Programação

- As inscrições encontram-se encerradas - 

No dia 03 de maio serão possiveis inscrições presenciais nas atividades ainda disponíveis

 

Programa 

TODOS OS PARTICIPANTES NO DIA 3 MAIO DEVEM DIRIGIR-SE AO PONTO DE ENCONTRO NO EDIFÍICO C3, ONDE SERÃO LEVADOS POR UM GUIA PARA OS LOCAIS DAS ATIVIDADES.

A inscrição para as várias atividades ocorre separadamente através de formulário próprio (ver atividades e formulário abaixo) - ATENÇÃO PODE HAVER ATIVIDADES JÁ ESGOTADAS. 
Após a chegada ao local da atividade (no ponto de encontro correspondente) as pessoas serão chamadas pela ordem de inscrição que consta no formulário até ao limite máximo de participantes anunciado.
No caso de haver desistências, é possível aos visitantes presentes no nosso campus participarem nessas atividades, para isso basta dirigirem-se ao ponto de encontro para saber se há vagas para a atividade pretendida e realizar a inscrição nessas atividade no próprio dia do evento,


(Clique para descarregar o mapa do Campus)

 

Atividades no Ponto central 

TODOS OS PARTICIPANTES NO DIA 3 MAIO DEVEM DIRIGIR-SE A ESTE PONTO DE ENCONTRO NO EDIFÍICO C3, ONDE SERÃO LEVADOS POR UM GUIA PARA OS LOCAIS DAS ATIVIDADES.

Neste local poderá também obter informação sobre:

  • Bolsas de estudo com os Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa;
  • Gabinete de Mobilidade, Estágios e Inserção Profissional (Intercâmbio, programa Erasmus+ e inserção profissional);
  • Gabinete de Apoio Psicopedagógico (Orientação vocacional, desenvolvimento de soft skills e adaptação à faculdade);
  • Gabinete de Segurança: exposição relacionada com a segurança. Mesa com mala de primeiros socorros, meios de primeira intervenção e cartazes informativos.
  • Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências.

Poderá neste local recolher informação impressa de toda a oferta pedagógica da Faculdademapas para orientação no nosso campus e ainda recolher os certificados de presença nas atividades do Dia Aberto.

Atividade visitas guiadas ao campus: Visita guiada à totalidade do campus da Faculdade de Ciências, com acompanhamento e explicação por alunos da Faculdade.

Realizada por: Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências
Horários: em modo contínuo entre as 10:00h e as 16:30h
Duração: aproximadamente 30 m


Inscrições nas atividades no Ponto A

Cursos aqui presentes: Biologia e Ciências da Saúde

Atividade 'O mundo ao microscópio': Visita ao laboratório de microscopia da FCUL. Observação de plantas e insetos usando diferentes técnicas. Microscopia de fluorescência, lupa, microscópio óptico composto e microscopia eletrónica de varrimento.
Responsáveis: Lia Ascensão e Telmo Nunes
Horários: 10:00h / 10:45h / 11:30h /12:15h / 14:30h / 15:15h (3 grupos de manhã e 2 à tarde)
Duração: aprox. 30 m
Número máximo por sessão: 20 participantes

Atividade “Diversidade de Microrganismos”: Apresentação de materiais para demonstração de culturas de bactérias e fungos provenientes das aulas laboratoriais da disciplina de Biologia Microbiana.
Responsáveis: Docentes de Biologia Microbiana e Teresa Granja
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'As algas e o Homem': Nesta atividade estarão disponíveis microscópios invertidos onde poderão ser observadas amostras ilustrando espécies de microalgas utilizadas em biotecnologia. Estarão também expostos junto a estas amostras exemplos de produtos atualmente no mercado que derivam das espécies em observação. Estarão ainda expostos outros exemplos de produtos derivados de algas ou que na sua composição contêm compostos com origem nas algas.
Responsáveis: Ricardo Melo e Ana Amorim
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'E se os telhados fossem verdes? O da FCUL já o é': Visita à cobertura (telhado verde) da FCUL. Explicação breve sobre o que são coberturas verdes. Quais os serviços de ecossistema que podem fornecer às cidades. Explicação das espécies que ocorrem nas coberturas verdes. Explicação pelos investigadores dos projetos em desenvolvimento na FCUL em torno deste tema.
Responsáveis: Helena Serrano
Horários: 14:00h / 15:00h / 16:00h 
Duração: aprox. 60 m
Número máximo por sessão: 20 participantes

Atividade Cultura in vitro de plantas e obtenção de óleos essenciais: Apresentação de materiais para demonstração de culturas in vitro de pinheiros e de raízes transformadas, bem como de óleos essenciais, e outros materiais de atividades de investigação do Centro de Biotecnologias Vegetal (CBV).
Responsáveis: Ana Cristina Figueiredo e Rute Suisse
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Conferência  'Conflitos Genéticos: - ESGOTADO -
Responsável: Francisco Dionísio
Horário: 11:00h
Duração: 60 m
Local: Anfiteatro 4.4.16
Número máximo por sessão: 60

Atividade 'HortaFCUL - Um Jardim Alimentício na Faculdade de Ciências': A HortaFCUL abre as portas dos seus espaços para se dar a conhecer durante o Dia Aberto de Ciências. Neste dia, os guardiões responsáveis e a equipa HortaFCUL estarão disponíveis para mostrar e explicar este projeto único, com 7 anos de existência.

Nestas breves visitas à HortaFCUL pretendemos dar a conhecer o que é a Permacultura e como ela tem vindo a ser aplicada dentro do campus de Ciências, o que fazemos no dia-a-dia e como os visitantes poderão ajudar o projeto no futuro. Prometemos um dia cheio de animação, partilha e Permacultura.
Responsáveis: Madalena Horta e Diogo Mendes
Horários: em modo contínuo entre as 14:00h e as 16:00h
Duração: aproximadamente 30m 

Atividade 'Ciências da Saúde':  - ESGOTADO -  Nesta atividade vamos por-vos a pensar como um verdadeiro profissional de saúde. Com o "Quizz da Saúde" vams testar os vossos conhecimentos gerais desde a anatomia à biologia molecular. Faremos também a resolução de um Caso Clínico, onde irás aplicar o que aprendeste no quizz.
Responsável: Liliana Silva, Maria Bhudarally, Sofia Costa e Sofia Silva
Horário: 10:30h / 11:30h / 12:30h / 14:30h / 15:30h
Duração: 30m
Número máximo por sessão: 25 participantes

Atividade 'Licenciatura em Biologia, ramos Ambiental e Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento': Como garantir que temos peixe para comer amanhã? como proteger espécies ameaçadas, como alguns morcegos? Porque é que estudar cromossomas ajuda a perceber o impacto das alterações climáticas? E sabias que os embriões de humano, ratinho e galinha são muito parecidos? Se queres a resposta para estas e outras perguntas vem visitar-nos! Irás poder conhecer a sua estrutura e objetivos destes ramos da Licenciatura em Biologia, assim como a investigação de alguns docentes e suas equipas. A investigação é ilustrada através da exposição de materiais biológicos, realização de pequenas experiências e apresentação de painéis com resultados de projetos envolvendo estudantes de biologia.
Responsáveis: Deodália Dias, Margarida Matos, Jorge Palmeirim, Ana Leal (e mais 30 colaboradores)
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h


Inscrições nas atividades no Ponto B

Cursos aqui presentes: Bioquímica; Química Tecnológica; Química; Física; Engenharia Física; Engenharia Biomédica e Biofísica; Engenharia Geoespacial;

Atividade 'GPS em Movimento': - ESGOTADO - Atividade ao ar livre. Demonstração da utilização do GPS de precisão em modo Cinemático em Tempo Real (RTK), acompanhada com explicação sobre os fundamentos do sistema de posicionamento e navegação GPS/GNSS.
Reponsáveis: Carlos Antunes
Horários: 11:30h / 12:15h
Duração: 30 m
Número máximo por sessão: 12 participantes

Atividade 'Modelação 3D e Laser Scanning': - ESGOTADO - Demonstração de modelação 3D de edifícios, estruturas e cidades, usando as tecnologias de aquisição de dados geográficos, com demonstração de Laser Scanning.
Realização: João Calvão, Paula Redweik, Cristina Catita
Horários: 10:00h / 10:45h / 11:30h / 15:15h / 16:00h
Duração: 30m
Número máximo por sessão: 15 participantes

Atividade:”Brain Connectivity Leap” - - ESGOTADO - Brain Connectivity Leap é uma aplicação de realidade virtual com controlo por gestos que permite explorar de forma intuitiva o conectoma cerebral humano (o conjunto de ligações ou relações entre diferentes regiões e redes cerebrais). A aplicação faz recurso de imagens de ressonância magnética e demonstra a organização estrutural do cérebro sob a forma de um grafo sobreposto numa imagem anatómica. A utilização de gestos captados pelo controlador LEAP Motion permite interagir com o cérebro virtual e com os parâmetros de visualização.
Responsáveis: Hugo Ferreira/Nuno Matela
Horários: 10:00h / 11:00h / 14h00/ 15h00/ 16:00h
Duração: 30 m
Número máximo por sessão: 15 participantes

Atividade 'Física à solta': - ESGOTADO - Demonstrações experimentais variadas sobre fenómenos da física clásica à física moderna.
Responsável: Paulo silva
Horários: 9:30/10h15/11h00/11h45/12h30/14h00/14h15/15h00/15h45/16h30 
Número máximo por sessão: 10 participantes

Atividade 'Radiação no espaço e na Terra': Nesta atividade é demonstrada a existência da radiação de origem cósmica que continuamente atinge a superfície do planeta, bem como aborda as diversas origens de radiação natural na Terra. A deteção de muões atmosféricos é feita no Laboratório das Radiações com um telescópio de tubos Geiger que coloca em evidência a diversidade de orientações de chegada deste tipo de radiação. Por seu turno, a geração de gás radão a partir de minérios naturais mostra o tipo de radiação a que algumas populações estão sujeitas.
Responsável: Luís Peralta
Horários: 10:00h / 10:45h / 11:30h / 14:00h / 14:45h / 15:30
Duração: 30m
Número máximo por sessão: 15 participantes

Atividade 'As galáxias e a Evolução do Universo': Recorrendo aos telescópios mais potentes é hoje possível compreender o ciclo de vida das galáxias e, com ele, compreender um pouco melhor a evolução do Universo. Nesta atividade será mostrado o que conhecemos atualmente sobre a vida das galáxias ao longo da História do Universo, e como este estudo é efetuado na FCUL, utilizando, mas também participando na construção dos melhores telescópios em funcionamento.
Responsável: Ciro Pappalardo
Horários: 10:00h / 11:30h / 14:00h / 15:00h
Duração: 60 m
Número máximo por sessão: 38 participantes

Atividade 'Observando ácidos nucleicos': Dos cromossomas às moléculas de DNA. Observação de cromossomas humanos ao microscópio. Aplicação de amostras de ácidos nucleicos (DNA) em gel de agarose. Eletroforese de ácidos nucleicos - separação de moléculas de acordo com o tamanho. Visualização de amostras de ácidos nucleicos separados em gel. Uso destas metodologias para deteção de mutações associadas a doenças genéticas.
Responsável:  Carlos Farinha/Margarida Carvalho
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 12:00h e entre as 14h e as 16h. 

Atividade 'Reações em alta Velocidade': - ESGOTADO -  Nesta atividade laboratorial a desenvolver, vai ser possível observar como se aceleram reações químicas em fase líquida, usano catalisadores que se encontram no estado sólido. Vai também ser possível identificar os produtos desas reações através da técnica de cromatografia gasosa, acoplada a um espectrómetro de massa.
Responsável: Carla Nunes
Horários: 10:00h / 10:50h / 11:30h
Duração: 20m
Número máximo por sessão: 10 participantes

Atividade 'Química Analítica e Sociedade': - ESGOTADO - A atividade irá relacionar a química analítica e a sociedade, dando exemplos em como a química analítica contribui para o bem estar das pessoas. Especial ênfase será dada às técnicas de preparação de amostras e técnicas de separação, explicando em que situações são utilizadas na vida real. será igualmente feita uma breve demonstração das técnicas mais utilizadas atualmente nos laboratórios. Os alunos de mestrado e de doutoramento farão uma breve explicação do seu objeto de investigação e a aspiração que os levaram a escolher a área da química analítica.
Reponsáveis: José Manuel Nogueira e Nuno Neng
Horários: 14:00h / 15:00h
Duração: 45m
Número máximo por sessão: 10 participantes

Atividade 'Apresentação das licenciaturas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB)': Nesta atividade será feita uma breve apresentação das licenciaturas do departamento com anfâse na explicação do que é uma licenciatura no Processo de Bolonha, possibilidade de terem uma licenciatra com um Minor e a continuação dos estudos para os 2º (Mestrados) e 3º (doutoramentos) ciclos.
Responsáveis: Coordenadoes das três licenciaturas do DQB
Horários: 10:30h / 14:00h
Duração: 30m
Número máximo por sessão: limitado pela capacidade da sala

Atividade 'visita aos laboratórios do Departamento de Química e Bioquímica': Nesta atividade, os visitantes farão um peddy-paper que os levará a conhecer as instalações do DQB, nomeadamente laboratórios de ensino e investigação. Cada grupo de visitantes será acompanhado por alunos do DQB que lhes poderão transmitir a sua experiência como alunos do departamento e da Faculdade de Ciências.
Responsáveis: Ana Paula Carvalho e Teresa pamplona
Horários: 10:00h / 10:30h / 11:00h / 11:30h / 12:00h / 12:30h / 14:00h / 14:30h / 15:00h / 15:30h / 16:00h / 16:30h
Duração: 30m
Número máximo por sessão: 45 participantes

Atividade 'Super condutores e as suas propriedades mágicas': - ESGOTADO - Nesta atividade serão observadas as propriedades mágicas de um supercondutor. A resistividade de um material à corrente elétrica diminui com a descida da temperatura. Quando um supercondutor é colocado num campo magnético externo e arrefecido à temperatura de transicção, o campo magnético é repelido.
Responsável: Manuel Rosa Nunes
Horários: 10:30h / 11:00h / 11:30h / 14:30h / 15:00h / 15:30h
Duração: 30m
Número máximo por sessão: 10 participantes

Conferência "Viagem ao mundo das proteínas e o caso das proteínas mal formadas" "Nesta conferência iremos fazer uma viagem ao universo da bioquímica das proteínas, essas importantíssimas macromoléculas que desempenham as mais variadas funções na célula. Como se formam, qual a importância da sua estrutura 3D, e o que é o lixo proteico que se forma em doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer? .... participe para descobrir!"
Conferência "Viagem ao mundo das proteínas e o caso das proteínas mal formadas"
Responsavél: Cláudio  Gomes
Horários: 1ª sessão 11:30 / 2.º sessão 15h.
Duração: 30 minutos
Número máximo por sessão: a confirmar

Atividade 'Observações da atividade solar': Telescópios especialmente equipados serão colocados no campus da FCUL para permitir a observação solar aos visitantes.
Responsável: João Retrê
Horários: em modo contínuo entre as 09:30m e as 17:00h

Atividade 'Uma visita à investigação sobre o sistema solar': - ESGOTADO -   Através de uma breve viagem aos planetas do Sistema Solar, apresentaremos alguma da investigação sobre atmosferas planetárias que fazemos atualmente na FCUL. O que se passa verdadeiramente em Vénus? Que surpresas nos reservam os planetas gigantes? E mais além? Será possível estudar em breve as atmosferas de exoplanetas?
Responsável: Pedro Machado
Horários: 14:30h / 16:00h
Duração: 30m
Número máximo por sessão: 20 participantes

Atividade 'Matéria Mole computacional: Dos smart materials às smart TV´s': A matéria mole é um dos temas mais ativos da física, onde novas ideias são muitas vezes convertidas em tecnologia. Por esse motivo, teóricos e experimentalistas trabalham sempre lado a lado. Nesta atividade será demonstrado como combinar experiências e simulações computacionais para descobrir novos fenómenos e explorar novas tecnologias.
Responsáveis: Cristovão Dias
Horários: 10:00h / 11:00h
Duração: 45 m
Número máximo por sessão: 25 participantes

 


Inscrições nas atividades no Ponto C

Cursos aqui presentes: Meteorologia, Oceanografia e Geofísica

Atividade 'Ser sismologista'- ESGOTADO -  Em 20 minutos, os visitantes vão conhecer o trabalho de um sismologista e os meios que têm à sua disposição para a observação sísmica. Os visitantes irão fazer a análise de sismogramas, calcular o epicentro do sismo e determinar a sua magnitude.
Reponsáveis: Inês Rio
Horário: 15:00h
Duração: 20 m
Número máximo por sessão: 10 participantes

Atividade "Sentir um sismo": Usando a plataforma sísmica do IDL vai ser possível ao visitante sentir um sismo e com essa atividade aprender os comportamentos adequados a ter nessas situações. Os registos de uma acelerómetro vão permitir estimar a intensidade macrossísmica e com essa valor saber qual a magnitude e a que distância teria de ser gerado um sismo para causar a vibração sentida.
Responsáveis: Inês Rio e Carlos Corela
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Simular um tsunami': Usando a tina de tsunamis do IDL (Instituto Dom Luiz), o visitante vai poder apreciar a diferença que existe entre as diferentes ondas que se formam num oceano, causadas pelo vento ou por um sismo submarino. A velocidade das ondas de tsunami obedecem a uma lei simples que poderá ser verificada com esta experiência.
Responsáveis: Susana Custódio e Luís Matias
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Como funciona uma estação meteorológica?': Iremos explicar os instrumentos de medição existentes na estação, assim como o processamento para utilização dos dados para computador/internet.
Responsáveis: Ricardo Trigo
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Deteção Remota e Meteorologia': Teremos 1 vídeo sobre a previsão do tempo e o papel da deteção remota, e 2 vídeos sobre a utilização da deteção remota para monitorizar a erupção do Monte Etna e a evolução do ciclone Tropical Winston.
Responsáveis: Célia Gouveia
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Tiro ao alvo com um tornado': Iremos fazer um jogo de tiro ao alvo com ar em rotação, para demonstrar que a forte coerência espacial dos sistemas meteorológicos é consequência do seu movimento de rotação.
Responsáveis: Pedro Sousa
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'O que acontece se o Ártico derreter?': Iremos mostrar que o derretimento do Ártico (Icebergs) não contribui para a subida do nível médio do mar, ao contrário da Antártida (glaciares) e que a subida do nível médio do mar registado nas últimas décadas se deve sobretudo à expansão térmica da água dos oceanos.
Responsáveis: Ana Russo
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Como funciona a circulação termoalina?': Pretende-se discutir a importância da temperatura e da salinidade na circulação oceânica, exemplificando o funcionamento da formação de águas profundas no Atlântico Norte, parte fundamental da "Correia de transmissão" oceânica.
Responsáveis: Ana Russo
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'A força de Coriolis': Usando o planeta mágico e dua experiências simples, uma com garrafões de água e outra com duas bolas de madeira, pretende-se dar a conhecer a força de Coriolis e o seu efeito na circulação oceânica.
Responsáveis: Sandra Plecha
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h


Inscrições nas atividades no Ponto D

Cursos aqui presentes: Engenharia Informática / Tecnologias de Informação / Engenharia da Energia e do Ambiente / Matemática / Matemática Aplicada / Estatística Aplicada / Geologia

Atividade 'Conduzir um carro movido a energia solar': Os carros solares são carros elétricos com um sistema de carregamento baseado em energia solar através de um painel fotovoltaico exposto à radiação solar. Nesta atividade podes conduzir e conhecer melhor como funciona este carro. Para além disso, poderás conhecer outros projetos como este desenvolvidos pelos alunos do Mestrado Integrado de Engenharia da Energia e Ambiente.
Responsáveis: Killian Lobato e Marta Panão
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Visita ao Campus Solar': Visita ao laboratório de investigação de energia solar, que inclui a apresentação de um conjunto de protótipos experimentais para aproveitamento de energia solar e equipamento de medição de radiação e energia solar.
Responsáveis: Miguel Centeno Brito
Horários: 10:00h / 10:45h / 11:30h
Duração: 30 minutos
Número máximo: 20 participantes

Atividade 'SolarCity': Nesta atividade, os alunos deverão construir cidades sustentáveis com os materiais disponíveis e fazer algumas escolhas acerca da produção e consumo da sua cidade. 
Responsáveis: Joana Baptista, Raquel Figueiredo e Sara Freitas
Horários: das 10h00/11h00/14h00/15h00
Duração: 1h
Número máximo: 15 participantes

Atividade 'Observação amostras': Observação macroscópica e microscópica de rochas, minerais e fósseis.
Responsáveis: Raul Santos Jorge e Carlos Marques da Silva
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Visita a laboratórios de investigação do departamento de Geologia: a formação dos Himalaias'. - ESGOTADO -
Responsáveis: Paulo Fonseca, Vera Lopes e Ana Costa
Horários: 10:30h
Duração: 45m
Número máximo de participantes: 25

