Opinião

É um prazer conhecê-lo, “mundo” interno

#COVID19 #EuFicoEmCasa

Última Revisão —
Livro e caneta

Pensa, repensa, partilha, estabelece metas e objetivos para depois os concretizares

Unsplash - Aaron Burden
Bruna Francisco
Bruna Francisco
Fonte ACI Ciências ULisboa

Talvez os dias que têm passado te pareçam desocupados ou então demasiado ocupados. É possível que esta nova realidade crie um espaço antes não existente ou então a necessidade de o criar. Esse espaço pode ser suscetível a um maior contacto com algo que, talvez, ainda não fosse alvo da tua atenção plena. O teu “mundo” interno.

E como é complexo e curioso esse mundo! Constituído por um vasto conjunto de elementos (pensamentos, memórias, emoções, valores, objetivos, sonhos e desejos), que por vezes se encontram desarrumados, com pouco investimento ou, até mesmo, algo abandonados. Visto isto, talvez seja a altura de desbravares o que há por ser descoberto, conhecido ou reconhecido dentro de ti.

Também a relação connosco implica desafio, determinação, persistência e imaginação. Aquilo que for complexo procura digerir, atribuir significado ou ressignificar e, se necessário, reciclar. Faz uma arrumação ou, quem sabe, até mesmo uma limpeza interior, libertando-te daquilo que for desnecessário. Aproveita para estar em contacto com aquilo que são os teus maiores sonhos ou desejos. Pensa, repensa, partilha, estabelece metas e objetivos para depois os concretizares. Quando voltares à realidade externa estarás pronto para a ação!

Nessa viagem ao teu mundo interno, um diário de bordo poderá ser um ótimo recurso, não só como forma de ganhar perspetiva sobre o que vais refletindo e sentindo, mas também como forma de anotar coisas que identificas que são as essenciais para ti.

Deixamos uma questão em forma de desafio: “O que tens descoberto sobre ti, durante esta quarentena?”

Bruna Francisco, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt