
O planeta enfrenta desafios críticos devido à crescente frequência de eventos naturais extremos, intensificados pelas alterações climáticas.
Preparar o futuro exige a descarbonização das cidades como medida preventiva, um conhecimento aprofundado dos fenómenos extremos, o desenvolvimento de estratégias de mitigação eficazes e a digitalização como ferramenta essencial de ação. Para isso, é fundamental capacitar as cidades através da interação, colaboração e diálogo entre diversas áreas disciplinares, complementares e interdependentes.
Neste contexto, a Engenharia Geoespacial, a Engenharia da Energia e Ambiente, bem como a Meteorologia, Geofísica e Oceanografia desempenham um papel determinante. O ensino superior tem um contributo inegável na construção de cidades mais sustentáveis, resilientes e inteligentes.
Para debater soluções inovadoras e eficazes face a estes desafios, o Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) promoverá, no dia 20 de fevereiro, o Dia do DEGGE.
Este evento visa fomentar a troca de conhecimento entre académicos, profissionais do setor, professores e alunos, impulsionando a investigação e a inovação em estratégias urbanas criativas e eficazes. Ao envolver estudantes e especialistas, pretende-se fortalecer a formação técnica e científica dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
Sob o lema “Preparar as cidades do futuro”, o evento reunirá profissionais de diversas áreas da sociedade, alumni e estudantes dos vários ciclos de estudo em Engenharia Geoespacial, Engenharia da Energia e Ambiente, e Meteorologia, Geofísica e Oceanografia, em torno de duas questões centrais: Fenómenos Naturais Extremos e o Valor da Geoinformação e Terra Digital e o Caminho da Descarbonização.
Além disso, concebido como um evento conjunto e orientado para os alunos, promove a sinergia entre as diferentes áreas de formação do DEGGE, permitindo a discussão de soluções integradas para uma gestão mais eficiente dos recursos naturais e a implementação de sistemas de monitorização mais eficazes na mitigação dos efeitos de desastres naturais.
Comissão de Organização do Dia do DEGGE