Banda desenhada sobre alterações climáticas em Portugal

Pormenor da capa do livro

Penim Loureiro e Quico Nogueira

A banda desenhada "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" é lançada em Ciências esta segunda-feira, 7 de novembro de 2016, pelas 17h00, no auditório da Fundação da Faculdade, sito edifício C1, piso 3.

Esta banda desenhada foi criada no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, coordenado pelo grupo CCIAM do cE3c. Trata-se de um projeto que tem envolvido municípios de todo o país na elaboração de estratégias municipais de adaptação e promovido a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal.

O argumento de "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" é da autoria de Bruno Pinto; o desenho e a cor ficaram a cargo de Penim Loureiro e Quico Nogueira, respetivamente. A banda desenhada acompanha uma jornalista e um repórter de imagem à medida que preparam uma reportagem sobre alterações climáticas, e é baseado em histórias e personagens reais. Ao longo da narrativa surgem conversas com especialistas que explicam o que já está a ser feito e quais os próximos desafios. O livro conta ainda com o prefácio de Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural da Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia e antigo aluno e docente de Ciências.

A sessão de apresentação do livro que também está disponível para download inclui uma conversa sobre o futuro da adaptação às alterações climáticas com especialistas de diversas áreas, nomeadamente Filipe Duarte Santos, professor de Ciências e investigador do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas; José Paulino, da APA - Agência Portuguesa do Ambiente e André Silva, do partido político PAN.

Marta Santos, cE3c, com ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt