Vídeoconferência

 

Sala de videoconferência

A Área de Comunicação e Imagem (ACI) gere uma sala de videoconferência, com capacidade para 24 pessoas, expansível para 32, que tem grandes potencialidades para a realização não só de sessões de videoconferência tradicionais, mas também para a lecionação de aulas (locais e remotas).  Os equipamentos foram instalados no seguimento do projeto CMU-Portugal, que em Ciências foi coordenado pelo Departamento de Informática, nomeadamente pelo professor Paulo Veríssimo. Além da participação em videoconferências com gestão remota ou apenas com dois intervenientes, Ciências pode gerir seis participantes remotos, possibilitando a gestão de sinais de áudio/vídeo e dados simultaneamente (apresentações via computador, etc).
 
A sala está equipada com um conjunto alargado de equipamentos profissionais que entre si configuram um estúdio de som e imagem, cujo objetivo é gerir os diversos inputs (câmaras, computadores, etc) e outputs (videoconferência, monitores, etc) existentes. Com três câmaras motorizadas disponíveis, um visualizador de documentos de alta definição, um smartboard e várias entradas para computadores pessoais, é possível a qualquer participante enviar dados, em vários formatos, numa videoconferência. A existência de colunas de interligação ao longo da sala (com alimentação elétrica e entradas de VGA/sinais de vídeo de computadores) permite aos participantes enviarem dados dos próprios equipamentos portáteis a partir do seu próprio lugar.
 
Quatro ecrãs de grande dimensão e alto contraste permitem condições de videoconferência invulgares, com afixação simultânea mas em ecrãs separados de slides e do próprio interlocutor remoto (ex.: o professor) em tamanho real e alta fidelidade. As câmaras motorizadas possibilitam ainda uma aproximação automática por toque do botão do microfone (movimentação e zoom) a um assistente (ex. um aluno) que esteja ativamente a participar na sessão de videoconferência, independentemente do local da sala.
 
É ainda possível gravar as sessões, disponibilizando-as depois on-line, bem como utilizar mecanismos de picture-in-picture ou inserção de logos para configurar e personalizar as sessões.
Os equipamentos são facilmente geridos a partir de uma consola táctil que permite gerir todos os componentes do sistema, incluindo a iluminação da sala. Independentemente do apoio da ACI, que dispõe de um técnico com formação adequada, é muito fácil a um utilizador (habitual) familiarizar-se com a utilização da sala. A existência de várias configurações base permite que qualquer utilizador possa escolher um perfil: aulas vs. reunião, local vs. remoto, alargando assim a autonomia na utilização correta da sala a utilizadores menos experientes.

Utilização da sala

A sala poderá ser utilizada, sem qualquer custo, por qualquer docente ou funcionário, desde que não existam marcações para o mesmo dia/hora. Eventos em que sejam cobrados valores aos participantes (exemplo: cursos de formação) será cobrado o valor adequado e descrito no preçário de alugueres de espaços de Ciências, onde já está considerada a sala de videoconferência. O custo está contemplado no preçário, consultável na secção "Reserva de Espaços" da página pessoal do Portal de Ciências.

Reserva da sala

Poderá efetuar a reserva da sala preenchendo este formulário e enviando-o através do endereço de correio eletrónico videoconferencia@fc.ul.pt.
Nota: alguns navegadores não permitem a edição do formulário, pelo que se aconselha a descarregar o mesmo, editá-lo e a enviar para o endereço eletrónico acima indicado. Caso não consiga visualizar os dados descritos no primeiro ponto relativo a "Participant:" então aconselhamos a utilização do Adobe Reader para poder visualizar corretamente a informação já pré-preenchida.
Transmissões ao vivo na Internet (Streaming)
O serviço inclui a captação, difusão e montagem (posterior) do evento, com disponibilização (obrigatória) na página de Arquivos de Vídeos no Portal da Ciências. Trata-se de um sistema de captação de imagem com apenas uma câmara sendo o som do sistema de áudio da sala ou captação de som ambiente. O serviço pode ser requisitado através do endereço de correio eletrónico streaming@ciencias.ulisboa.pt.
 

Colibri

Colibri é uma plataforma de colaboração web com suporte a videoconferência utilizando equipamentos pessoais dos utilizadores (webcams, microfones e computadores pessoais). Trata-se de um serviço prestado pela FCCN para toda a comunidade de IES portuguesas que incentiva o uso das tecnologias de vídeo e áudiopara a realização de reuniões, pequenas aulas, esclarecimentos de dúvidas, etc. Atualmente existem duas versões de Colibri disponibilizadas pela FCCN.  A Versão 1.0 permite agendar sessões utilizando os sistemas tradicionais de videoconferência, a Versão 2.0 permite agendar e gravar sessões e é mais direcionada para reuniões de trabalho, grupos ou aulas. O acesso é realizado através do seu login da FCUL (através da plataforma Single-Sign-on da FCUL e da Federação de Serviços FCCN).
Pré-Requisitos
Embora o Colibri funcione em mais browsers, tais como o Safari ou Firefox, a FCCN apenas recomenda o seu uso no browser “Internet Explorer” sobre o Sistema Operativo “Microsoft Windows”, não garantindo o bom funcionamento noutros browsers.
Antes de usar o Colibri, deve instalar o software necessário para cumprir os pré-requisitos.
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