Voluntariado social: um complemento à formação dos estudantes de Ciências

4 pessoas em frente de uma tela de apresentação

Ana Cabral e Beatriz Gil apresentaram os projetos da UC no passado dia 19 de janeiro

Ana Cabral; CAR

No âmbito da unidade curricular (UC) “Voluntariado Curricular”, realizaram-se no passado dia 19 de janeiro as apresentações dos projetos dos alunos. Incluída na oferta formativa da Faculdade desde 2016, esta UC integra o grupo opcional de Formação Cultural, Social e Ética, promovendo a formação e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, sensibilizando-os para as temáticas da solidariedade, tolerância, compromisso, justiça e responsabilidade social.

No 1.º semestre do ano letivo 2022/23, Beatriz Gil, aluna da licenciatura em Química, e Ana Cabral, aluna da licenciatura em Biologia, concluíram com sucesso os seus projetos de voluntariado na Casa de Acolhimento Residencial da Fundação CEBI (CAR) em Alverca, sob a tutoria da professora Estrela Jorge e orientação na instituição pela Dra. Olga Fonseca; e na Refood Lumiar, sob a tutoria da professora Lisete Sousa e orientação na instituição pelo Dr. Tiago Pereira Gomes, respetivamente.

A aluna Beatriz Gil desenvolveu o seu voluntariado em atividades diárias de apoio a bebés a residir na CAR. Para a Beatriz Gil esta experiência “acaba por ser uma pequena contribuição para ajudar estes pequenos seres humanos e tentar demonstrar-lhes carinho, amor, ouvi-los realmente e mostrar que independentemente da história de vida, do sítio onde nasceram, das pessoas que os trouxeram ao mundo, eles têm a oportunidade de viver uma vida feliz, de ter um futuro com sucesso e a capacidade de sonhar”. Para esta jovem, apesar desta UC ter terminado, o seu contributo para a sociedade e para a vida destas crianças está longe de acabar.

Já a aluna Ana Cabral, que ajudou na preparação, organização e distribuição de alimentos e refeições na Refood, sai desta experiência “com um maior sentido de dever para com a sociedade”, conta, concluindo que “fazer voluntariado é uma experiência de crescimento pessoal, social e moral, e que para além de mostrar novas realidades, bastante diferentes, leva-nos a adaptarmo-nos a elas, o que nos torna pessoas mais flexíveis e tolerantes”.

A UC “Voluntariado Curricular” é uma importante iniciativa da Faculdade, que consiste num complemento da formação científica e técnica aos estudantes, proporcionando-lhes oportunidades para o desenvolvimento de competências transversais em particular nas vertentes social e pessoal, onde a empatia, a capacidade de trabalho em equipa e certamente a humildade, são requisitos essenciais na formação ética e social de qualquer ser humano.

Cristina Catita, professora do DEGGE Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt