Rede Europeia de Especialistas em Bioadesão

Reunião em Ciências ULisboa

Comité de Gestão da Ação COST CA15216 reuniu-se em Ciências ULisboa

A Rede Europeia de Especialistas em Bioadesão junta biólogos, químicos, bioquímicos, físicos, engenheiros e empresários

Imagem cedida por RS

A reunião do Comité de Gestão da Ação COST CA15216 - Rede Europeia de Especialistas em Bioadesão ocorreu no campus da Ciências ULisboa, no passado dia 15 de outubro.

O objetivo desta ação é decifrar os segredos dos organismos que produzem bioadesivos e usar as suas propriedades invulgares, nomeadamente boa adesão na presença de fluidos, convertendo-os em novos produtos com aplicações médicas e industriais, de acordo com Romana Santos, investigadora do Departamento de Biologia Animal e do polo Ciências ULisboa do Centro de Ciências do Mar e Ambiente e vice-presidente desta ação COST.

Esta rede junta biólogos, químicos, bioquímicos, físicos, engenheiros e empresários. Um dia antes da reunião realizaram-se em Ciências ULisboa duas sessões paralelas: "2.º Workshop internacional de adesivos e revestimentos funcionais à base de catecóis" e "Abordagens ómicas aplicadas à bioadesão".

Cerca de 40 participantes de 23 países europeus  - Alemanha, Austria, Bélgica, Bósnia e Hergovina, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Holanda,Irlanda, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia, Turquia - participaram neste encontro de trabalho, organizado  por Romana Santos e Ana S. Viana, professora do Departamento de Química e Bioquímica da Ciências ULisboa, investigadora do Centro de Química Estrutural e membro substituto do Comité de Gestão para Portugal nesta ação COST.

"Desde sempre que a ciência tem vindo buscar inspiração à natureza! O estudo da bioadesão é um bom exemplo, no entanto é complexo e multidisciplinar. A realização deste evento nesta Faculdade foi muito importante para divulgar o trabalho conjunto dos nossos grupos de investigação em bioadesão e biomimetismo e eletroquímica interfacial, com vista ao desenvolvimento de adesivos biomiméticos inspirados em ouriços do mar, bem como trocar experiências, avanços metodológicos e definir novos objetivos de progresso com os nossos parceiros europeus."
Romana Santos e Ana S. Viana

 

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt