Micologia
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Vegetal
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;
Objetivos da Unidade Curricular
O principal objectivo do curso consiste em transmitir aos alunos os conhecimentos sobre a taxonomia e diversidade micológica. Sendo também um objectivo da unidade curricular o estudo da ecologia, da organização morfológica / estrutural e funcional dos fungos.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Introdução à Micologia. Diversidade dos fungos e organismos afins. Estrutura, ulta estrutura e crescimento apical da hifa fúngica. Nutrição. Condições ambientais para o crescimento dos fungos. Diversidade no Reino Fungi. Ecologia dos verdadeiros fungos.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Uma introdução ao estudo dos fungos realçando os aspectos benéficos e prejudiciais destes microrganismos. O aparecimento da Micologia, principais marcos históricos. Posição taxonómica dos fungos em relação aos outros organismos vivos. Os verdadeiros Fungos (Eumycota ou Fungi ) e organismos afins (Oomycota e Protozoa).
Características dos verdadeiros fungos: formas de crescimento; modo de vida (sapróbios, parasitas, mutualistas e predadores); reprodução; estrutura e ultra-estrutura celular. O micélio fúngico e o crescimento apical das hifas. Estrutura e ultra-estrutura das hifas. Nutrição e metabolismo do carbono e energético. Classificação, ecologia, caracterização somática e reprodutora dos Filos Chytridiomycota, Zygomycota, Glomeromycota, Ascomycota, Basidiomycota e do grupo dos fungos Mitospóricos (Anamorfos). Fungos com interesse médico.
Componente Teórica-Prática
Não se aplica
Componente Prática
Métodos e técnicas laboratoriais em micologia. Observação de representantes dos principais grupos taxonómicos de fungos. Observação e caracterização de estruturas da reprodução assexuada e sexuada. Caracterização e identificação de macromicetos (cogumelos) colhidos no campo. Isolamento e identificação de fungos a partir de substratos naturais. Estudo de fungos com interesse médico (leveduras, dimórficos e dermatófitos).
Bibliografia
Recomendada
Alexoupoulos, C. J., Mims, C. W. and Blackwell, M. (1996). 4th Introductory Mycology. Eds. John Wiley and Sons: New York.
Carlile, J. M., Watkinson, C. S. and Gooday, W. G. 2001. 2nd. The Fungi. Academic
Press. London
Deacon, J. W. (2006). 4rd. Modern Mycology, Ed. Blackwell Scientific Publications:
London.
Kendrick, B. (2000). The Fifth Kingdom. 3rd.Focus Publishing R. Pullins Company Newburyport Ma 01950 USA.
Webster, J. and Weber, R.W.S. (2007). Introduction to Fungi. 3rd UK Cambridge.
Outros elementos de estudo
São fornecidos ao estudadntes todos os “Power points” apresentados nas aulas teóricas.
Assim como os protocolos das aulas práticas.
Métodos de Ensino
2 horas de aulas teóricas e uma aula de 3 horas de laboratório.
Métodos de Avaliação
Exame final escrito: engloba um exame com perguntas sobre a matéria leccionada teórica e prática (60%) e um exame prático laboratorial (40%).
Língua de ensino
Em Português