Oferta Formativa - Sinopse

Geologia Geral

Código: 53201
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Geologia
ECTS: 6
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Geologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

Os objectivos desta disciplina para alunos de outras áreas científicas centram-se em: 1) transmitir o essencial dos processos geológicos associados à dinâmica interna e externa da Terra, dos materiais que a constituem e da sua evolução, incluindo alguns cenários prospectivos; 2) mostrar as interacções entre estes processos, a resultante geomorfológica, e a actividade dos seres vivos; 3) fornecer os conceitos para uma visão integrada das Ciências da Terra e o suporte à frequência de outras disciplinas. Constrói-se assim um quadro de competências que permite aos alunos:

-apreender o papel da Geologia no âmbito geral das Ciências;

-compreender os processos geológicos no contexto da dinâmica da Terra;

-adquirir a noção de Tempo Geológico;

-apreender a contribuição da Geologia para uma relação sustentável com a Terra;

-reconhecer os materiais da Terra (minerais e rochas mais comuns em Portugal);

-desenvolver o gosto  pela observação e interpretação dos objectos da Geologia no campo.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

-Introdução ao estudo da Terra;

-Dinâmica da Terra,  teoria da Tectónica de Placas, noções elementares de Sismologia;

-Conceito e classificação de minerais e rochas;

-Ciclo das Rochas: Magmatismo, vulcanismo, meteorização, processos e ambientes sedimentares, metamorfismo; paleomagnetismo

-Deformação das rochas, modelação de relevo, noção de Isostasia;

-Tempo em Geologia: datações relativa e radiométrica, escala de Tempo Geológico; introdução à Paleontologia; 

-Recursos Geológicos, património geológico, recursos hídricos;

-Futuro da Terra;

-Saída de campo na região de Lisboa.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica


Introdução: porquê estudar Geologia; forma, dimensões e movimentos orbitais da Terra; a sua origem no contexto do Sistema Solar; características fundamentais e composição dos planetas internos e externos; a evolução da Terra primordial; teorias da origem da Lua.

Dinâmica da Terra: motor interno; a deriva dos continentes e a Teoria da Tectónica de Placas; noções de Sismologia; sismos em Portugal; as ondas sísmicas e a estrutura da Terra.

Materiais da Terra: composição química; estado cristalino, noção e princípios de classificação de minerais e rochas.

Ciclo das Rochas e processos geológicos associados: Magmatismo, Vulcanismo; Meteorização, Erosão e Transporte de sedimentos, Sedimentação; Diagénese e Metamorfismo;

Distribuição dos processos geológicos no contexto da Tectónica de Placas;

Campo magnético e Paleomagnetismo;

Localização e características gerais dos principais ambientes de sedimentação (dos glaciares aos fundos abissais);

Deformação das Rochas: factores de deformação; tipos essenciais de falhas e dobras; modelação de relevo, o balanço entre Geodinâmica Interna e Externa; noção de Isostasia.

Tempo em Geologia: datação relativa e princípios de Estratigrafia, datação absoluta, escala de Tempo Geológico;

Introdução à Paleontologia; registos da Vida primordial; condições de habitabilidade da Terra;

Recursos Geológicos: metálicos e não metálicos; conceito e classificação do Património Geológico; Recursos hídricos; tipos de aquíferos e bom uso da água.

Futuro da Terra: “A morte do Sol”; a extinção da geodinâmica interna; o Global Change, o desenvolvimento sustentável e o nosso prazo de mudança;

Saídas de campo demonstrativas de alguns aspectos litológicos, estratigráficos, paleontológicos, paleo-ambientais e geomorfológicos da região de Lisboa.

 

Componente Teórica-Prática

N/A

 

Componente Prática

Introdução à leitura de mapas, perfis topográficos, utilização da bússola;

Estudo e identificação de minerais e rochas;

Realização de exercícios de Estratigrafia e de histórias geológicas;

Introdução às unidades fundamentais da Geologia de Portugal e ao uso de cartas geológicas.

 

Bibliografia

Recomendada

Grotzinger, J. and Jordan, T. (2014) - Understanding Earth. Freeman & Company, 7th ed., New York.

Davidson, J.P.; Reed, W.E.; Davis, P.M. (1997). Exploring Earth – An Introduction to Physical Geology. Prentice – Hall, Inc.

Hamblin, W.K. & Chirstiansen, E.,H. (1995). Earth Dynamic Systems. Prentice-Hall, Inc. 7th ed.

Plummer, C. & McGeary, D (1996). Physical Geology. Wm C Brown Publishers.

Andrade, C. (1998) - Dinâmica, Erosão e Conservação das Zonas de Praia. EXPO98.

Clarkson, E.N.K. (1998) - Invertebrate Palaeontology and Evolution. Blackwell Science Ltd.

Cornelis, K. & Cornelius, S.H. (1993). Manual of Mineralogy – after J.D. Dana. John Wiley & Sons, 21st ed.

Doyle, P. (1996) - Understanding Fossils. John Wiley & sons.

Galopim de Carvalho, A.M. (2006) – Geologia sedimentar. vol. I/III, Col. Sopas de Pedra. Âncora Ed. Lisboa.

IGEOE (2008). Manual de leitura de cartas. Inst. Geog. Exército, 7ª ed.

 

Outros elementos de estudo

- página moodle (moodle site) com os esquemas provenientes de literatura menos acessível (copy of some diagrams).

- Sumários de aula detalhados (detailed summaries of lectures).

- Cópia dos resumos e dos esquemas apresentados nas introduções às aulas práticas (copy of the resumed concepts presented in Lab sessions).

- Diagramas síntese para identificação dos diferentes tipos de rochas (synthetic diagrams to the identification of minerals and rocks).

- Manuais disponíveis para uso nas aulas práticas (study guides available for use in Lab sessions).

 

Métodos de Ensino

Componente teórica:

Exposição dos temas e dos conceitos que constam do programa, com recurso a analogias experimentais e a uma ou duas saídas de campo.

Componente prática:

Exercícios de leitura de mapas e uso da bússola, no laboratório e no campo. Interiorização dos processos geológicos e da geodinâmica através da observação, identificação e classificação de minerais e rochas, em amostra de mão, da realização de exercícios de estratigrafia e da redacção das respectivas histórias geológicas.

 

Métodos de Avaliação

Alternativa 1

4 Testes práticos* - 40%

Ensaios teóricos* - 10%

Exame final teórico (escolha múltipla) - 50%

*realizado ao longo do semestre.

 

Alternativa 2

Exame final teórico e prático (teste de escolha mútipla, uma pergunta de desenvolvimento, identificação de minerais e rochas, um exercício de Estratigrafia com redacção de história geológica) - 100%

 

Língua de ensino

Português