O Tec Labs é o polo agregador de todas as iniciativas de empreendedorismo de base científica e tecnológica e de ligação ao tecido empresarial. Ciências apoia há mais de 30 anos a valorização económica e a transferência do conhecimento gerado na escola, apostando na inovação, no rigor e na colaboração, conjunto de valores que inspiram a visão de uma sociedade que valoriza o conhecimento criado em ambiente universitário.
Assume duas missões:
- Incubadora de empresas: conta no seu portfólio com cerca de 40 empresas e projetos de base científica e tecnológica nas áreas de saúde e bem-estar, mobilidade urbana e sustentabilidade, indústria agroalimentar e mar, e tecnologias emergentes, fazendo a ponte direta com as áreas de ensino e investigação de Ciências.
O Tec Labs dispõe de 5 modalidades de incubação: virtual, escritório, cowork, laboratório e laboratório colaborativo (colab), onde disponibiliza apoio especializado no desenvolvimento das ideias de negócio e sua implementação. Ao entrarem no Tec Labs, as empresas têm acesso ao Programa de Incubação, onde se incluem reuniões bianuais de aferição de necessidades a nível do desenvolvimento do negócio, recrutamento, levantamento de capital, entre outros. Para além disso, acedem a uma rede de mentores, investidores e uma pool de oportunidades para acelerarem os seus negócios.
Ao mesmo tempo que uma das suas maiores vantagens competitivas assenta no acesso a infraestrutura tecnológica laboratorial de ponta e recursos humanos especializados para a modalidade de incubação de laboratório na região de Lisboa.
- Área de Inovação e Empreendedorismo: tem como missão a promoção de iniciativas que estimulam o empreendedorismo e a criação de valor com base no conhecimento científico nos seus docentes, investigadores e estudantes. Para pôr em prática esta missão, foi criada a metodologia ScienceIN²Business®, uma metodologia inovadora de incentivo e apoio à valorização económica do conhecimento científico e tecnológico em instituições de ensino superior e centros de investigação.
A metodologia assenta em ciclos anuais para que possa ser sedimentada e disseminada de forma exponencial abrangendo um número cada vez maior de alunos, professores e investigadores. Cada ciclo divide-se em três momentos, desenhados numa lógica sequencial, interdependente e replicável: Learning, Selection, Evolution, e esteve já na origem de um conjunto significativo de spinoffs de Ciências: Emotai, Nevaro, Delox, Vawlt, R-nuucell, Keep It e mais recentemente a LusoTurf. A fase Learning divide-se em educação formal e não formal; a primeira refere-se às Unidades Curriculares lecionadas nos 3 ciclos de estudo que coloca os estudantes em contacto com metodologias inovadoras como Business Model Canvas, Design Thinking, Lean Startup, entre outras e a segunda em workshops lecionados noutras escolas de Lisboa; A fase Selection refere-se aos programas direcionados maioritariamente aos docentes e investigadores de Ciências, com destaque para o Impact Program, um programa de capacitação de 3 semanas de exploração de uma ideia científica potencialmente passível de ser valorizada e a Call for Projects, uma grant de 50.000€ direcionada aos projetos mais inovadores de Ciências para teste de Produtos Mínimos Viáveis (MVPs). Por fim, a fase Evolution que congrega o apoio regular a estes intervenientes na condução dos seus projetos, ao nível da transferência de tecnologia. Estas atividades englobam o estabelecimento de parcerias em projetos de I&D inovadores, a prestação de serviços de I&D sob contrato e a gestão dos direitos de propriedade intelectual de Ciências e dos seus autores, quer através da criação de spinoffs ou licenciamentos.