“Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal”

Best Climate Solutions 2018

Banda desenhada portuguesa nomeada para prémio internacional

Última Revisão —

Pode votar na obra "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal", para o prémio internacional Best Climate Solutions 2018, até 15 de outubro

ClimAdaPT.Local

Para votar diretamente na banda desenhada portuguesa, basta entrar no site e clicar no botão "Vote". Para conhecer os restantes projetos a concurso, também deverá entrar no respetivo site.

"Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" está nomeada para o prémio internacional Best Climate Solutions 2018. Esta banda desenhada é o único projeto ibérico a concurso. As votações online decorrem até 15 de outubro.

O Best Climate Solutions 2018 é dedicado à comunicação de ameaças e oportunidades das alterações climáticas. No total estão nomeados 42 projetos, sendo que ao nível da Península Ibérica o projeto português é o único a concurso.

As candidaturas serão avaliadas por um júri nomeado para o efeito e pelo resultado das votações online, que decorrem até ao próximo dia 15 de outubro. O projeto vencedor será anunciado durante o Festival da Terra 2018, que acontecerá em Veneza nos dias 3 e 4 do próximo mês de dezembro.

A banda desenhada da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor) foi lançada em 2016 no âmbito do ClimAdaPT.Local, um projeto coordenado por Gil Penha-Lopes, investigador do grupo CCIAM - Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

Do cenário das vinhetas e das tiras para o mundo real, a banda desenhada conta a história de uma jornalista de televisão que convence um repórter de imagem e um editor a fazer uma reportagem sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal. Ao longo do processo de criação desta reportagem, vão descobrindo situações reais e conversando com especialistas da área.

A obra - disponível de forma gratuita em formato digital e distinguida em janeiro deste ano com o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho -, tem sido distribuída por escolas e bibliotecas municipais como forma de sensibilizar a população mais jovem para a importância dos municípios portugueses se adaptarem às alterações climáticas.

“É um livro de banda desenhada feito a pensar num público mais jovem, mas claro que pode ser lido por todos que tenham interesse no tema das alterações climáticas. A linguagem é simples, e recorre-se muito à comunicação visual para ilustrar o que é dito. O livro conta histórias que se passam em Portugal, dando exemplos práticos, e apresenta também alguns dos cientistas que trabalham nesta área”, explica Bruno Pinto, atualmente investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-ULisboa) e investigador do cE3c à data de criação da banda desenhada.

O autor do projeto vencedor apresentará o livro em Veneza numa cerimónia que contará com a presença de vários premiados Nobel, Pulitzer e Goldman. O prémio é no valor de €3000.

ACI Ciências ULisboa com cE3c
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt