Conferências plenárias no lançamento do projeto europeu TWIN2PIPSA

Michele Vendruscolo, Ehud Gazit e Kresten Lindorff-Larsen

Oradores das conferências: Michele Vendruscolo, Ehud Gazit e Kresten Lindorff-Larsen

TWIN2PIPSA

A propósito do arranque do projeto europeu TWIN2PIPSA  - “Twinning for excellence in biophysics of protein interactions and self-assembly”, irá decorrer na Ciências ULisboa, entre os dias 1 e 3 de fevereiro de 2023, uma série de conferências plenárias, abertas a toda a comunidade académica, proferidas por especialistas das universidades parceiras do projeto: Michele Vendruscolo, professor na Universidade de CambridgeEhud Gazit, professor na Universidade de Tel Aviv; e Kresten Lindorff-Larsen, professor na Universidade de Copenhaga.

imagem ilustrativa do projeto com mapa da europa
A reunião de lançamento do projeto acontecerá também durante os três dias
Fonte TWIN2PIPSA

De acordo com Cláudio M. Gomes, professor no Departamento de Química e Bioquímica (DQB), investigador no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) e coordenador deste projeto, estas conferências plenárias constituem uma oportunidade única para dar a conhecer o estado da arte relativamente a várias vertentes de investigação de ponta em Bioquímica e Biofísica de Proteínas, com impacto e aplicações em problemas da Biomedicina e Biotecnologia.

As conferências ilustram abordagens experimentais e computacionais aplicadas ao estudo dos aspetos moleculares da agregação proteica e neurodegeneração na doença de Alzheimer, a aplicações biomédicas e biotecnológicas de péptidos e proteínas, e aos mecanismos de perda de função subjacentes a várias doenças conformacionais.

“Com a organização desta série de seminários visamos também dar a conhecer as potencialidades que o desenvolvimento deste projeto na Ciências Lisboa permite alcançar, ao nível científico, societal e económico”, acrescenta Bárbara Henriques, investigadora no DQB e no BioISI e membro da equipa com o pelouro de coordenação das atividades de comunicação e disseminação.

O projeto TWIN2PIPSA é financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizon Europe da União Europeia.

As conferências plenárias, abertas a toda a comunidade, decorrem entre os próximos dias 1 e 3 de fevereiro, no auditório da FCiências.ID da Faculdade - edifício C1, piso 3.

BioISI com GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt