Oferta Formativa - Sinopse

Comportamento Animal

Código: 66513
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 6
Carga horária: T: 3:00 h; PL: 2:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

Introdução ao estudo do Comportamento Animal abrangendo as quatro dimensões da disciplina: mecanismo (morfologia e fisiologia), desenvolvimento (crescimento, maturação e aprendizagem), função (valor adaptativo) e evolução (processos evolutivos, história evolutiva e filogenia).


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

Estudo do comportamento animal nas perspectivas da etologia, fisiologia e ecologia comportamental. A componente teórica inclui o conceito de comportamento animal, os vários tipos de informação biológica, bem como a evolução, ontogenia, função e causalidade do comportamento. Na componente prática serão abordados os princípios e métodos aplicados ao estudo do comportamento animal, nomeadamente como elaborar questões e operacionalizá-las com a escolha de hipóteses, como observar, quantificar, analisar e apresentar resultados de estudos nesta área científica.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

Introdução. O conceito de comportamento animal. A interface organismo-ambiente. Tomar decisões, homeostasia, motivação e cognição. Perspectiva histórica. Perguntas sobre comportamento animal. Diferentes metodologias e disciplinas. Os vários tipos de informação biológica. Comunicação. Sinais e pistas. Propósito e intencionalidade. Evolução. Filogenia e comportamento. Selecção natural e selecção sexual. Fitness e adaptação. Ontogenia do comportamento. Dos genes ao comportamento. Desenvolvimento, efeitos ambientais e maturação. Experiência e aprendizagem. Função do comportamento. Escolha de habitat. Predadores e presas. Vida em grupo. Competição e territorialidade. Cooperação e altruísmo. Escolha de parceiro sexual. Sistemas de acasalamento. Cuidados parentais. Causalidade do comportamento. Sistemas sensoriais e processamento de informação. Mecanismos básicos de recepção sensorial. Filtros sensoriais e sua importância. Geração de padrões motores: uma base de resposta. Plasticidade comportamental e aprendizagem. Conclusão e encerramento do curso.

 

Componente Teórica-Prática

Não se aplica

 

Componente Prática

Princípios e métodos de estudo do comportamento animal. Fazer perguntas em Comportamento Animal. O objecto de estudo. O tipo de investigação, nível de análise e local de estudo. Observações livres preliminares. Formulação de hipóteses e previsões. Seleccionar comportamentos e sua medição. Técnicas de registo. Métodos de amostragem. O treino observacional e a recolha de dados. Análise e interpretação de dados. O salto qualitativo no conhecimento. Elaboração e execução de um projecto de investigação: observação comportamental; análise de dados; apresentação oral.

 

Bibliografia

Recomendada

Alcock J 2005. Animal Behavior: An Evolutionary Approach. Sinnauer Associates, Inc, Sunderland.

Barnard C 2004. Animal Behaviour: Mechanism, Development, Function and Evolution. Pearson Education Ltd., Edinburgh.

Krebs JR, Davies NB & West SA 2012. An Introduction to Behavioural Ecology. 4rd Edition. Blackwell Science Ltd., Malden, USA.

Danchin É, Giraldeau L-A & Cézilly F 2008. Behavioural Ecology. Oxford University Press. Oxford, New York.

Martin P & Bateson P 1993. Measuring Behaviour. Cambridge University Press, Cambridge.

Carew TJ 2000. Behavioral neurobiology: the celular organization of natural behavior. Sinauer Associates Inc., Sunderland, Massachusetts.

Konishi M 2003. Coding of auditory space. Annual Review of Neuroscience, 26:31-55.

Michelsen A (2003). Signals and flexibility in the dance communication of honeybees. Journal of Comparative Physiology A, 189:165-174.

Young D 1989. Nerve cells and animal behaviour. Cambridge University Press, Cambridge, New York, Sydney.

 

Outros elementos de estudo

Artigos científicos falados nas aulas.

Plataforma Moodle.

Scientific papers presented during classes.

Moodle platform.

 

Métodos de Ensino

Teórico: Método Expositivo.

Prático: Método expositivo, demonstrativo e apoio aos alunos durante a realização dos seus trabalhos.

 

Métodos de Avaliação

Componente teórica: avaliação feita através da realização de um exame teórico escrito, cobrindo a totalidade dos conteúdos da disciplina. Vale 70% da nota final da disciplina.

Componente prática: avaliação contínua ao longo do semestre e execução, redacção e apresentação oral de um trabalho prático. Para aprovação na disciplina, os alunos têm de frequentar um mínimo de 2/3 das aulas práticas. Vale 30% da nota final da disciplina.

É necessário aproveitamento às duas componentes da disciplina.

 

Língua de ensino

Português.