Geologia Geral
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Geologia
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Geologia;
Objetivos da Unidade Curricular
Os objectivos desta disciplina para alunos de outras áreas científicas centram-se em: 1) transmitir o essencial dos processos geológicos associados à dinâmica interna e externa da Terra, dos materiais que a constituem e da sua evolução, incluindo alguns cenários prospectivos; 2) mostrar as interacções entre estes processos, a resultante geomorfológica, e a actividade dos seres vivos; 3) fornecer os conceitos para uma visão integrada das Ciências da Terra e o suporte à frequência de outras disciplinas. Constrói-se assim um quadro de competências que permite aos alunos:
-apreender o papel da Geologia no âmbito geral das Ciências;
-compreender os processos geológicos no contexto da dinâmica da Terra;
-adquirir a noção de Tempo Geológico;
-apreender a contribuição da Geologia para uma relação sustentável com a Terra;
-reconhecer os materiais da Terra (minerais e rochas mais comuns em Portugal);
-desenvolver o gosto pela observação e interpretação dos objectos da Geologia no campo.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
-Introdução ao estudo da Terra;
-Dinâmica da Terra, teoria da Tectónica de Placas, noções elementares de Sismologia;
-Conceito e classificação de minerais e rochas;
-Ciclo das Rochas: Magmatismo, vulcanismo, meteorização, processos e ambientes sedimentares, metamorfismo; paleomagnetismo
-Deformação das rochas, modelação de relevo, noção de Isostasia;
-Tempo em Geologia: datações relativa e radiométrica, escala de Tempo Geológico; introdução à Paleontologia;
-Recursos Geológicos, património geológico, recursos hídricos;
-Futuro da Terra;
-Saída de campo na região de Lisboa.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Introdução: porquê estudar Geologia; forma, dimensões e movimentos orbitais da Terra; a sua origem no contexto do Sistema Solar; características fundamentais e composição dos planetas internos e externos; a evolução da Terra primordial; teorias da origem da Lua.
Dinâmica da Terra: motor interno; a deriva dos continentes e a Teoria da Tectónica de Placas; noções de Sismologia; sismos em Portugal; as ondas sísmicas e a estrutura da Terra.
Materiais da Terra: composição química; estado cristalino, noção e princípios de classificação de minerais e rochas.
Ciclo das Rochas e processos geológicos associados: Magmatismo, Vulcanismo; Meteorização, Erosão e Transporte de sedimentos, Sedimentação; Diagénese e Metamorfismo;
Distribuição dos processos geológicos no contexto da Tectónica de Placas;
Campo magnético e Paleomagnetismo;
Localização e características gerais dos principais ambientes de sedimentação (dos glaciares aos fundos abissais);
Deformação das Rochas: factores de deformação; tipos essenciais de falhas e dobras; modelação de relevo, o balanço entre Geodinâmica Interna e Externa; noção de Isostasia.
Tempo em Geologia: datação relativa e princípios de Estratigrafia, datação absoluta, escala de Tempo Geológico;
Introdução à Paleontologia; registos da Vida primordial; condições de habitabilidade da Terra;
Recursos Geológicos: metálicos e não metálicos; conceito e classificação do Património Geológico; Recursos hídricos; tipos de aquíferos e bom uso da água.
Futuro da Terra: “A morte do Sol”; a extinção da geodinâmica interna; o Global Change, o desenvolvimento sustentável e o nosso prazo de mudança;
Saídas de campo demonstrativas de alguns aspectos litológicos, estratigráficos, paleontológicos, paleo-ambientais e geomorfológicos da região de Lisboa.
Componente Teórica-Prática
N/A
Componente Prática
Introdução à leitura de mapas, perfis topográficos, utilização da bússola;
Estudo e identificação de minerais e rochas;
Realização de exercícios de Estratigrafia e de histórias geológicas;
Introdução às unidades fundamentais da Geologia de Portugal e ao uso de cartas geológicas.
Bibliografia
Recomendada
Grotzinger, J. and Jordan, T. (2014) - Understanding Earth. Freeman & Company, 7th ed., New York.
Davidson, J.P.; Reed, W.E.; Davis, P.M. (1997). Exploring Earth – An Introduction to Physical Geology. Prentice – Hall, Inc.
Hamblin, W.K. & Chirstiansen, E.,H. (1995). Earth Dynamic Systems. Prentice-Hall, Inc. 7th ed.
Plummer, C. & McGeary, D (1996). Physical Geology. Wm C Brown Publishers.
Andrade, C. (1998) - Dinâmica, Erosão e Conservação das Zonas de Praia. EXPO98.
Clarkson, E.N.K. (1998) - Invertebrate Palaeontology and Evolution. Blackwell Science Ltd.
Cornelis, K. & Cornelius, S.H. (1993). Manual of Mineralogy – after J.D. Dana. John Wiley & Sons, 21st ed.
Doyle, P. (1996) - Understanding Fossils. John Wiley & sons.
Galopim de Carvalho, A.M. (2006) – Geologia sedimentar. vol. I/III, Col. Sopas de Pedra. Âncora Ed. Lisboa.
IGEOE (2008). Manual de leitura de cartas. Inst. Geog. Exército, 7ª ed.
Outros elementos de estudo
- página moodle (moodle site) com os esquemas provenientes de literatura menos acessível (copy of some diagrams).
- Sumários de aula detalhados (detailed summaries of lectures).
- Cópia dos resumos e dos esquemas apresentados nas introduções às aulas práticas (copy of the resumed concepts presented in Lab sessions).
- Diagramas síntese para identificação dos diferentes tipos de rochas (synthetic diagrams to the identification of minerals and rocks).
- Manuais disponíveis para uso nas aulas práticas (study guides available for use in Lab sessions).
Métodos de Ensino
Componente teórica:
Exposição dos temas e dos conceitos que constam do programa, com recurso a analogias experimentais e a uma ou duas saídas de campo.
Componente prática:
Exercícios de leitura de mapas e uso da bússola, no laboratório e no campo. Interiorização dos processos geológicos e da geodinâmica através da observação, identificação e classificação de minerais e rochas, em amostra de mão, da realização de exercícios de estratigrafia e da redacção das respectivas histórias geológicas.
Métodos de Avaliação
Alternativa 1
4 Testes práticos* - 40%
Ensaios teóricos* - 10%
Exame final teórico (escolha múltipla) - 50%
*realizado ao longo do semestre.
Alternativa 2
Exame final teórico e prático (teste de escolha mútipla, uma pergunta de desenvolvimento, identificação de minerais e rochas, um exercício de Estratigrafia com redacção de história geológica) - 100%
Língua de ensino
Português