Testemunhos do Voluntariado Curricular

Testemunhos dos alunos da u.c. Voluntariado Curricular

 

Centro Social e Paroquial do Campo Grande

Esta unidade curricular foi uma das melhores experiências que tive como aluna desta faculdade. Foi algo que me marcou imenso, sendo uma atividade bastante enriquecedora que me abriu o caminho para o voluntariado, uma vez que foi a primeira vez que fiz algo deste género.  É uma experiência que aconselho a realizarem, uma vez que é algo diferente da área da licenciatura mas igualmente importante.

Abeda Ahmad - aluna de Licenciatura em Bioquímica

 

Centro Social e Paroquial São Tomás de Aquino

Esta U.C. de Voluntariado Curricular foi bastante gratificante uma vez que pude conhecer novas realidades fora do meu âmbito social e académico. Ajudar a trazer mais alegria e bem-estar aos que mais precisam é sempre bom e esteve sempre presente nesta Unidade Curricular.

Pedro Nobre - aluno de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica

 

Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor - Centro de Acolhimento e Orientação da Mulher das Irmãs Oblatas (CAOMIO)

A Obra Social das Irmãs Oblatas ajuda mulheres no contexto de prostituição de rua e ou vítimas de tráfico para fins de exploração sexual. As mulheres encontram-se nesta realidade por diversas razões que as conduziram a uma realidade de exclusão social, nascendo, deste modo, a necessidade de as acompanhar e ajudar.
As Irmãs Oblatas receberam-nos como voluntárias como parte da família, fornecendo um apoio e acompanhamento constantes nas atividades e tarefas desempenhadas. A nossa experiência foi enriquecedora e cumprimos os objetivos com facilidade, muito graças à ajuda proporcionada. 
Este percurso permitiu-nos ter contacto com uma realidade diferente e aprender muito sobre esta, junto de pessoas amavéis e acessíveis, sempre prontas a partilhar experiências e esclarecer dúvidas. Desta forma, o nosso primeiro contacto com o trabalho voluntário foi uma experiência positiva, cultivando-nos uma vontade de continuar a atuar numa causa pela qual desenvolvemos grande empatia.

Rute Costa e Inês Peixoto - alunas da Licenciatura em Bioquímica

 

Centro Social e Paroquial de Barcarena

Esta unidade curricular estabeleceu-se como uma experiência muito reconfortante para mim na medida em que me permitiu crescer enquanto pessoa em contacto com outras pessoas. Este fator aliado ao facto de ter desenvolvido o sentimento de responsabilidade cívica e de ter a oportunidade de ajudar famílias desta freguesia através do apoio escolar aos seus educandos permitiu, a meu ver, fazer a diferença já que foi possível denotar a felicidade e sucesso pessoal de cada uma das crianças que estiveram diretamente em contacto comigo.

Rafael Santos - aluno de Licenciatura em Bioquímica

 

APN - Associação Portuguesa de Neuromusculares

Foi uma experiência espetacular que espero poder repetir muito em breve. É algo que vou levar para a vida, que me fez crescer imenso e que de certeza dará muito jeito num futuro em que tenha de pôr em prática tudo o que aprendi. Aconselho vivamente experimentarem!! É normal haver receio também eu o tive mas tudo passou e o que perdurou foi uma sensação de realização única.

Joana Brázio - aluna de Licenciatura em Matemática Aplicada

 

Associação de Apoio no Domicílio ao Recém-Nascido – Crescer Bem

A minha participação nesta u.c. “Voluntariado Curricular” foi uma das experiências mais enriquecedoras que tive enquanto aluna da Faculdade de Ciências. As minhas expetativas iniciais eram elevadas mas não deixava de ter a consciência que iria ser um trabalho desafiante o facto de ter de conciliar o tempo de estudo e o tempo de voluntariado. Mas valeu tanto a pena! Foi uma realidade que ainda não tinha experienciado e ganhei tanto a nível pessoal através da consolidação e aprendizagem de diferentes valores como também a nível profissional através da organização do tempo e planeamento antecipado. No geral, foi uma experiência com altos e baixos, como em tudo na vida e, se há algo que aprendi foi que acima de tudo devemos valorizar aquilo que temos, as pessoas que temos e ajudar o próximo porque nunca sabemos se um dia não seremos nós a precisar de auxílio.

Carolina Branquinho de Matos – aluna da Licenciatura em Biologia

 

APN - Associação Portuguesa de Neuromusculares

No decorrer do ano letivo de 2016/2017 fui um dos alunos inscritos na UC de voluntariado criada neste mesmo ano pela FCUL.
Para mim foi uma experiência fantástica a participação nesta iniciativa! Conheci pessoas novas. Pessoas que mesmo não as vendo frequentemente sei que irão ficar na minha memória durante muito tempo e acho que isso é o mais importante, pois significa que elas de alguma forma nos marcaram.
Para mim foi também uma sensação maravilhosa poder ajudar quem mais precisa. Só o facto de estar a conviver com pessoas que não vivem diariamente a mesma realidade que eu, fez-me pôr as coisas em perspetiva e pensar na vida de uma outra forma! Só por isso já sinto que tirei algo de positivo da minha participação. Mas também ser voluntário, para além de estar a ajudar os outros, é também isso mesmo: contactar com outras realidades e fazer-nos pensar de outra forma.

Francisco Cristóvão Agostinho - aluno de Licenciatura em Matemática