Atividade "Visita a laboratórios de investigação do departamento de Geologia: Dobras e falhas. A zona litoral da Costa Vicentina de Portugal". - ESGOTADO -
Responsáveis: Paulo Fonseca, Vera lopes e Ana costa
Horários: 14:30m
Duração: 45 m
Número máximo de participantes: 25

Atividade "Visita a laboratórios de investigação do departamento de Geologia: O que nos contam as areias e os lodos".
Responsáveis: Vera Lopes
Horários: 11:30m / 15:30m
Duração: 45m
Número máximo por sessão: 25 participantes

Atividade "Visita a laboratórios de investigação do departamento de Geologia: Processamento incial de rochas consolidadas"
Responsáveis: Sofia Martins
Horários: 11:00h / 14:00h
Duração: 20 m
Número máximo por sessão: 25 participantes

Atividade 'Porquê a matemática?': Uma conversa informal sobre a relevância da matemática na sociedade atual e as saídas profissionais das licenciaturas em Matemática.
Responsáveis: Carlos Albuquerque
Horários: 10:00h / 11:00h
Duração: 50 m
Limite máximo: 35 participantes

Exposição: Formas e Fórmulas": está patente no corredor do Piso 1 do Edifício C6 uma exposição de modelos que evidencia a ligação entre formas e fórmulas. Tem como objetivo mostrar que a matemática pode aproximar e traduzir em equações as formas naturais e as criadas pelo homem e, reciprocamente, permitir a visualização de formas geradas por equações.
Responsáveis: departamento de matemática
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Aplicações móveis': Demonstração de apicações móveis desenvolvidas por alunos do Departamento de informática da Faculdade de Ciências no âmbito da disciplina de Computação Móvel. Inclui demonstração de aplicações para telemóveis, tablets e smartwatches, com recurso a variados sensores disponíveis nos mesmos (acelerómetros, giroscópio, GPS, iluminação, batimento cardíaco).
Responsáveis: Tiago Guerreiro e Ana Paula Afonso
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Jogos de computador "Made in Ciências": Demostração de jogos de computador realizados por alunos do Departamento de Informática da Faucldade de Ciências. Inclui jogos que recorrem ao uso de sensores fisiológicos (interfaces cérebro-máquina) para controlo do jogo bem como jogos para dispositivos Android, ente outros jogos desenvolvidos em Unity3D.
Responsáveis: Tiago Guerreiro
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h.

Atividade 'Aplicações para apoio a pessoas com deficiência': Demonstração de aplicações deenvolvias para apoio a pessoas com deficiência. Inclui demonstração de tecnologias assistivas para controlo de dispositivos móveis por pessoas com deficiências visuais e motoras.
Responsáveis: Tiago Guerreiro e André Rodrigues
Horários: em modo contínuo entre as 09:30 e as 17:00h

Atividade 'Laboratório Scratch': Demonstração e exploração pelos visitantes de uma ferramenta (o Scratch: https://scratch.mit.edu/)que permite a introdução à programação de uma forma intuitiva, graças a uma componente visual na interação, visando a familiarização com o tópico 'programação' de uma forma divertida.
Responsáveis: Pedro Mariano, João Neto e Thibault Langlois
Horários: 10:00h / 11:00h / 14:00h / 15:00h
Duração: 60 m
Número máximo por sessão: 24 participantes

Atividade 'Processamento de Linguagem Natural, como e porquê': Processamento de Linguagem Natural: a) O que é? b) Exemplos e desafios; c) Aplicações. Ferramentas desenvolvidas no NLX (Grupo de Linguagem Natural e Fala): a) Vários analisadores de Português; b) Resposta a perguntas.

Responsáveis: João Silva e Daniel Pereira
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Inteligência Artificial e Computação Gráfica na FCUL': Demonstração de projetos de Inteligência Artifical e Engenharia do Conhecimento, que envolvem o jogo fo Pacman e do Minesweeper. Visualização do projeto realizado em Computação Gráfica, a atividade neste ponto consiste na visualização do vídeo final do projeto. O pojeto inspirou-se no projeto europeu ASSISibf, que conta com a colaboração da FCUL.
Responsáveis: Diogo Branco, Ricardo Pereira e Anande Premgi
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade 'Bom Apetite - App android para recomendação de restaurantes e apoio à decisão em grupo': Bom apetite - sistema de recomendação e de apoio à decisão colaborativa para escolha de um restaurante para dispositivos móveis (android). O Bom Apetite é um sistema que tem como objetivo recomendar restaurantes ao utilizador recorrendo a informação disponibilizada por cinco plataformas de recomendação para dispositivos móveis, nomeadamente: Zomato, TripAdvisor, Yelp, Four Square e GooglePlaces. A aplicação tem duas vertentes de utilização: 1) como sistema de recomendação individual, dado um conjunto de critérios para a escolha, no qual o utilizador pode visualizar de uma forma integrada a informação disponibilizada pelas diferentes plataformas e, neste caso, pode ser explicitada ou não uma preferência ou indiferença pelas plataformas envolvidas; 2) como sistema para suporte à escolha de um restaurante por um grupo, considerando igualmente as preferências dos elementos do grupo pelas plataformas já existentes e os critérios de pesquisa.
Respnsáveis: Gabriel Marques, Ana Luísa Respício e Ana Paula Afonso
Horários: em  modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h

Atividade "Ataque a uma rede definida por software": As redes definidas por software (Software-Defined Networks, SDN) são um novo paradigma nas redes de computadores que acrescentam um nível de abstração aos equipamentos clássicos de rede (comutadores, routers) que permite o seu controlo a partir de um ponto logicamente centralizado – o controlador SDN.
Este demonstrador apresenta uma rede SDN a ser gerida por um controlador que toma as decisões de roteamento. Através de uma ferramenta de visualização desenvolvida pelo DI-FCUL, vamos mostrar o comportamento de uma rede SDN e demonstrar uma série de ataques maliciosos. 
Responsáveis: Eric Vial, Nuno Neves, Fernando Ramos
Horários: em modo contínuo entre as 09:30h e as 17:00h
 

Atividade “À descoberta da Estatística e da Investigação Operacional”
Afinal, o que é Estatística? Eu sei o que é Investigação Operacional? Porque é que a Estatística é importante e transversal às outras ciências? 
Tens resposta para estas questões? Não?
Então só tens que fazer uma visita ao DEIO (Departamento de Estatística e Investigação Operacional) e descobrir o que por lá se faz.
Responsáveis: Fernanda Diamantino e Pedro Moura
Horários: 10h00 / 14h30 / 15h30
Duração: aproximadamente 45 m
Número máximo por sessão: 15 participantes

 

Inscrições nas atividades no Ponto E

Atividade TecLabs: No Tec Labs - Centro de Inovação da Faculdade de Ciências dedicamo-nos a apoiar e incubar projetos empreendedores e startups de base científica e tecnológica. Somos o pólo agregador de todas as iniciativas de empreendedorismo em Ciências e, por isso, se quiserem saber um pouco sobre o que vos espera depois de terminarem o curso então esta visita é para vocês!
Durante a visita vamos dar-vos a conhecer este universo do empreendedorismo passando por algumas das nossas empresas/organizações incubadas, nas quais vão poder experimentar com as vossas próprias mãos o universo empreendedor de Ciências.
Durante esta visita vão ter oportunidade de:
- conhecer uma empresa web e mobile que vos vai desafiar a entrar no papel de um verdadeiro informático, programador e webdesigner;
- conhecer os nossos laboratórios de suporte na área de microbiologia e biologia molecular, percebendo assim como é que a Ciência pode apoiar empresas a nascer e crescer; 
- descobrir como uma startup de cosmética envolve muita ciência, muita criatividade e muito espirito empreender; 
As possibilidades são várias e as visitas prometem ser animadas, portanto só falta juntarem-se a nós!

Realizada por: Tec Labs
Horários: 10:00h e 14:30h
Duração: 60 m
Número máximo por sessão: 30 participantes


Inscrições nas atividades no Ponto F

Atividade 'Visita ao MARE': - ESGOTADO -

Os visitantes terão a oportunidade de visitar o MARE e os seus laboratórios, guiados pelos seus investigadores. Poderão visitar os laboratórios de macroinvertebrados, de ecologia marinha e a algoteca e terão a oportunidade de ficar a conhecer o trabalho desenvolvido no centro de investigação, observar diferentes espécies de organismos marinhos e aprender sobre as técnicas utilizadas no estudo dos mesmos.
Responsáveis: Susana França, Vera Sequeira, João Paulo Medeiros, Maria João Tavares, Érica Silva
Horários: 10:30h / 14:00h / 16:00h
Duração: 90 minutos
Número máximo de participantes: 35