![Clipping da Ciências ULisboa Identidade gráfica do clipping da Ciências ULisboa](https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/styles/destaque/public/1754_11.png?itok=GzNPtwag)
A Direção de Comunicação e Imagem da Ciências ULisboa apresenta os principais recortes de imprensa publicados entre 9 e 15 de abril de 2024.
15 abril 2024
- “Soluções ´agrivoltaicas´ para um futuro sustentável” in Construir Online. Destaques para Horta Solar, projeto inovador em colaboração com Ciências ULisboa.
- “Inteligência Artificial e Metaverso são desafio para propriedade intelectual” in Dinheiro Vivo Online. O professor António Branco é um dos oradores do evento.
- “O ChatGPT sabe tudo sobre as eleições europeias? Não. E quando as perguntas são feitas em português sabe ainda menos” in Expresso Online. Declarações de António Branco.
- “Tecnológica KWAN oferece um ano de propinas a estudante universitário” in Link To Leaders Online. A consultora participou na Jobshop Ciências ULisboa.
14 abril 2024
- "Olimpíadas de Química Júnior" in RTP Madeira - Telejornal Madeira. A Final acontece na Ciências ULisboa a 18 de maio.
- “55 166 Vagas para candidatos ao superior público” in Correio da Manhã - Educação, Formação Profissional e Ensino Superior. Em destaque vagas da Ciências ULisboa.
13 abril 2024
- “Escola do Caniço sagra-se vencedora nas Olimpíadas de Química Júnior” in JM Online. A Final acontece na Ciências ULisboa a 18 de maio.
- “Há novos programas para descobrir a natureza em Sintra nesta primavera” in CNC - Centro Nacional de Cultura Online - E-Cultura Online. “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”, por João Luís Baptista-Ferreira, micólogo e professor jubilado de Micologia na Ciências ULisboa, é uma das atividades em destaque.
- “Sabia que hoje é Dia Internacional do Beijo?” in Linhas de Elvas / Norte Alentejo Online. Fonte: Informação de dados astronómicos da Ciências ULisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico.
- “Meteorologia - IPMA anuncia fim da seca no Algarve” in Correio da Manhã (edição impressa e online. Declarações do cientista Filipe Duarte Santos.
- “IA generativa para português cresce com modelos Albertina e Gervásio” in Dinheiro Vivo (edição impressa). O professor António Branco coordena os modelos Albertina e Gervásio.
12 abril 2024
- “Esta empresa portuguesa vai oferecer um ano de propinas 100% financiado a estudante universitário” in Human Resources Portugal Online. A Kwan participou na Jobshop Ciências ULisboa.
- “Semi-final das Olimpíadas de Química Júnior realiza-se na Uma” in Diário de Notícias da Madeira Online. A Final acontece na Ciências ULisboa a 18 de maio.
- “IA generativa para o português cresce com modelos Albertina e Gervásio” in Dinheiro Vivo Online
- “Soluções "Agrivoltaicas" para um Futuro Sustentável” in Edifícios e Energia Online. Destaque para Horta Solar, projeto inovador em colaboração com Ciências ULisboa.
“Dias Abertos: Antes da escolha, sente o espírito académico!” in Mais Educativa Online, O Dia Aberto da Ciências ULisboa realiza-se a 8 de maio.
- “De seca severa para Barragem do Alqueva quase cheia em 11 meses prova "fraude climática"?” in Polígrafo Online. Declarações do professor Carlos da Câmara.
- ”Há novos programas para descobrir a natureza em Sintra durante a Primavera :: regiaonline.pt” in Regiãonline Online. “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”, por João Luís Baptista-Ferreira, micólogo e professor jubilado de Micologia na Ciências ULisboa, é uma das atividades em destaque.
- “5 questões a Ricardo Mendes, cofundador e CEO da Vawlt” in Link To Leaders Online. A Vawlt é uma spin-off da Ciências ULisboa.
11 abril 2024
- “Maiores do resseguro em conferência da APS” in ECO - Economia Online. O professor Pedro Mato Soares é um dos oradores.
- “Descobrir a Natureza em Sintra” in Público Online, Estórias Magazine Online, Atletismo Magazine Online, Forever Young Online, Sapo Online - Sapo Viagens Online, VouSair.pt Online. “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”, por João Luís Baptista-Ferreira, micólogo e professor jubilado de Micologia na Ciências ULisboa, é uma das atividades em destaque.
- “Albertina e Gervásio são dois modelos portugueses de inteligência artificial. E têm novas versões” in Human Resources Portugal Online, JM. O professor António Branco coordena os modelos Albertina e Gervásio.
- “Guerra, Crime e Clima de Guerra” in Visão (edição impressa e online). Artigo de opinião do professor Carlos da Câmara.
10 abril 2024
- “Modelos portugueses de Inteligência Artificial têm novas versões” in Expresso Online, Notícias ao Minuto Online, Sapo Online - Sapo 24 Online.
- “Mercado de Trocas - Let´s Swap/FCUL – Lisboa” in Peggada Online. Destaque para a Semana da sustentabilidade da Ciências ULisboa.
9 abri 2024
-
“Albertina e Gervásio: os modelos portugueses de inteligência artificial subiram de nível” in PC Guia Online. O ecossistema de IA desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi atualizado com mais parâmetros, ou seja, com mais informação que permite gerar textos e manter conversas, entre outras funcionalidades.
-
“Semana da Sustentabilidade FCUL” in Peggada Online. A Semana da Sustentabilidade é um evento dedicado à sustentabilidade, no qual esta é abordada de uma forma interdisciplinar.
-
“Março bate recorde de calor” in TVI - Jornal Nacional. Declarações de Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas.
- "Projeto europeu melhora coleções de polinizadores" in Açoriano Oriental, Diário de Coimbra (edição impressa e online), Agriterra Online, Ambinete Magazine Online, Gazeta Rural Online. O Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Ciências ULisboa participa no projeto ARCADE.