Celebrar as Ciências do Mar

Mar

16 de novembro - Dia Nacional do Mar

Graça Brites

O 1.º Encontro Nacional de Incubadoras do Mar realiza-se na Reitoria da ULisboa no próximo dia 19 de novembro.

O Dia Nacional do Mar comemora-se esta sexta-feira - 16 de novembro -, uma boa data para trazer à memória os 20 anos da EXPO’98 e da Ponte Vasco da Gama e a reabilitação daquela área e uma oportunidade para voltar a visionar a reportagem dedicada aos estudos de impacto ambiental e de monitorização realizados por professores de Ciências ULisboa e por investigadores do extinto Instituto de Oceanografia, atual Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE).

Os estudos feitos no estuário do Tejo começaram a realizar-se em meados da década de 90. No entanto, apesar da melhoria registada no decorrer dos trabalhos de monitorização ao longo destes anos, continuam a verificar-se problemas ambientais no Tejo.

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva celebrou este ano os 20 anos da exposição mundial EXPO'98 visitada por mais de 10 milhões de pessoas, com um evento dedicado ao oceano e em que as instituições que produzem conhecimento sobre o mar mostraram ao público o que mudou nos últimos 20 anos. O MARE esteve presente.

Fonte Vera Sequeira

As competências técnicas e científicas dos profissionais de Ciências ULisboa e do MARE fundamentam a participação regular em projetos nacionais e internacionais, que visam abordar as problemáticas associadas aos ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos, sendo vários os artigos que têm sido publicados em revistas científicas de renome internacional sobre estas matérias.

O MARE  apresenta o programa educativo para 2018/2019 “O MARE vai à escola” no Dia Nacional do Mar, no campus de Ciências ULisboa. Esta iniciativa pretende promover o aumento da literacia do oceano junto do público escolar.

Pormenor da capa do livro “A menina que via o mar de várias cores”
Ilustração de Rui Sousa

No próximo dia 1 de dezembro, pelas 17h00, na FNAC Colombo, em Lisboa, ocorre o lançamento do livro infantil “A menina que via o mar de várias cores”, da autoria de Vanda Brotas, professora do Departamento de Biologia Vegetal e investigadora do polo de Ciências ULisboa do MARE, com ilustrações de Rui Sousa. A obra editada pela Gradiva, com o patrocínio da Ciência Viva, chama a atenção para o plâncton e para os satélites que monitorizam a cor do mar.

ACI Ciências ULisboa