Vídeoconferência

Sala de videoconferência

A Área de Comunicação e Imagem (ACI) gere uma sala de videoconferência, com capacidade para 12 pessoas, expansível para 14, que tem grandes potencialidades para a realização de sessões de videoconferência.
 
A sala está equipada com um conjunto de equipamentos profissionais que entre si configuram um estúdio de som e imagem. O material consiste numa câmara motorizada, um  projetor de alta definição e um microfone de mesa. .
 
Os equipamentos são facilmente geridos a partir de um portátil. Independentemente do apoio da ACI, que dispõe de um técnico com formação adequada, é muito fácil a um utilizador (habitual) familiarizar-se com a utilização da sala. A existência de várias configurações base permite que qualquer utilizador possa escolher um perfil: aulas vs. reunião, local vs. remoto, alargando assim a autonomia na utilização correta da sala a utilizadores menos experientes.

Utilização da sala

A sala poderá ser utilizada, sem qualquer custo, por qualquer docente ou funcionário, desde que não existam marcações para o mesmo dia/hora.

Reserva da sala

Poderá efetuar a reserva da sala enviando um email para: videoconferencia@fc.ul.pt.
 

Sistema utilizado: Colibri (ZOOM)

Colibri (ZOOM) é uma plataforma de colaboração web com suporte a videoconferência utilizando equipamentos pessoais dos utilizadores (webcams, microfones e computadores pessoais). Trata-se de um serviço prestado pela FCCN para toda a comunidade de IES portuguesas que incentiva o uso das tecnologias de vídeo e áudiopara a realização de reuniões, pequenas aulas, esclarecimentos de dúvidas, etc. 
O acesso é realizado através do seu login da FCUL (através da plataforma Single-Sign-on da FCUL e da Federação de Serviços FCCN).
 
Pré-Requisitos
Embora o Colibri funcione em mais browsers, tais como o Safari ou Firefox, a FCCN apenas recomenda o seu uso no browser “Internet Explorer” sobre o Sistema Operativo “Microsoft Windows”, não garantindo o bom funcionamento noutros browsers.
Antes de usar o Colibri, deve instalar o software necessário para cumprir os pré-requisitos.
·    QuickTimePlayer:  deverá aparecer no topo da janela do Internet Explorer uma notificação acerca deste programa. Clique na notificação para proceder com a instalação.
·    Windows Media Player: deverá aparecer no topo da janela do Internet Explorer uma notificação acerca deste suplemento. Clique na notificação.