Biologia da Reprodução
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
Carga horária: T: 3:00 h; PL: 2:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;
Objetivos da Unidade Curricular
Conhecer: Diferentes exemplos de evolução de viviparidade em vertebrados; diferentes tipos de placentação em mamíferos; os mensageiros reguladoras de processos reprodutivos e suas funções.
Reprodução humana, conhecer: a embriogénese do aparelho reprodutor e os mecanismos de determismo do sexo; a anatomia e histologia dos órgãos do sistema reprodutor;as funções e mecanismos reguladores dos órgãos do sistema reprodutor;os processos de fertilização, implantação, formação da placenta, gravidez e parto;as causas para a perda fetal e anomalias ao nascimento;as alterações neuroendocrinas e somáticas da puberdade;a relação entre reprodução e idade, menopausa e andropausa;os métodos contracetivos e mecanismos reguladores;os fatores intrínsecos e extrínsecos de infertilidade, feminina e masculina, e a procriação medicamente assistida;as doenças do sistema reprodutor, não transmissíveis, e transmissíveis;os determinantes próximos de fecundidade e a variação de fecundidade nas populações.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
1.O processo reprodutor. Reprodução animal, os mamíferos 2. Reprodução humana. O sistema reprodutor, embriogénese e determinismo do sexo, anatomia e endocrinologia no adulto. Fertilização e nascimento. Puberdade, Reprodução e idade. Contracetivos. Fecundidade e infertilidade. Saúde sexual e reprodutiva. Determinantes próximos de fecundidade e fecundidade nas populações.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
1.O processo reprodutor. 1.1. Processos biológicos da reprodução animal. 1.2. Evolução da viviparidade em vertebrados e placentação em mamíferos, eficiência de transmissão de substâncias entre a mãe e o embrião/ feto. 1.3. Anatomia do sistema reprodutor nos mamíferos, órgãos internos e externos e estruturas associadas. 1.4. hormonas e reprodução.
2. Reprodução humana. 2.1. Embriogénese do aparelho reprodutor humano e determinismo do sexo. 2.2. Ovário, funções, ciclos ovulatório e menstrual, histologia e endocrinologia. 2.3. Testículos, funções, histologia e endocrinologia. 2.4. Fertilização, implantação, formação da placenta, gravidez e parto. 2.5. Perda fetal e anomalias ao nascimento. 2.6. Puberdade, mudanças metabólicas e somáticas. 2.7. Reprodução e idade, menopausa e andropausa. 2.8. Métodos contracetivos e mecanismos reguladores. 2.9. Fecundidade e infertilidade, o papel de fatores intrínsecos e extrínsecos na infertilidade feminina e masculina. 2. 10. Técnicas de procriação medicamente assistida, questões éticas e regulamentação. 2.11. Saúde sexual e reprodutiva, doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis, causas e prevalência. 2.12. Determinantes próximos de fecundidade e tendências de variação de fecundidade nas populações no tempo e no espaço.
Componente Prática
Anatomia do sistema reprodutor. Histologia das estruturas reprodutoras femininas, ciclo ovárico e oogénese, ciclo menstrual e endocrinologia. Histologia das estruturas reprodutoras masculinas, espermatogénese e endocrinologia.
Biologia reprodutiva de animais geralmente usados em experimentação laboratorial, o ciclo de estro no ratinho
Determinantes biossociais próximos e tendência da fecundidade, análise e interpretação de dados de estudos de populações.
Análise, discussão e apresentação de temas atuais em biologia da reprodução.
Bibliografia
Recomendada
Flowerdew, J.R. 1987. Mammals. Their Reproductive Biology and Population Ecology. Edward Arnold (Publishers).
Gilbert, S.F. 2013. Developmental Biology. 10ªed., Sinauer Associates, Inc. Publ.
Jones, R.E. and Lopez, K.H. 2014. Human Reproductive Biology. 4th ed., Elsevier, Academic Press (recommended).
Junqueira, L. C. 2013. Junqueira’s basic histology. Text and Atlas. MacGraw Hill
Marcondes, F.K., Bianchi, F.J. & Tanno, A.P. 2002. Determination of the estrous cycle phases of rats: some helpful considerations. Braz. J. Biol., 62(4A): 609-614.
Moore and Persaud 2003. Embriologia Clinica. Elsevier .
Müller, Hassel, Grealy. 2015. Development and Reproduction in Humans and Animal Model Species. Springer
Piñón J. 2002. Biology of Human Reproduction. University Science Books
Stearns, S. C. 1992. The evolution of life-histories, Oxford University Press. (capítulos 6 e 7).
Reproductive Health: http://www.cdc.gov/reproductivehealth/
Tortora and Grabowski, 2002. Principles of Anatomy and Physiology:1011-1061.
Outros elementos de estudo
Moodle/página na rede
Artigos de revistas científicas no domínio da biologia da reprodução.
Fichas de trabalho para as aulas práticas.
Métodos de Ensino
Apresentação dos conteúdos com exposição aberta e projeções ilustrativas, sequências microfotográficas, documentários, exemplares/modelos de vertebrados, cortes histológicos de órgãos do sistema reprodutor, atividades em sites interactivos e fichas de trabalho para as aulas práticas.
Apresentação e discussão de temas sobre problemáticas atuais de biologia da reprodução.
Métodos de Avaliação
Teórica 12 val+prática 8val:
- Exame: 12 val teórica+4 val prática
- Relatório/s prático/s e/ou trabalho de revisão bibliográfica: 4 val
Para aprovação:
- Frequência mínima: de 2/3 das aulas práticas
- Nota mínima: teórica 40% e prática: 40%
Língua de ensino
Português