projeto de ciência cidadã que pretende recolher dados experimentais do potencial solar de veículos elétricos para validação de modelos como este. As medições são realizadas a bordo de veículos de voluntários, que não precisam ser carros elétricos, cientistas cidadãos com vontade de aprender mais sobre o papel da energia solar para uma mobilidade mais sustentável e em participar num projeto científico.

A equipa do projeto “Solar Cars” é constituída por Miguel Centeno Brito e Ivo Costa, professores do DEGGE e investigadores do IDL, e Leonardo Ferreira, aluno do mestrado em Engenharia da Energia e Ambiente.

Os sensores solares estão em circulação na cidade de Lisboa desde dezembro de 2021 e já passaram por cerca de 15 veículos diferentes, desde autocarros, veículos particulares e TVDE’s.

Para participar preencha o formulário disponível no site do projeto.

IDL com GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt